Cabelos mais saudáveis: 5 hábitos simples e realistas para você adicionar à sua rotina

 

Final do ano chegando, hora de começar a fazer planos, não é mesmo? E tem um montão de gente que nessa época também começa a fazer promessas em relação ao cabelo: deixar crescer ou cortar, ter hábitos mais saudáveis e por aí vai… A melhor parte de fazer planos em relação ao cabelo é que você pode encará-los como um desafio.

A parte ruim é que nem sempre a gente tem o pé no chão para fazer planos palpáveis e acaba se frustrando. Digo isso, porque é muito fácil dizer “esse ano não vou cortar o cabelo”. Mas, espera aí: cortar o cabelo às vezes é um hábito bom, que tipo de plano é esse?

Então, o que eu quero nesse post é te ajudar a fazer planos que você vai conseguir realizar para o seu cabelo para o próximo ano. São hábitos simples e realistas para que você consiga manter os fios saudáveis.

Dicas simples e práticas para você ter cabelos mais saudáveis

Tenha você o cabelo relaxado ou natural, coloca essa lista de dicas no seu cronograma capilar que eu tenho certeza que você vai conseguir cumprir na lista de planos do próximo ano:

1. Deixe para trás algum hábito ruim do ano anterior

A primeira dica é que você avalie o que você anda fazendo com o seu cabelo e que prejudica ele. Ainda anda usando shampoo com sulfato ou com sal? Pare! Não cuida da alimentação? Passe a cuidar. Ainda usa e abusa de chapinhas e secadores? Tenta diminuir o uso. Bom, você deve se conhecer bem e sabe de algum hábito ruim que precisa ser deixada no passado. Então, é só abandonar um hábito ruim. .

2. Comece a usar produtos com mais ingredientes naturais

Você deve já ter lido por aí que petrolatos e sulfatos não são ingredientes favoráveis para quem quer ter cabelos saudáveis. De fato, várias mulheres (eu, neste meio) perceberam uma melhoria na saúde dos fios depois de abandonar produtos com estes compostos. Portanto, minha dica é que você comece a colocar no seu cronograma de cuidados com o cabelo, itens de origem natural, especialmente os óleos.

Os óleos naturais são excelentes para qualquer tipo de cabelo, seja natural ou não. Até já falei por aqui algumas vezes.

Leia também: Os melhores óleos naturais para auxiliar no crescimento do cabelo

3. Mantenha hábitos alimentares mais saudáveis.

Eu também já falei aqui o quanto uma boa dieta influencia na saúde de todo corpo, inclusive na dos cabelos. E esse é o tipo de plano que todo mundo tenta colocar em prática no começo do ano, mas vai abandonando ao longo do tempo. Acontece que essa é uma das coisas que deveria estar no topo das suas prioridades. Por mais que você invista em cremes, suplementos e vitaminas, nada substitui a boa alimentação.

Leia também: A dieta certa para cabelos saudáveis

4. Entenda o papel da hidratação e torne um hábito

Especialmente se você tem cabelo afro, lembre-se que cada dia de lavagem é também um dia de condicionamento profundo. A hidratação precisa se tornar um hábito, e se você costuma esquecer, não tem problema nenhum criar cronogramas capilares. Também inclua em sua rotina tratamentos de proteína, que podem ser feitos mensalmente ou até menos.

5. Aprenda com os seus erros

Se esse ano você andou aprontando com o seu cabelo, não tem problema. Mesmo. Cabelo cresce e às vezes sobrevive às muitas loucuras que a gente decide fazer com ele. Uma dica que você pode fazer hoje é tentar analisar o que você fez com o seu cabelo durante esse ano, e como ele reagiu. O que deu certo, você mantém na rotina. Deu errado? Apaga.

Esse post é daqueles simples só pra que você pense um pouquinho e tente criar metas simples para o cabelo. É que quando você impõe metas muito fechadas, como “deixar o cabelo crescer até as costas”, ou “não cortar a franja”, você pode ter imprevistos, mudar de ideia e por aí vai. Daí, por não cumprir o plano, acaba se frustando. Quando você opta por atitudes mais realistas, consegue perceber os benefícios delas e notas a diferença sem muitos esforços.

Espero que tenham gostado. Tem mais alguma dica? Conta aqui nos comentários.

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

1 comentário

  • Anaizia
    dezembro 12, 2016 em 1:22 pm

    Olá ! Eu ainda estou em transição , o meu tipo de cabelo é o 4 só não sei qual é . Ainda tenho um certo receio em cortar as pontas lisas visto que o natural já cresceu bastante .

Deixe um comentário