Cabelo cacheado infantil: como cuidar

Você também se lembra de quando, muito pequeno, você sentava entre as pernas da sua mãe enquanto ela penteava o seu cabelo, utilizava grampos, elásticos, tiaras e presilhas para fazer tranças e outros penteados com todo o carinho do mundo?

Por aqui as minhas memórias são amáveis, mas eu sei que tem muita gente por aí que considera essas lembranças um pouco doloridas, já que a hora de desembaraçar os fios mais crespos eram trabalhosas, especialmente quando a nossa mãe estava com pressa. E se o momento de cuidados com o cabelo era acompanhado com comentários maldosos, eu sei que a memória é mais negativa ainda.

É por isso que se você é pai ou mãe de uma criança com cabelo crespo, precisa estar atentos aos cuidados com os cabelos cacheados infantis. É que acredite, essa hora também define muito da personalidade dos pequenos, já que são memórias que eles vão levar pra vida.

Se você está tendo dificuldades em encontrar a melhor maneira de cuidar dos cabelos crespos do seu filho, eu separei algumas dicas que podem ajudar.

Como cuidar do cabelo cacheado infantil?

Com carinho e dedicação, você vai perceber que os cuidados com o cabelo cacheado infantil podem ser muitos simples. Alguns fatores são essenciais na hora de cuidar do cabelinho crespos das crianças. Dá uma olhada:

1 – Conheça o tipo de cabelo do seu filho

Saber qual é o tipo de cacho do seu pequeno é importante porque assim você tem uma melhor ideia de quais produtos são mais apropriados para a cabeça infantil. Além disso, você também vai ter uma maior certeza sobre o que procurar, quando estiver buscando inspirações e informações sobre a saúde dos fios do seu pequeno.

2 – Mantenha o cabelo cacheado infantil hidratado

O cabelo crespo infantil pode acabar ficando ressecado por conta das muitas atividades que as crianças fazem. Seja por conta do uso de gorrinhos no inverno, ou por conta dos banhos de piscina ou praia no verão, ou ainda pela correria e suor nas atividades físicas da escola: tudo isso pode fazer com que os fios tenham mais atrito, removendo a hidratação dos fios.

Uma dica para evitar o problema é optar por shampoos e condicionadores que sejam hidratantes. Você pode também colocar um fio de óleo de rícino nesses produtos para garantir que a água ficará selada no fio dos pequenos.

3 – Não tenha medo de usar óleos naturais

 

Óleos essenciais, como o de coco, argan ou manteiga de karité ajudam a nutrir e lubrificar o cabelo cacheado infantil, e por isso, podem ser aliados na hora do penteado. Eu já falei sobre óleos naturais aqui no blog, e é um post que sempre vale a pena a leitura.

4- Desembarace com paciência

A hora do penteado do cabelo crespo infantil não precisa ser uma tortura. Você precisa de paciência, as ferramentas certas, e técnica. Para desembaraçar com eficiência, você precisa de um pente com cerdas largas. O ideal, é que você divida o cabelo em seções, e comece a desembaraçar calmamente cada parte, sempre das pontas em direção à raiz.

Se você tem bastante tempo para a tarefa, pode primeiramente pentear os fios com os próprios dedos, para remover os primeiros nós e emaranhados. E sempre que possível, penteie o cabelo do pequeno enquanto ele está molhado, e com creme de desembaraçar, já que o cabelo fica mais maleável, o que significa menos dor para a criança.

Se a criança está com o cabelo seco na hora de desembaraçar, tenha em mãos uma garrafa do tipo spray com uma mistura de água e condicionador, e borrife um pouco enquanto está deslizando o pente para facilitar o processo.

5 – Cuide do couro cabeludo

O couro cabeludo do seu pequeno também é uma parte importante para a saúde completa dos fios. Sempre que possível, examine o escalpo do seu filho e verifique se está tudo bem. Não use produtos a base de petróleo, pois estes costumam se acumular no couro cabeludo sem trazer reais benefícios. Prefira óleo de rícino, ou aloe vera, que são substâncias naturais e excelentes para a saúde do cabelo cacheado infantil.

6- Use penteados protetores

Os penteados protetores infantis são excelentes porque sempre são muito fofos, e ajudam a poupar o tempo na hora da arrumação. Tranças, tranças nagô, twists e coques são alguns dos estilos que você pode tentar facilmente.

7 – Cuidado com o que você fala

Eu estou na casa dos vinte, e lembro claramente dos momentos em que minha mãe estilizava o meu cabelo. Como eu falei, essas memórias vão ficar marcadas na mente da criança, então, a hora de lidar com o cabelo cacheado infantil é também um momento para encorajar a criança a aceitar a sua beleza.

Aproveite o momento para elogiar os cachos da filha, ressalte a positividade, e evite construir impressões negativas em relação a imagem do seu filho. Acredite, o mundo já existe para falar mal do cabelo crespo, a negatividade não precisa começar em casa.

8 – Divirta-se!

Dependendo da idade, às vezes a criança não quer ficar quieta enquanto você precisa cuidar do cabelo dela. Nesses casos, o ideal é que você distraia a pequena de alguma forma, com brinquedos, musicas e até mesmo brincadeiras. Afinal, quanto mais natural for a forma com que você cuida do cabelo cacheado infantil, mais a criança vai gostar e aproveitar este momento.

E você, gostou das dicas? Como você cuida do cabelo cacheado infantil por ai? Conta nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário