Atitudes que você deveria evitar se você tem cabelo crespo

Eu já fiz aqui vários posts para quem quer cuidar do cabelo crespo, ou para quem quer saber o que fazer para ter cachos mais definidos. Acontece que nesse post eu separei dicas sobre o que você deveria evitar se tem cabelo crespo.

Entender o que fazer é importante, mas o que NÃO fazer é essencial. Você já se perguntou por que o seu cabelo não cresce do jeito que você gostaria? Ou por que as pontas estão sempre secas, apesar dos seus esforços para mantê-las saudáveis? Às vezes, a resposta para essas perguntas não está no que você faz, mas no que você deveria evitar.

O que não fazer com o seu cabelo afro crespo ou cacheado?

Com isso na cabeça, resolvi listar atitudes que consideram negativas e que deveriam ser evitadas por quem tem cabelo crespo. Veja se você está cometendo algum desses hábitos ruins:

1 – Uso excessivo de shampoo

Algumas texturas de cabelo exigem que os fios sejam lavados todos os dias, mas o fio crespo não é uma delas. Como já expliquei algumas vezes aqui no blog, o cabelo afro tem uma tendencia a ser mais ressecado que outras texturas, e o shampoo pode ser um pouco agressivo aos fios, o que aumenta o ressecamento.  Embora você tenha que conhecer o seu cabelo, e entender o que funciona melhor para ele, eu sempre recomendo que a lavagem com shampoo seja feita uma, duas ou três vezes por semana. Busque marcas que sejam específicas para cabelo crespo, e que não tenham lauril sulfato de sódio na fórmula. Você também pode alternar a lavagem entre shampoo e condicionador.

2 – Não lavar com shampoo o suficiente

O excesso de shampoo é ruim, mas a falta também. É que durante o nosso dia a dia, o cabelo absorve muitas substâncias, como poeira, poluição, suor, e etc. Além disso, se você usa produtos finalizadores, os resquícios das substâncias podem estar acumulando em seus fios, o que é prejudicial ao cabelo. Embora a co-lavagem seja interessante para manter a hidratação dos fios, o shampoo se faz necessário ao menos uma vez por semana para eliminar as impurezas que ficaram presas no fio – especialmente se o seu cabelo é natural.

3 – Prender o cabelo muito apertado

Os penteados que puxam muito os fios podem colocar um estresse desnecessário nos baby hairs, fazendo com que eles se partam. Tenha sempre uma regra em mente: o seu penteado não deve doer. Se ele dói, é porque está apertado demais.

4 – Usar muitos secadores ou chapinhas

O calor é uma das piores coisas que você pode expor ao seu cabelo. É que apesar de facilitarem o dia a dia, essas ferramentas podem ressecar o fio, e deixar o seu cabelo crespo danificado. Por isso, sempre que possível, evite usar esses modeladores de cabelo que usam calor, como chapinha, secadores e baby liss. E na hora de usá-los, não esqueça dos protetores de calor para o cabelo.

5 – Descoloração

A descoloração para cabelos afros não é permitida, e existem muitas mulheres negras ou morenas com o cabelo crespo descolorido e lindo. Acontece que se você vai descolorir, saiba que vai precisar redobrar os cuidados para que o seu cabelo não quebre em pedacinhos. Por isso, sempre que me perguntam, eu falo que é preferível evitar.

6 – Utilizar produtos indicados para tipos de fios diferentes

Eu sempre insisto que é interessante conhecer o tipo de cacho que você tem para saber qual produto ou tratamento vai ser o mais indicado para o seu caso. Antigamente era bem difícil encontrar produtos apropriados para o cabelo afro, mas felizmente, hoje em dia, praticamente tudo o que a gente vê é feito para cabelos crespos.

Para não ficar perdida nas prateleiras, busque produtos que não tenham petrolatos, ou outros óleos minerais.

7 – Abusar de tratamentos químicos

Você precisa tomar cuidado ao lidar com tratamentos químicos, como relaxamentos e pinturas. Lembre-se de só aplicar nas partes que não receberam o produto antes para evitar queimaduras químicas. Além disso, procure fazer esse tipo de procedimento apenas com profissionais da sua confiança.

E se você vê que o seu cabelo está sofrendo danos por conta dos procedimentos químicos, considere optar pela transição capilar. Ou formas alternativas de conseguir a cor e a textura desejada, como o uso de perucas e alongamentos.

8 – Manusear sem paciência

Todo cabelo, não apenas o crespo, tem tendência a embaraçar. Acontece que o fio cacheado pode ter nós também, o que pode deixar muita gente impaciente. O problema não são os nós, ou o embaraço, e sim, sua atitude em relação ao cabelo. Ao invés de ir cortando os nós, ou arrancando com força, tenha paciência ao manusear os fios. Use cremes que auxiliem o processo, e sempre desembarace os fios com tempo.

9 – Não tratar ponta dupla

Cortar as pontas do cabelo é um ato saudável e um exercício de desapego, já que muita gente prefere ter pontas duplas e ressecadas, do que deixar ir embora alguns centímetros do cabelo.

Acontece que você precisa se perguntar: é preferível ter um cabelo comprido e fraco, ou um pouco mais curto, porém saudável e forte? Ouso dizer que a segunda alternativa. Portanto, previna e trate o problema das pontas duplas, e se for necessário, corte os fios para evitar que o problema aumente e se quebre ainda mais.

Agora que você sabe o que não fazer no cabelo crespo, é hora de tomar atitudes para ter um cabelo mais saudável e bonito.

E você: que atitudes tem evitado? O que faz para o cabelo ficar mais bonito? Conta nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário