Cabelo Afro Tipo 4C: quais são os melhores cuidados?

Cabelo Afro Tipo 4C

Eu comecei esse post com essa imagem linda de mulheres exibindo o cabelo do tipo 4c pra mostrar como ele pode ser maravilhoso sem muito esforço. Por aqui o meu cabelo é uma mistura do tipo 4c e 4b. E se você também tem essa mistura louca na cabeça, sabe que os cabelos afros do tipo 4c exigem mais cuidados, já que eles são mais frágeis do que os outros tipos de cabelos.

Ok, você deve estar se perguntando: “Mas Stephanie, como pode o cabelo 4c ser tão frágil assim?“. Bem, a resposta é simples: Primeiramente, o fio do tipo 4c é mais fino que os demais. Além disso, o crespo tipo 4c não forma cachos em S, e sim em Z. Então, fica mais difícil para que a oleosidade natural da raiz do cabelo percorra todo o comprimento do fio até chegar as pontas.

Explicando em outras palavras: um fio que é mais fino e também mais ressecado é mais fraco que os demais tipos de cabelo. Por  conta disso, você vai ter que ter mais cuidados para que ele sempre tenha um aspecto bonito e saudável. Na verdade, se você quer conquistar um cabelo lindo tendo a textura do fio 4c, basta investir em hidratação e nutrição. 

Cuidados com o cabelo 4c

Antes de pensar em cuidados, você precisa saber se seu cabelo realmente é um tipo 4c. Para identificá-lo não é tão difícil assim: O cabelo tipo 4C tem aparência áspera e frágil. Além disso, o cabelo não forma ondas em “S”, mas em “Z”, sem definição. Bom, eu já fiz uma postagem sobre tipos de cabelo aqui, então, talvez ela posso te ajudar.

Mas uma coisa que vai te fazer ter certeza de que seu cabelo é 4c é a seguinte: os cachos são tão pequenos, que o fator encolhimento pode recolher até 75% do seu verdadeiro comprimento. E também é bem comum casos como o meu, em que você encontra fios do tipo 4c e 4b em uma única cabeça.

Cuidados na lavagem do fio tipo 4c

O cabelo crespo tipo 4 é um cabelo que naturalmente tem pouca oleosidade e hidratação ao longo do fio. Por conta disso, o shampoo pode deixá-lo ainda mais ressecado. Existem algumas alternativas na hora da lavagem para evitar que o seu fio fique desidratado: a primeira é usar óleos vegetais no cabelo antes do shampoo. A segunda alternativa é experimentar técnicas de low-poo. Ou você pode criar um cronograma em que inclua alguns dias de “descanso” para o fio entre uma lavagem em outra.

Finalize com a técnica LOC

A técnica LOC é uma das rotinas que toda a menina com cabelo crespo deveria conhecer. Isso porque ela devolve ao cabelo exatamente o que o fio precisa: hidratação e oleosidade. “Ok, Stephanie, como faço essa técnica?”. Simples: finalize o seu cabelo após a lavagem com o uso de Líquido, Óleo e Creme.

Como ter cachos em um fio tipo 4c?

Muitas meninas recorrem às técnicas de texturização para deixar os cachos mais definidos. E tudo bem, eu só queria te lembrar que você não é obrigada a definir o formato dos crespos do tipo 4C. O cabelo não precisa ter cachos pra ser bonito, ok?

A principal característica do cabelo tipo 4 é que seus cachinhos são bem pequeninos e fechadinhos. Por conta do encolhimento natural, os cabelos costumam parecer  bem menores do que realmente são. Então, o melhor jeito de arrasar no penteado é aprender como cuidar dos cabelos corretamente.

Dica Bônus: aposte no Black Power!

Quando você estiver cansada das técnicas de texturização de cachinhos, pode apostar no seu black power para sair por aí. O mais legal é que você pode estilizá-lo da maneira que achar melhor, e com o auxílio de um pente garfo, você pode conseguir aquele volumão que a gente tanto ama.  Não bastasse tudo isso, você sempre pode deixar o visual ainda mais bafônico com acessórios: presilhas, turbantes, tiaras e por aí vai.

Use e abuse do volume

Aliás, por falar em Black Power, usar e abusar de um volumão é sempre uma boa pedida. Você vai ver como você vai se sentir empoderada, maravilhosa, exibindo a sua coroa de rainha que você é.

Cuidado com o excesso de creme!

A gente que é crespa costuma usar muitos cremes e produtos, mas é bom tomar um cuidado com isso. É que o excesso de cremes no cabelo pode deixar os fios pesados e sem vida. O nosso cabelo tipo 4 é um cabelo volumoso, e especialmente na finalização, usar creme demais pode deixar os fios mais duros e sem movimento.

Uma dica básica aqui é testar a quantidade de creme a cada finalização. Assim, você vai manter o cabelo hidratado e protegido, e vai perceber qual é o tanto de creme que o eu fio precisa para sair arrasando por aí.

Cuidado com o calor excessivo nos fios!

Já falei um milhão de vezes aqui no blog que o calor excessivo resseca os fios. Você não precisa excluir de uma vez por todas o secador da sua vida, mas, quando você for utilizá-lo, lembre-se de aplicar no seu cabelo algum protetor térmico e tente deixar o cabelo secar naturalmente o máximo possível antes de usar o secador.

Crie a sua estratégia para desembaraçar os fios!

Não vou te enganar: desembaraçar os fios tipo 4c é um pouco demorado. Isso porque nem sempre os pentes (mesmo os de madeira com dentes largos) são legais e funcionam com a complexidade dos nossos fios. Por isso, na hora de desembaraçar, você pode usar os dedos.  Com bastante creme para pentear, você vai removendo os nós com as próprias mãos e modelando os fios para o penteado. O que eu faço por aqui: intercalo. Hora desembaraço com o pente ou escova, e vou mantendo ele livre de nós com os dedos, até ter que desembaraçar com o pente de novo.

Faça umectação com óleos vegetais!

Você já deve saber que a umectação capilar é uma grande aliada de nós cacheadas. Óleos vegetais como os de coco e rícino são ótimos por ajudam o fio a crescer forte, além de garantir uma nutrição profunda, deixando os fios mais maleáveis, macios e brilhosos.

E essas são minhas dicas por hoje. Gostou? Tem alguma outra dica? Deixa nos comentários que eu adoro ler.

Quer acompanhar mais detalhes da minha jornada de transição capilar? Me segue lá no Instagram: @stephanienpereira

Você vai gostar de ler também...

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *