Como conseguir um cabelo relaxado maior e mais saudável?

Quando eu folheava revistas e via aquelas mulheres lindas com um cabelo maravilhoso e super grosso, eu ficava me perguntando como elas conseguiam manter uma cabeça tão cheia de cabelo saudável e brilhoso. Aliás, eu acho que muita gente aqui também já se perguntou coisas do tipo, especialmente quando a gente começa a comparar o cabelo das famosas com o nosso próprio fio.

Apesar de eu saber que metade dos cabelões que a gente vê nas revistas é fruto de alongamentos (falarei deles em breve), e outra metade é de photoshop, sei que mesmo com o cabelo relaxado (quimicamente tratado) é possível ter bastante cabelo na cabeça. Mas pra conseguir, é preciso tomar algumas atitudes.

Como cuidar de um cabelo relaxado e garantir o máximo de crescimento?

Aqui estão algumas atitudes que eu acho super saudáveis pra quem tem cabelo relaxado e quer ter uma juba maravilhosa.

1. Tratamentos de hidratação profunda

Bom, eu não canso de repetir aqui  que a hidratação é a chave para um cabelo relaxado saudável. É que a hidratação promove a elasticidade – o que torna o cabelo mais resistente aos danos. Resumindo: o seu cabelo relaxado pede tratamentos de hidratação profunda pra não ficar com um aspecto ressecado.

E se você me perguntasse agora uma indicação de algum condicionador bom e com função power de hidratação, minha resposta seria bem simples: procure algo natural que você possa usar como máscara (em touca térmica) por 20 a 30 minutos.

2. Sele os fios

A selagem ajuda a manter a hidratacão por mais tempo dentro do fio. E o jeito mais fácil de fazer isso é com o uso de óleos naturais. Eu tenho usado bastante o óleo de argam, mas qualquer óleo natural aplicado às pontas é capaz de fazer com que os fios se mantenham macios e hidratados durante todo o dia.

A explicação por trás disso é bem simples: as moléculas de óleo são maiores que as de água. Se você aplica óleo depois de um tratamento de hidratação profunda, você vai “prender” as moléculas de água dentro do fio. Ou seja, hidratação garantida.

O que eu sempre indico também é o uso de produtos sem petróleo, especialmente se você vai fazer chapinha depois – para os casos em que você vai usar chapinha, o ideal é que você opte por algum produto selante protetor térmico (pode ser até aqueles a base de silicone).

3. Hidratação diária

Bom, diferente da hidratação profunda, que pode ser feita mensalmente, a hidratação diária é um pouco mais leve. Vou tentar explicar melhor: depois de um dia longo, é bem comum que o cabelo relaxado fique ressecado. Se você faz tratamentos de hidratação profunda regularmente vai perceber que seu cabelo vai se manter macio e brilhoso por um tempo maior. Mas é inevitável que mais cedo ou mais tarde o seu fio fique ressecado. Então, aí é que entra a hidratação diária, um hábito super simples e perfeito pra quem que aquele cabelão de revista.

Falar em “hidratação diaria” não significa que você vai ter que lavar o cabelo todos os dias – até porque isso implicaria em ter que secar e usar chapinhas também diariamente, o que eu jamais recomendaria. Então, como faz?

Tudo o que você precisa é uma loção capilar livre de óleos – o principal ingrediente deve ser a água. Se o seu cabelo bate nos ombros, você pode usar uma porção pequena (do tamanho de uma moeda de 5 centavos) da loção – cabelos maiores, um pouco mais; cabelos menores, um pouco menos. Você deve passar das pontas em direção à raiz. Depois disso, é só usar umas gotinhas do seu óleo natural favorito para fazer a selagem, que eu falei no item anterior. Isso vai fazer com que o seu cabelo permaneça macio por pelo menos 24horas. E acredite, isso não o vai estragar sua escova/chapinha.

4. Tratamentos de proteína

A proteína é tão importante para o cabelo quanto a hidratação é. Todo o cabelo é composto de proteína e por isso, quando o fio estiver danificado pelas chapinhas e secadores, ou mesmo pelas químicas; um tratamento profundo de proteína pode fazer maravilhas.

A proteína vai preencher as lacunas ou fendas do fio do cabelo, reforçando sua estrutura. E nos salões de qualidade você pode encontrar alguns tratamentos de proteína que fazem com que a quebra pare imediatamente! Estes tratamentos mais “power” são necessárias apenas quando você está sofrendo de quebras severas, ou quando você acabou de fazer um procedimento químico no fio.

Se o cabelo já está em bom estado, um tratamento ocasional de proteína ajuda a dar aos fios a força a mais que eles precisam. Você pode comprar shampoos ou condicionadores que apontem proteínas na composição!

5. Use acessórios corretos e de qualidade para o seu cabelo

Um cabelo relaxado costuma ser bem mais frágil quando está molhado. Por isso, você deve evitar penteá-lo quando molhado. Quando o fizer, tenha bastante cuidado, e use produtos desembaraçantes. Na verdade, o melhor é evitar a manipulação excessiva até que ele esteja mais ou menos seco.

Mesmo quando o cabelo estiver seco, o legal é sempre maneirar o número de escovadas. Eu sou um que utilizo bastante somente os dedos pra estilizar meu cabelo (quero fazer um post com todos os detalhes sobre o meus fios em breve). O uso de modeladores de calor (chapinhas, secadores e baby liss) também deve ser bem maneirado!

 

É isso. Acho que essas são minhas principais dicas.

O que acharam? Têm mais alguma para compartilhar? Conta pra mim nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário