5 dicas para fazer o cabelo crescer mais em um ano

dicas para fazer o cabelo crescer mais em um ano

Como já explicamos aqui quando falamos do ciclo de crescimento de um cabelo, cada pessoa possui um ritmo natural de crescimento capilar, mas em média, um fio cresce cerca de 1 centímetro ao mês. Isso quer dizer que em uma pessoa saudável, o cabelo cresce  em média 12 centímetros por ano. Vale lembrar que essa velocidade de crescimento dos fios não está condicionada à característica do cabelo, mas sim a fatores genéticos e metabólicos do funcionamento de cada organismo.

Olhando assim, 12 centímetros ao ano parece muito pouco, especialmente para quem deseja que o seu cabelo cresça de forma mais rápida. É nessas horas que dá vontade de entender o que fazer para que o cabelo cresça mais rápido. E por isso resolvi reunir algumas dicas.

Como fazer com o que o cabelo cresça mais rápido?

Conseguir que o cabelo cresça de forma mais rápida pode ser um grande desafio, mas algumas atitudes podem ajudar o processo.

1 – Aceite que o que você está fazendo não funciona

Se você está fazendo de tudo ( penteados protetores, hidratação e co-wash), e ainda assim não conseguiu aumentar o cabelo em alguns centímetros, é hora de encarar os fatos: a sua rotina atual, apesar de ter todas as coisas boas realmente não funciona.

É hora de uma avaliação crítica. Você protege seu cabelo tempo suficiente para garantir que você não tem quebras? Você hidratar os fios nos pontos críticos? Ou você está fazendo tanta coisa no seu cabelo, que ao invés de ajudar, está causando desgaste e comprometendo o comprimento?

Se você quer deixar o cabelo crescer, e faz de tudo, mas não vê resultados dentro de 2-3 meses, você precisa fazer esta avaliação crítica novamente. E considerar a visita a um dermatologista. Não espere por um ano para passar.

2. Saiba quando seu cabelo quebra

A principal razão para que um cabelo fique estagnado em apenas um comprimento é porque ele está quebrando tão rápido quanto ele está crescendo.

Por isso, é bastante importante saber quando o seu cabelo é mais vulnerável à quebra e isso varia de pessoa para pessoa, dependendo da espessura do fio, e escolha de estilo. Os pontos de ruptura mais comuns são:

  • Durante o desembaraçamento (use condicionador pentear e desembaraçar seco)
  • Enquanto usa o cabelo livre (nós e manuseio normal)

Depois de identificar o motivo e o momento em que seu cabelo é mais vulnerável à quebra, você será capaz de saber exatamente quando deve protege-lo dos danos.

3. Experimente algo novo

Depois de aceitar que o que você está fazendo não funciona, é hora de tentar fazer algo novo. Se você tiver usado o condicionador para pentear, tente diferentes maneiras, com o cabelo seco ou úmido, para ver como ele funciona para você. Compare seus resultados após 2-3 meses e decida qual deles realmente funciona melhor para você. Se você nunca hidratou profundamente seu cabelo, tente fazê-lo por 2-3 meses e veja se o seu cabelo melhora ou não. Se você só usa óleos pesados ​​ou manteigas em seu cabelo, tente óleos leves e veja se o seu cabelo ficará feliz com isso. Experimente.

4. Saiba quando parar

Eu sou aberta a tudo que é novo, mas igualmente vvcê deve saber quando parar. Se a técnica faz com que seu cabelo sofra uma ruptura imediata, é hora de parar de usá-lo. Se você está hidratando profundamente seu cabelo e ele ainda não está hidratado, pare e reavalie a técnica.

5. Tenha expectativas realistas

Finalmente, tenha consciência que um cabelo leva um longo tempo para crescer. Mas não desanime. :)

E você: o que tem feito para o crescimento do seu cabelo? Compartilhe as dicas nos comentários!

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário