Cabelo black power: saiba tudo! Como aderir, significado, dicas e cuidados.

Eu e meu cabelo 4c somos apaixonados por um bom cabelo Black Power. O penteado é lindo e eu sei que muita gente considera o estilo sendo apenas uma escolha estética, mas quem é interessado por história sabe que o cabelo black power vai muito além disso. Na verdade, o black power é um estilo que diz muito sobre a personalidade de alguém, e é também uma bandeira a favor do empoderamento do povo negro.

Black Power: mais do que um penteado, resistência

Antes de explicar como você pode ter um cabelo black power, vou falar um pouquinho da história desse estilo. Acredito que o penteado sempre existiu, mas ele começou a ganhar destaque ainda nos anos 20, quando Marcus Garvey, tido como o precursor do ativismo negro na Jamaica, falava sobre a necessidade de romper com padrões de beleza eurocêntricos e a partir disso promover o encontro dos negros com suas raízes africanas.

Já nos anos 60, o afro power se tornou um dos protagonistas na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Como as mulheres eram condicionadas a alisar o cabelo desde o tempo da escravidão, elas decidiram assumir o protagonismo das suas decisões, ao escolher o que fazer com o próprio cabelo. A partir daí, muitas passaram a andar pelas ruas ao natural, o que causou espanto e resistência da comunidade branca da época.

Já nos anos 70, muito por conta do movimento hippie, o penteado ganhou ainda mais destaque quando jovens se rebelavam contra o preconceito racial ao exibir seus cabelos black powers como forma de protesto. Vale lembrar que naquela época  o povo negro não tinha direitos básicos, como votar ou entrar em recintos destinados aos brancos. Então, o black power era uma forma de protesto bastante relevante.  E é assim até hoje. Portanto, enquanto aqui no Brasil quando a gente fala “Black Power”, logo lembramos do penteado, lá fora, a gente lembra de protestos e movimentos sociais.

Se você parar pra pensar, são cerca de 70 anos de luta de afirmação estética. Atualmente, vivemos o movimento de volta dos cachos e a aceitação do cabelo como ele é, uma luta para que o cabelo e sua naturalidade fiquem acima dos padrões de beleza ocidentais que valorizam o eurocêntrico. Você pode concordar ou não, mas a verdade é que o black power foi e é um símbolo de luta e resgate de identidade, além de ser um estilo lindo. Pronto para ter o seu?

Saiba como fazer um cabelo black power

1 – Entenda o seu tipo de cabelo: Antes de mais nada, saiba qual é o seu tipo de cabelo. É que o black power costuma ficar melhor em quem tem cabelos 3B, 3C, 4A, 4B e 4C, já que estes costumam ter mais volume.

Isso não que dizer que quem tem cachos mais abertos não vai conseguir fazer o penteado, na verdade, a diferença é que talvez não fique tão cheio quanto o desejado.

2 – Regularize o seu corte: Para um Black Power bem redondo, o corte também precisa ser arredondado. Se possível, ajeite o corte em um salão da sua preferência.  Nesse caso a melhor técnica é a de aparar cacho por cacho (feito com o cabelo seco), e deixar as pontas desfiadas. Assim você conquista volume ao mesmo tempo em que garante a leveza e movimento dos fios. Quem tem o cabelo médio a longo pode cortá-lo em camadas, tomando cuidado para não deixar a franja muito curta e espetada.

3 – Use produtos próprios para o seu tipo de cabelo: Ao montar o seu black power, ao o cabelo com shampoo e condicionador, passe um leave-in ou creme de pentear sem enxágue sobre os fios ainda úmidos. Com um difusor, seque as mechas de baixo para cima, levantando-as para dar volume. Você vai perceber que apenas com o difusor você já consegue bastante volume para o seu cabelo.

Se você não gosta de usar difusor, na hora de secar os fios, aperte o cabelo com uma toalha levemente com bastante paciência. Jamais esfregue. Quando os fios estiverem apenas úmidos, deixe-os secarem naturalmente

4 – Penteie com o pente garfo para mais volume: Para encorpar e deixar o cabelo bem volumoso, levante a raiz em toda a cabeça com um pente garfo.  Finalize com spray fixador.

Dicas para a hora da lavagem

Como eu já falei aqui em cima, na hora da lavagem, procure shampoos e condicionadores próprios para o seu tipo de cabelo. Na hora de pentear os fios, use sempre pentes de dentes largos, começando de baixo para a cima. Evite pentes finos pois estes são frágeis.

O leave-in é seu aliado! Use o leave-in diariamente para realçar e dar forma aos cachos. Mas lembre-se que para evitar o acúmulo do produto na raiz do seu cabelo, é preciso tirar  creme do dia anterior antes de fazer uma.

Se você é menino, vale lembrar que eu já falei sobre o black power masculino aqui no blog.

E como inspiração é o que não pode faltar, dá uma olhada nas fotos desses cabelos poderosos pra você se inspirar também:

Gostou das dicas? Deixa um comentário! Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.

 

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário