Cabelo tipo 4: dicas e cuidados

Vou confessar pra vocês que esse era um das postagens que eu estava com vontade de fazer há tempos. Porque apesar de ser um tipo de cabelo bastante comum, tenho a impressão que quase não lemos muitas postagens sobre o cabelo Tipo 4. Pra quem não sabe, o cabelo tipo 4 compreende os cabelos crespos com as ondulações mais pequenas e padrões de ondas tão curtas que às vezes nem formam cachos.

Se o seu cabelo é muito crespo, é bem provável que ele seja classificado como tipo 4, então, continua a leitura desse post que ele vai ser útil! Separei um montão de curiosidades e dicas interessantes para esse tipo de cabelo!

Se você não sabe qual é o tipo do seu cabelo, vale ler este artigo antes: A tabela de tipos de cabelo

Entendendo o cabelo tipo 4

Apesar de ser um dos tipos mais comuns, não se fala muito da beleza do cabelo tipo 4 por aí. De qualquer forma, para entendê-lo é preciso saber que esse tipo pode variar muito em seu aspecto e textura: alguns são finos e macios, outros são espessos e ásperos. Mas em comum, o tipo 4 tem uma característica que o difere dos outros: o fio é bem fino e tem menos camadas da cutícula do que qualquer outro tipo, o que significa que tem menos proteção contra os danos vindos do manuseio (penteados, escovas, uso de modeladores de calor ou tratamentos químicos). Aliás, por ser um tipo de cabelo bem delicado, tem muita gente por aí que acaba tendo medo de manipular demais o fio já que isso pode causar quebras. Mas é importante ressaltar que com os cuidados certos, um cabelo tipo 4 pode crescer forte e saudável.

Curiosidades sobre o cabelo tipo 4

  • O cabelo tipo 4 pode variar de acordo com o padrão de ondas: o tipo 4a tem ondulações bem fechadas, é elástico e com o formato de “S”. Aliás, a circunferência do cacho (espirais) no tipo 4a é bem pequena e por isso, geralmente tem uma grande incidência do fator encolhimento.
  • Já o tipo 4b tem um cacho ainda mais apertado. O fio segue mais o padrão “Z” do que um padrão de “S”, ou seja, os ângulos do cacho são mais agudos. O fio forma um espiral tão pequeno que este padrão de ondulação retrai até 75% do comprimento do cabelo real. Traduzindo: o fator encolhimento é bem grande por aqui.
  • Finalmente, no  Tipo 4c, o fio pode ou não ter definição de cachos. Ele também apresenta bastante encolhimento nos fios e reduz até 75% do comprimento do cabelo. A densidade do fio varia de cabeça pra cabeça, porém, ele tende a ser um fio bem fino.

O cabelo tipo 4a

cabelo tipo 4a

Como eu falei aqui, o cabelo tipo 4a tem uma padrão de crespos onde as ondas se formam em “S”.  Geralmente, ele é mais hidratado que um cacho do tipo 4b e tem um padrão de cacho mais visível também. No entanto, os cachos que se formam são bem pequenos. Os espirais tem o tamanho de uma agulha de crochê. Quando muito denso, o fio geralmente é bem frágil já que tem menos cutícula que outros tipos de cabelo, o que significa que tem menor proteção natural em relação aos danos.

inspiração cabelo tipo 4 a

Dicas para um cabelo tipo 4a saudável

  • Faça co-lavagem e use hidratantes livres de sulfato.
  • Limpe o couro cabeludo com shampoos que contenham óleo essencial de tea tree ou de mamona.
  • Após a lavagem, use óleos mais densos para potencializar o efeito do Wash-and-go
  • Inspire-se em celebridades como Macy Gray, Monique Coleman, Leela James, Teyonah Parris, Andrea Lewis, Yaya Dacosta e Sophie Okonedo.

O cabelo tipo 4b

cabelo tipo 4b

No tipo de cabelo 4b, os fios tem um formato de “Z”, com padrões de ondulações menos definidas. É que ao invés de formar cachos definidos, ou encaracolar, o cabelo se dobra em ângulos, como se formasse a letra “Z.”

Geralmente, o cabelo tipo 4b tem cachinhos bem apertadinhos, e podem parecer um pouco ásperos ao toque. De qualquer forma, essa é apenas uma impressão, já que ele pode ser muito hidratado e macio. Esse é um tipo de cabelo que também pode ser denso ou muito fino, e geralmente apresenta um fator de encolhimento de 75%  do comprimento real do fio.

cabelo tipo 4 b

Dicas para um cabelo 4b saudável

  • Pratice o método LOC para manter os seus cachos hidratados
  • Faça Pre-poo com óleo de coco ou óleo de rícino para que o seu couro cabeludo mantenha retelha melhor os óleos naturais
  • Faça penteados sem o uso de modeladores de calor (como chapinhas e baby lizz). Esse tipo de cabelo responde bem à penteados com bobes, deixando os fios bem definidos e com pouco frizz.
  • Use camisetas ou toalhas de microfibra para secar o cabelo. Toalhas normais podem retirar a humidade natural do cabelo e ainda aumentar o frizz.
  • Inspire-se em celebridades como Chrisette Michele, Solange Knowles, Jade Cole, Willow Smith e Syesha Mercado.

O cabelo tipo 4C

CABELO TIPO 4C

O cabelo tipo cabelo 4c é composto por fios que quase nunca se definem como cachos sem o uso de técnicas para isso. No cabelo 4c, o fio pode variar de fino e macio à grosso com fios densos. Alguns dizem que o tipo 4c tem cachinhos bem idênticos aos 4b, exceto que os cachos tem menos definição. O fator de encolhimento aqui chega a  75% do comprimento do fio.

CABELO TIPO 4C

Dicas para um cabelo 4c saudável

  • Use um creme umectante como leave-in para maximizar a proteção do seu fio
  • Você pode conseguir definição fazendo tranças ou twist-out com creme e géis.
  • Cubra se seu cabelo durante a noite com uma lenço de seda ou cetim para proteger seu cabelo e evitar a ruptura dos fios.
  • Use co-lavagem para desembaraçar mais facilmente
  • Inspire-se em celebridades como Lupita Nyong’o, Viola Davis, India Arie, Erykah Badu, as gêmeas TK Wonder e Cipriana, Shingai Shoniwa e Ajuma Nasenyana.

É isso. O que acharam do post? Espero que tenha ajudado a entender um pouco mais sobre o cabelo tipo 4.

Tem alguma curiosidade ou dúvida para compartilhar? Conta nos comentários!

cabelo tipo 4

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário