Cachos definidos: dicas e técnicas para obter o cacheado perfeito

A busca por cachos definidos está quase sempre no topo da lista de objetivos de toda a mulher que tem cabelo natural. O problema é que há duas coisas que quase ninguém te conta sobre definição de cachos:

  1. Se você está em transição, você precisa lidar e aceitar que depois de muitas químicas, o cabelo pode responder a você de um jeito diferente.
  2. Nem todo mundo tem o mesmo tipo de cabelo, e portanto, nem todo mundo vai ter o mesmo padrão e definição de cacho. Cada cabelo é único, e todos são lindos.

Para saber se é possível conseguir definição para os seus cachos, você pode fazer um teste bem simples: observe o seu cabelo enquanto ele está molhado. Ele forma cachos (mesmo cachinhos pequininhos)? Se sim, bom, algumas técnicas podem ajudar a manter a textura destes cachos quando o seu cabelo está seco.

Conseguindo a definição de cachos desejada

A maioria dos nossos cachos, sejam eles largos ou apertados, podem ser definidos com algumas técnicas que envolvem muita pomada, gel, condicionador ou mousse capilar. Mas é importante que você saiba que a performance desses produtos vai variar de acordo com a tendência a frizz que o fio possui, sua porosidade, densidade e comprimento do seu cabelo. A escolha dos produtos que você vai usar também varia de acordo com estes fatores.

Algumas técnicas vão te ajudar a encontrar a definição para os seus fios. Separei as mais fáceis, e as que funcionaram comigo. Dá uma olhada:

1 – Definição por fitagem

Pra quem ainda é novo no mundo dos cachos, a fitagem é um método super simples de pentear os cabelos usando os dedos, escova ou pente com dentes largos para que as mechas de cabelo não se separem, e os cachos se formem com mais facilidade. Para fazer a fitagem, basta seguir alguns passos:

1° passo: Lave o cabelo normalmente, e depois divida-o em quatro partes.

2° passo: Começando pela parte de baixo do cabelo, separe uma pequena mecha e aplique uma quantidade boa de creme para pentear. Durante o processo, penteie o cabelo até que ele esteja alinhado, e separe as mechas como se fossem fitas.

3° passo: Depois de pentear cada mecha, você deve amassa-la de baixo para cima.

4° passo: Finalmente, vá repetindo todo o processo de mecha em mecha, até que tenha feito em todo o cabelo. Para finalizar, você pode deixar os fios secarem naturalmente ou usar o auxílio de um difusor.

2 – Definição por texturização:

Aqui no Brasil, o termo “texturização” passou a ser usado por meninas em transição capilar para falar sobre técnicas que ajudam a moldar o cabelo de acordo com a forma de algum acessório, como bob, canudo, e por aí vai. Há meninas que texturizam o cabelo até com papel higiênico ( um processo bem demorado, mas com resultados promissores). Para cada texturização, o processo é bem semelhante:

1º passo: Separe o seu cabelo em partes para facilitar o processo. Geralmente, é preciso fazer isso com o cabelo semi-úmido, e com muito creme pra pentear.

2º passo: Pegue cada mecha e enrole em tono de si (bantu knot), ou em torno do acessório (bigudin, canudo). Lembre-se que rolinho vai virar um cacho.

3º Passo: Deixe descansar o cabelo. Geralmente, é bom dormir com o cabelo enrolado e soltar na manhã seguinte com cuidado.

3 – Definição por Twist Out

Apesar do nome gringo, muitas mulheres por aqui utilizam esse método (principalmente as de cabelo tipo 4, o mais crespo da tabela). Ele é extremamente útil pra quem quase não tem definição alguma, e procura esticar e criar cachos nos fios. No twist out, tudo o que você precisa fazer é criar torções em todo o cabelo.

1° passo: Lave o cabelo normalmente, e depois divida-o em quatro partes.

2° passo: Começando pela parte de baixo do cabelo, separe uma pequena mecha e aplique creme para pentear.

3º passo: Depois, divida cada mecha em dois, e enrole uma ao redor da outra, como uma corda, criando uma torção no cabelo. Torça todo o caminho até as extremidades e adicione um pouco de óleo da sua preferência para garantir que eles sejam macios e suaves.

Você escolhe o tamanho da torção lembrando que ela será o tamanho do seu cacho. Certifique-se de que cada mecha tenha o mesmo tamanho, e seja o mais uniforme possível. Para cachos extremamente definidos, a torção pode ser feita em cabelos molhados. Agora, se você quer  mais volume e alongamento, torça nos cabelos secos.

4 º passo: Faça torções na cabeça inteira e permita que o cabelo esteja completamente seco antes de desenredar. Uma dica importante é que aplicar uma pequena quantidade de óleo aos dedos e às palmas das mãos antes de desenrolar pode ajudar a evitar ou reduzir qualquer frizz que suas mãos secas possam induzir.

3 – Definição por  Braid Out

Braid outs são semelhantes aos Twists Out, mas cada mecha de cabelo é trançada ao em vez de torcida. Então, o passo a passo é o mesmo da técnica anterior.

Para pontas mais alinhadas, você pode usar bigudins nas extremidades do cabelo. Para desmanchar as tranças, use óleo ou pomada nas mãos.

Cuidados Fundamentais em todas as técnicas

Lembre sempre que você não precisa criar um cacho perfeito, e que seu cabelo é lindo do jeito que é. Mas lembre-se também que não há nada de errado em aperfeiçoar seus próprios cachos. E nessa busca por cachos definidos, alguns cuidados são fundamentais:

Cuidado ao secar o cabelo

Para cachos mais definidos e cabelos mais alinhados, use toalha de microfibra ou algodão. Aquela toalha normal, cheia de pelinhos, deixa o cabelo mais irritado e com potencial para gerar frizz. Além disso, não faça movimentos muitos rápidos, apenas dê umas apertadinhas leves com a toalha segurando por alguns segundinhos para absorver a água.

Cuidado ao lavar o cabelo

Não é a primeira e nem será a última vez que eu falo isso: lave o cabelo aplicando o shampoo apenas na raiz do cabelo. O enxague vai cuidar da limpeza do restante do fio, sem agredir os fios.

Cuidado ao secar o cabelo

O ideal é que você espere secar naturalmente, mas se for usar o secador com difusor, use-o com cuidado, evitando a temperatura mais quente do aparelho.

O finalizador é seu melhor amigo!

Sempre aplique algum finalizador ao pentear, que pode ser creme de pentear, mousse, gel, leite de pentear, ativador de cachos, e por aí vai. Mas eles dão aquele toque especial e deixam os seus cachos com vida.

E essas são as principais dicas para cachos poderosos. Lembrando que eu já dei outras dicas aqui nesse outro post, onde falei de cuidados que você precisa ter no dia-a-dia para cachos definidos.

Gostou? Tem alguma outra dica? Deixa aqui nos comentários.  Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.

——————–

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário