Como cuidar da sua peruca (Sintética ou Natural)

Esses dias me perguntaram qual é o melhor jeito de cuidar de uma Wig ( ou de extensões de cabelo em geral) e veio a ideia desse post. E se você chegou nele, sabe que as perucas são um investimento nem sempre barato, e o jeito que você cuida dela é que vai determinar a sua vida útil.

Então, não importa o tipo da sua peruca: seja ela sintética ou humana, separei algumas dicas para que você saiba como cuidar delas para que elas durem bastante. Confere:

Escolhendo a melhor peruca

Antes de mais nada, é importante ressaltar que existem no mercado um montão de opções de peruca. Isso quer dizer que existem várias opções de preço também. Os preços podem variar dependendo do tipo de cabelo e do estilo. É claro que uma peruca de qualidade e duradoura não vai necessariamente ser barata. E acredito que o primeiro cuidado que você pode ter com qualquer peruca começa mesmo antes de comprá-la. Desde o começo, é importante escolher wigs de qualidade.

1. Como escolher a melhor peruca?

Se você está procurando por algo temporário, como uma wig para um evento, festa ou fantasia, eu diria para você investir em tipos sintéticos. Agora, se você está procurando por uma solução permanente, é mais interessante optar por perucas humanas pois elas duram mais.

Eu já falei aqui sobre os tipos de perucas, mas eis um resumo: As perucas sintéticas são mais baratas porque elas têm menor durabilidade e menor versatilidade. Por exemplo, dependendo da sintética, você não consegue tingi-la ou usar modeladores de calor com a temperatura muito alta.

Já as perucas naturais podem ser cortadas, tingidas, e estilizadas de várias formas. Só tem que lembrar que, obviamente, uma vez que você corta, o cabelo não vai crescer mais… :-) As perucas com cabelo humano também tem uma durabilidade maior.

2. Cuidado com o embaraçamento

Um dos maiores problemas que você pode enfrentar com perucas, seja ela natural ou sintética, é o risco de que ela fique embaraçada. Bom, isso acontece por um motivo até curioso: o nosso cabelo natural não embaraça porque nosso couro cabeludo produz óleos naturais que mantêm os fios hidratados, prevenindo que eles virem um grande rolo. Na peruca, isso não acontece.

Então, natural ou não, sua peruca corre mais riscos de se embolar. Você consegue prevenir isso colocando pequenas quantidades de óleo natural nos fios dela. Outra forma de prevenir o embaraçamento, é tomar cuidado com o tipo de roupa que você está vestindo. Por exemplo, há algum tempo atrás eu estava usando uma peruca cacheada e fui inventar de colocar um casaco de lantejoula. Não foi preciso  terminar de colocar o casaco para perceber que havia sido uma má ideia.

Evite sweaters de lã e jaquetas muito ásperas para que o cabelo fique se enroscando no tecido. Prefira roupas de algodão, seda ou tecidos lisos.

3. Cuidado com o desembaraçamento

Se você viu que a sua peruca começou a embolar, vá com calma! Minha dica é começar a desembaraçar com um pente de dentes largos nos nós maiores. Depois, finalize com uma escova raquete até tirar todos os nós.

4. Lave a sua peruca gentilmente

O processo de lavagem da sua peruca é uma parte importante dos cuidados com ela. Se a sua peruca é de fios humanos e você usa frequentemente, a dica é que você lave uma vez por semana. Se você não usa ela todos os dias, a frequência de lavagens vai depender também da quantidade de vezes que você a usou e da quantidade de produtos que você colocou nela.

Outra coisa que vale ressaltar aqui é os produtos que você usa em sua peruca: só use shampoos e condicionadores com  pH baixo e livres de sulfato. E lembre-se que você está lindando com uma peruca: nada de esfregá-la como se os fios estivessem na sua cabeça! O melhor jeito de lavar uma peruca é passando os dedos entre os fios no sentido da “raiz” às pontas. Para enxaguar, basta mergulhar a peruca em água apertando os fios para remover todo o produto.

5. Mantenha a sua peruca limpa e bem guardada

As perucas tendem a se embolarem de maneira mais fácil quando há acúmulo de produtos, suor ou sujeira nos fios.  Especialmente se ela for sintética, evite usar a sua peruca durante exercícios, natação e etc. Para guardá-la, eu recomendo que você coloque-a em um suporte para perucas, ou na própria embalagem, para que ela não perca o formato.

6. No caso das sintéticas, evite dormir com a peruca!

Sempre retire a sua wig antes de dormir para evitar que os fios se embaracem! Durante o sono, nos mexemos bastante e o atrito do travesseiro com a sua peruca pode fazer um estrago!

E essas são as minhas dicas principais.

Tem mais alguma dica ou dúvida para compartilhar? Deixa aqui nos comentários!

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

2 Comentários

  • Flávia Dias
    novembro 5, 2017 em 6:16 pm

    Adorei as dicas.. mas fiquei em dúvida em uma: usar óleo natural na lace sintética não prejudica??

  • rosa
    novembro 30, 2017 em 3:22 pm

    Uma ótima escova para desembaraçar as perucas ,vc pode encontrar no site
    http://www.escovasfidalga.com.br
    eu comprei a ref 5611 e um pente mega 6088
    maravilhoso

Deixe um comentário