Cabelo Afro Masculino: como cuidar?

Vivo recebendo comentários me cobrando mais dicas para cabelos afros masculinos e por isso reuni aqui os melhores conselhos que eu posso dar para que os homens tenham um cabelo saudável. Se você também se pergunta como cuidar de um cabelo afro masculino, pode ficar tranquilo que aqui nesse post vou contar!

Assim como nas mulheres, o cabelo emoldura o rosto e tem muita influência na auto-estima. No caso específico dos homens, o cabelo também tem muito a ver com o estilo pessoal, e funciona quase como uma afirmação da sua personalidade.

Como cuidar do cabelo afro masculino do jeito certo?

cabelo-afro-masculino-como-cuidarr

Como vivo falando por aqui, o cabelo afro tem suas peculiaridades, e uma tendência a ser mais frágil, o que causa preocupação entre os homens. Mas com os devidos cuidados, o seu cabelo tem tudo para se manter saudável.

1. Não exagere no Shampoo

Lavar o cabelo com shampoo frequentemente pode deixar o cabelo afro masculino mais seco e fragilizado. Acho que já expliquei por aqui, mas vou relembrar que isso acontece porque a maioria dos shampoos que a gente encontra no mercado têm um elemento químico chamado Laurilsulfato de sódio. Apesar desse elemento deixar o cabelo limpo, o sulfato também tira a oleosidade natural do fio, que protege o cabelo. Isso deixa ele ressecado e mais propício à quebras.

Portanto, a minha dica é: evite lavar o cabelo todos os dias. Experimente alternar os dias da lavagem e defina um cronograma que funcione com você. Pode ser uma ou duas vezes por semana, mas isso vai depender de como o seu cabelo reage. Você também pode tentar a co-lavagem, ou optar por shampoos livres de sulfato.

2. Hidrate diariamente

Quando eu falo hidratação, eu não estou dizendo que você deve colocar todos os dias um creme hidratante com uma touca térmica e aguardar 15 minutos. Um simples óleo natural pode ser aplicado nos seus fios para que o seu cabelo fique mais macio e pareça mais hidratado. Aplique um pouco de óleo diariamente e tenho certeza que seu cabelo vai ser mais saudável.

Mas o uso de um hidratante mais pesado também é uma obrigação. Há cada duas semanas, faça uma hidratação. Procure cremes com ingredientes naturais, como óleo de coco ou manteiga de karité, porque eles vão ajudar a manter o seu cabelo macio. Evite produtos que tenham em sua composição óleos minerais como petróleo, porque estes bloqueiam os poros dos fios e deixam o cabelo ressecado.

3. Escolha produtos de qualidade

Outra dica importante é que você opte por produtos de qualidade. E quando eu falo “de qualidade”, não quero dizer que sejam os mais caros. Na verdade, quero que você compre produtos específicos para o seu tipo de cabelo. O cabelo afro costuma ser mais resseca é e é por isso que é importante procurar produtos específicos para cabelo crespo. Opte por cremes que não tenham álcool ou óleos minerais em seus ingredientes.

4. Encontre o corte que combine com você

Eu já dei aqui algumas dicas de cortes de cabelos masculinos pra você se inspirar. Raspar o cabelo é uma das opções que você tem, mas acredito que dá para valorizar a textura do seu cabelo deixando ele um pouco mais comprido. Assim, você pode deixar ele afro, com tranças, dreads e por aí vai. Você pode também pedir ideias para o seu barbeiro sobre qual estilo ficaria bem em você.

5. Durma com fronhas de seda

Especialmente se você tem o cabelo comprido, evite dormir em fronhas de algodão porque com o atrito com ela quebrar os fios e gerar o temido frizz. A fronha de seda irá evitar emaranhados e danos ao seu cabelo afro.

6. Também aposte em Finalizadores

A pomada é a melhor aliada que qualquer pessoa pode ter, especialmente os homens. Diferente do gel, que deixa o cabelo com aquele aspecto duro, as pomadas tem uma consistência diferente, que ajuda a assentar os fios, mas sem fazer muita sujeira. O mais legal é que a maioria delas não tem álcool na fórmula.

E é isso. Por enquanto são essas dicas! Pode deixar que sempre que der vou trazer pra vocês dicas para o cabelo afro masculino por aqui.

Tem alguma outra dica pra compartilhar? Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários! :-)

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário