Como acabar com pontas duplas no cabelo crespo

Acabar com as pontas duplas é um desafio para muitas pessoas, apesar de ser um problema bem comum. Para quem não sabe, muitos podem ser os fatores que desencadeiam em pontas duplas: ressecamento do cabelo, uso exagerado de chapinhas ou secadores, falta de hidratação, ou simplesmente, porque o fio está velho demais.

Como eu já falei aqui diversas vezes, a ponta do cabelo é a parte mais antiga do cabelo, e por isso, ela precisa de uma atenção especial para não ficar com aspecto seco e não saudável. Se não tratada, a ponta do cabelo começa a se partir, e se dividir ainda mais, danificando o resto do cabelo.

Como tratar pontas duplas no cabelo crespo?

A única forma de resolver de vez o problema das pontas duplas é cortando-as. Eu sei, parece um pouco dramático de mais, especialmente para quem está tentando deixar o cabelo crespo crescer.

Mas as pontas que já estão separadas não vão se unir novamente. Elas podem ser seladas com alguns métodos, mas o corte é a melhor forma de deixar em sua cabeça apenas o cabelo saudável. Acredite, é preferível cortar regularmente o seu cabelo crespo, do que vê-lo se partir de qualquer forma, por conta das pontas não saudáveis.

De qualquer forma, existem algumas formas de mascarar o problema, se você não reservou ainda um tempo para cortar os fios. São algumas soluções temporárias e vão ajudar você até a prevenir que o caso se agrave. Dá uma olhada nas sugestões:

1 – Use produtos específicos para pontas duplas

Atualmente, existem no percado produtos específicos para selar as pontas duplas no cabelo crespo. Embora esses produtos não façam milagres, ou seja, não reparam o problema de verdade, eles são capazes de manter as partes dos fios juntas enquanto são aplicados ao cabelo.

2 – Use penteados de proteção

Os penteados protetores são excelentes nessas horas porque eles disfarçam o problema enquanto protegem o resto do fio. Portanto, faça coques, tranças, rabos de cavalo, ou qualquer outro penteado protetor que você acha que combina com você.

Use alguma pomada enquanto você faz o penteado para garantir que suas pontas estão seladas. É que se seus fios estão estão pouco definidos e com muito frizz, as pontas duplas podem aparecer mais no estilo que você escolheu.

3 – Use e abuse do óleo de argan

O óleo de argan é um grande aliado do cabelo crespo porque ele possui em sua fórmula as vitaminas A, D e E, sais minerais e ômegas. Por conta disso, ele consegue selar a hidratação nos fios, proteger o cabelo dos raios UV e ainda ser um poderoso antifrizz.

4 – Mantenha as pontas hidratadas e previna o problema

Prevenção é a melhor saída, quando o assunto é danos ao cabelo. Se você não sofre por pontas duplas, comece a prevenir para que o problema não apareça: hidrate sempre o cabelo, não use secadores e chapinhas tão regularmente, corte as pontas sempre que possível, e use penteados protetores. Essas pequenas atitudes vão auxiliar você a prevenir o problema.

Como eu falei no começo, os cabelos crespos e cacheados são mais suscetíveis ao aparecimento de pontas duplas porque costumam ser mais ressecados do que as outras texturas. Mas se você mantém o cabelo hidratado, com o cuidado de verificar a saúde dos fios sempre que possível, você vai quer que seus fios estarão sempre saudáveis!

E você, como faz para lidar com pontas duplas? Conta nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário