7 mitos sobre o cabelo afro/cacheado/crespo

Infelizmente, muitas informações errôneas sobre o cabelo afro, crespo ou cacheado circulam por aí, prejudicando o entendimento de quem quer entender melhor o próprio cabelo. Foi pensando nisso que resolvi separar os maiores mitos sobre cabelos crespos, cacheados e afros.

Para você não cair em nenhuma dessas mentiras, desmistifiquei 7 inverdades sobre os nossos fios. Veja quais são!

Não caia nesses mitos sobre o seu cabelo

Cabelo afro não cresce? Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido? Cabelo alisado não cresce? Veja se essas afirmações são mitos ou verdade:

1. O seu cabelo não cresce

dont be fooled

Oxi, é claro que cresce. O cabelo de todo mundo cresce, simples assim. Se o seu cabelo continua com o mesmo comprimento ano após ano, é porque provavelmente ele está quebrando com a mesma “velocidade” com que está crescendo, e você não está guardando nenhum comprimento significante neste processo. Ou seja, seu cabelo cresce, mas você está enfrentando quebras, o que te deixa com a impressão de que ele está do mesmo tamanho de sempre.

2. Cabelo crespo (muito crespo mesmo), só cresce se for mantido preso

cabelo afro 4c

Bobagem. Um cabelo crespo, tipo 4/b e 4/c, pode crescer tão bem quanto qualquer outro tipo de cabelo. É claro que você vai ter que criar um cronograma de cuidados com os seus fios, e é provável que uma combinação de estilos de proteção e pouca manipulação vai  te ajudar na jornada. Mas não pense que vai ter que usá-lo preso o tempo todo para ter um cabelo Rapunzel dos sonhos. Você pode usar o seu cabelo preso simplesmente porque é um estilo lindo, não por obrigação.

3. Extensões com tranças ajudam o cabelo a crescer mais rápido

cabelo afro (11)

Falso. O crescimento do cabelo depende muito mais de genética, saúde, cuidados  e hábitos saudáveis do que do fato de ele estar em uma trança ou não. O que acontece é que quando o seu cabelo está entrançado, os fios estão protegidos dos fatores que poderiam causar quebra (como super manipulação, clima, e etc.). A trança não vai fazer o seu cabelo crescer mais rápido, mas vai permitir com que você consiga guardar o crescimento do seu cabelo e vai evitar possíveis quebras. Aliás, vale lembrar que se você não cuida bem das suas extensões, ao invés de preservar o seu cabelo, você pode estar causando danos a ele.

4. Cabelo longo é puramente genética

cabelo afro

Aqui temos uma meia verdade. É claro que a genética é um componente importante ao determinar quão rápido o seu cabelo cresce, mas um cabelo longo é resultado dos cuidados que você tem com seus fios. Você pode ter uma genética que faz o seu cabelo crescer muito rápido, no entanto, se você não cuida dos seus fios, eles podem quebrar a medida que crescem, o que faz com que você tenha a impressão de que ele está estagnado no mesmo comprimento. Já falamos disso no primeiro item…

5. Cabelo relaxado não cresce tão bem

relaxed- long-hair

Existem várias mulheres por aí que provam que isso é uma inverdade. Cabelo relaxado cresce tanto quanto um cabelo natural. Há de se concordar que com um cabelo natural você tem mais chances de alcançar o comprimento dos sonhos, uma vez que os fios de um cabelo relaxado são mais frágeis. Entenda: ao ter um cabelo natural você elimina hábitos que poderiam causar quedas e quebras (como o próprio processo químico, as chapinhas e secadores consequentes, etc.). Mas se você tomar os devidos cuidados, o seu cabelo relaxado também pode crescer e muito!

6. Cabelo afro demora a crescer

sessilee-lopez-jourdan-dunn-arlenis-sosa-jean-paul-gaultier-backstage-530x353

Amiga, pare! É óbvio que isso é um mito! Basta olhar por aí nas várias inspirações compartilhadas em páginas do Facebook, ou em outros sites para encontrar várias mulheres com a textura do cabelo afro que alcançaram um cabelo relativamente longo e saudável em um ano, dois, ou pouco mais que isso. Então, se você acha que cabelo afro demora a crescer, entenda definitivamente que o ritmo de crescimento de um cabelo varia de pessoa para pessoa, independente de qualquer coisa. Enquanto umas mulheres podem ter um crescimento acelerado, outras podem ter um crescimento mais demorado. De qualquer forma, esta não é uma verdade absoluta. Não é todo o cabelo afro que demora a crescer. O crescimento varia de “cabeça para cabeça”.

7. Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido

Na verdade, cortar as pontas não afeta muito na velocidade do crescimento de um cabelo. O que isso faz é remover as pontas danificadas dos fios, fazendo com que o restante seja somente a parte saudável. E ter um cabelo saudável é parte de conseguir guardar o crescimento natural do seu cabelo porque você evita que a parte danificada provoque a quebra do fio. Entenda: o seu cabelo cresce, mas se você não cuida dele, ele pode quebrar, e o comprimento que você poderia estar acumulando se vai com essa quebra. Cortar a parte danificada é um hábito saudável, mas não influencia na taxa de crescimento. Got it?

Então agora que você tirou tudo isso da cabeça, pode voltar aos seus hábitos e cuidados com o cabelo. Se você acha que tem alguma informação útil a acrescentar, por favor, deixe um comentário. A ideia é trocar informações mesmo.

Lembra de mais algum mito? Compartilhe com a gente!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

2 Comentários

  • Rosangela
    agosto 31, 2015 em 10:37 am

    Amei essa informação!!!

  • Maria Cecúilia
    outubro 11, 2015 em 5:42 pm

    Amei saber de tudo isso. Estou fechando os primeiros 30 dias de cronograma capilar e já notei a diferença. Minha meta é levar meus fios até os ombros. Saudáveis!

Deixe um comentário