5 coisas que podem estar contribuindo para a quebra do seu cabelo relaxado

Se você faz permanente, relaxamento, ou qualquer outro tratamento químico, você também pode se apegar as dicas deste post. Nele falarei sobre coisas que podem estar contribuindo para a quebra do seu cabelo relaxado.

Mas antes de começar esse artigo, quero ter certeza que você entende a diferença entre quebra e queda de um cabelo.

A diferença entre quebra e queda de um cabelo

Vamos às duas definições:

O que é queda capilar?

A queda contece quando o cabelo completou todo o ciclo de crescimento e caiu da raiz. Se você encontra fios de cabelo inteiros, longos, com uma pequena bolinha branca em uma das pontas, provavelmente ele é proveniente de queda. E se você está encontrando muitos fios assim, é importante procurar um especialista porque a queda de cabelo pode ter muitas causas, e muitos tratamentos também.

O que é Quebra do fio de cabelo?

A quebra pode acontecer em qualquer ponto do cabelo. Se você encontra vários pedacinhos de fios pequenos no seus ombros, no travesseiro, ou no chão do banheiro, por exemplo, provavelmente esses pedacinhos de fios são provenientes de quebra. A quebra é um dos principais vilões das mulheres que desejam ter um cabelo mais comprido, simplesmente porque não adianta nada o seu cabelo crescer se ele quebra com a mesma velocidade.

O que causa quebra do fio capilar?

Se você está passando uma fase de excessiva quebra de cabelo, aqui estão os principais motivos para isso estar acontecendo:

1 – Insuficiência de hidratação ou proteína

A maioria das pessoas não entende bem a importância da hidratação, ou de tratamentos com proteínas. Mas esses dois itens são essenciais na hora de conseguir um cabelo saudável.

Se possível, no seu cronograma capilar, busque rotinas que alternem tratamentos hidratantes e de proteínas. De tempos em tempos hidrate o cabelo, e de outros tempos e tempos faça um tratamento intensivo de proteína antes de fazer o relaxamento. Isso ajuda a preparar o seu cabelo para o processo químico.

Mas aqui cabe um aviso: hidratação é importante porque um cabelo ressecado pode ficar seco e sem brilho, o que causa quebra. No entanto, o excesso de hidratação pode ser um problema também. Porque a hidratação ajuda a dar elasticidade a um cabelo, e quando o fio está superhidratado, a manipulação dele causará um “excesso de alongamento”. Isso deixa o fio fraco em vários pontos, o que acabará causando uma ruptura.

2 – Penteados muito apertados

Quando você está penteando o seu cabelo, é provável que você use grampos ou prendedores e lacinhos. O uso desses acessórios pode colocar uma pressão muito grande no cabelo, o que pode causar quebra. Tente não utilizar grampos ou laços todos os dias na mesma posição. E não prenda o cabelo muito apertado. Evite também os laços que tem aquele pedaço de metal porque o cabelo costuma enlear nessa parte e quebrar quase que inevitavelmente.

3 – Muita manipulação

Por mais que pentear ajude a espalhar os óleos naturais produzidos pelo seu couro cabeludo pelos fios, fazer isso muitas vezes e com força pode causar quebra dos fios. Além disso, por vezes penteamos em uma direção contrária ao do crescimento dos fios, o que coloca uma pressão maior na raiz do cabelo, resultando em quebra. Tente minimizar o número de vezes que você penteia o cabelo, e faça isso gentilmente. Lembrando que um cabelo relaxado é mais vulnerável quando está molhado.

4 – Muita chapinha.

E não só chapinha: aqui entram os secadores, modeladores, baby liss, e itens que utilizam calor. Todos esses itens removem a hidratação dos fios deixando-os ressecados. Usar demais quaisquer uma dessas ferramentas pode causar danos à parte mais externa do fio, fazendo com que ele se quebre mais facilmente. Lembre-se de utilizar protetores termicos, e minimise o número do uso de modeladores de calor.

5 – Colocar o produto onde o fio já recebeu o químico

Esse é provavelmente o item mais importante a se ter em mente quando se tem um cabelo quimicamente tratado. Quando você vai aplicar a química, deve tomar bastante cuidado para não passar no cabelo que já foi tratado antes, porque isso deixa o cabelo muito fraco.

O ideal é que você faça a aplicação de quaisquer químicos em um salão especializado. É provavel que a maior queda de cabelo vem do super processamento de um cabelo, portanto, tenha um bom intervalo entre relaxamentos;

Existem muitas coisas que podem contribuir para a quebra do seu cabelo. O seu problema pode estar aqui ou não. Se você acha que o seu problema está nessa lista tente mudar os seus hábitos para ver se nota alguma diferença. Se ainda assim nota que o seu cabelo continua quebrando, consulte um especialista.

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Conta aqui nos comentários :-)

Você vai gostar de ler também...

2 Comentários

  1. Quando penteio meus cabelos caem uns pedacinhos quebrado,pior que faço hidratação sempre,tomo vitaminas para cabelo,cuido mais do cabelo qur de mim rsrs.Meu cabelo e fino e demora a crescer,meu sonho ter um cabelão. Até na bunda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *