Como cuidar das Box Braids: 8 dicas fundamentais

Sempre me perguntam se “box braids estraga o cabelo?” e se “fazer box braids vai fazer o cabelo se quebrar”. A resposta para essas dúvidas é bem simples: como qualquer penteado, se você não cuidar, ele vai prejudicar a saúde do seu cabelo sim.  Portanto, box braids (também conhecidas como tranças africanas sintéticas, ou kanekalon) só estragam o cabelo se você não cuidar direito. Ok. Mas aí, outra pergunta surge: “como cuidar das box braids (e o cabelo) do jeito certo?”.

Bom, existem algumas atitudes essenciais para garantir que o seu cabelo por baixo das tranças box braids permaneça saudável. É um erro achar que basta fazer as tranças, deixar lá por dois meses, desmanchar e refazer que vai estar tudo lindo. Alguns cuidados vão fazer com que você mantenha as suas tranças bonitas e o seu cabelo saudável.

Como cuidar das suas box braids?

Enfim, então, pra responder todas as dúvidas ali do começo do post, resolvi compartilhar da minha experiência, o que eu faço para manter as box braids. Esses são os cuidados fundamentais que tomo para garantir que meu cabelo vai continuar lá saudável e forte quando eu desmanchar as tranças:

1. Proteja o seu cabelo à noite

Cobrir o cabelo com um lenço de seda, ou dormir em fronhas de seda previnem o ressecamento da raiz dos fios. Aliás, tenho um post inteirinho falando sobre a importância do uso de fronhas de seda.

2. Mantenha a raiz do seu cabelo hidratada

Uma coisa que eu faço todos os dias, que não leva mais de 5 minutos, e que sei que é essencial para o meu cabelo: hidratá-lo. Como? Em um frasco spray eu misturo água, um pouquinho do meu creme hidratante e um pouquinho de bepantol. Misturo bem e uso essa mistura diariamente, dando algumas borrifadas perto da raiz e espalhando para o cabelo. Não encharco o cabelo, e isso é importante. Você não deve encharcar o cabelo até porque você não quer suas tranças fedendo. Mas essa hidratação é importante. E se você não quer fazer todos os dias, tente variar entre dias então. Veja o que faz melhor para o seus cabelos.

O nosso fio de cabelo precisa de umidade para permanecer saudável – e o melhor tipo de umidade é a água. Você se engana quando pensa que nossa raiz do cabelo precisa de géis pesados ou óleos pesados. Na verdade, na minha opinião, quando você usa muitos óleos pesados perto da raiz do jeito indevido, pode até ser prejudicial, porque ele “entope” os poros e deixar ainda mais difícil para as nossas raízes do cabelo absorverem a umidade. Portanto, a raiz do fio precisa da boa e velha água mesmo.

3. Evite produtos que não sejam totalmente naturais

Na verdade, a dica aqui é evitar produtos que tenham por ingredientes óleos minerais. Ao invés deles (óleos minerais), se você deseja selar o seu cabelo com óleos, opte por óleos naturais, como óleo de coco ou de rícino. Eles são excelentes para selar o cabelo sem entupir seus poros e vão ajudar você a cuidar das suas tranças.

Leia também: Os melhores óleos naturais para o crescimento do cabelo

4. Lave as suas tranças

Eu lavo a cada 3 dias, mas tem gente que consegue ficar um espaço maior de tempo sem lavar os fios. De qualquer forma, lave suas tranças ao menos uma vez por semana. É que a sujeira e o suor acumulado no couro cabeludo pode acabar estragando o seu cabelo. Aqui eu ensinei a lavar as tranças box braids.

5. Evite fazer muitos coques


Esse é uma regra minha, mas não sei se outras meninas que usam tranças também têm essa preocupação. De qualquer forma, falo por mim: amo fazer coques altos. Acho lindo e estiloso. No entanto, fazer isso constantemente força bastante a raiz do fio, especialmente na área em que começa a linha do nosso cabelo (da testa e arredores). E bem, o cabelo já está entrançado, fazendo pressão na raiz. Daí você vai lá e ainda puxa pra cima, fazendo mais pressão ainda: isso não é bem uma ideia promissora ( sempre me faz lembrar da foto da Naomi Campbell careca :P )

Então, eu faço coques, mas não mais do que 3 vezes por semana.

6. Não faça tranças muito apertadas.

A sua cabeça não precisa sair doendo depois do entrançamento. Sério.

7. Refaça as tranças que estão desmanchando

Você não precisa esperar determinado tempo para refazer toda a cabeça em tranças. Às vezes, depois de algumas semanas você já pode refazer as tranças do topo da cabeça, por exemplo (se o crescimento já está visível). Eu costumo fazer isso e considero uma boa prática. É interessante desembaraçar os fios e condicioná-los antes de reinstalá-las.

8. Não deixe as tranças por muito tempo

Talvez essa seja a dica mais importante: não deixe tempo demais. Eu sei que às vezes dá aquela preguicinha de tirar, mas você não quer ficar careca, então, contou no máximo dois meses de uso? Desfaz as tranças que é melhor! Outra dica importante é, depois que retirar, dar um tempo ao cabelo antes de refazê-las.

E essas são as melhores práticas que posso compartilhar com vocês. Se eu lembrar de algo mais, conto em algum outro post.

Falo de box braids aqui também:

Gostou do post? Não esqueça de compartilhar e comentar aqui embaixo! :-)

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

5 Comentários

  • Thais
    novembro 7, 2016 em 9:14 am

    Oi, tudo bem? Parabéns pelo blog, ele é sensacional! Eu queria tirar uma dúvida contigo… Meu cabelo é algo entre 3b-3c e queria muito fazer as box braids…. Acontece que, como meu cachos ainda tem alguma dificuldade de ficarem bem formados (e ter bons day afters) tenho um pouco de receio de, quando eu tirá-las, eles terem mais dificuldades ainda de ficarem definidos. Vc acha essa preocupação válida, mesmo seguindo seus conselhos de cuidado?

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      novembro 7, 2016 em 2:25 pm

      Oi Thais! Obrigada pelo carinho <3 Sempre bom ler coisas boas, porque dá vontade de continuar escrevendo… :D

      Então, acho toda preocupação válida quando a gente está conhecendo a textura do nosso cabelo. Mas vamos lá: as tranças não vão estragar o seu cabelo se você seguir o tempo correto para a retirada, usar fibras de qualidade, e ter os cuidados básicos que já compartilhei aqui e em outros posts. Mas como você tem receio pela saúde dos fios, a minha dica é que você experimente usar por um tempo curto. Ou seja, tente colocar apenas por uma semana e veja como os seus fios se comportam. Depois, dependendo do resultado, você decide se quer arriscar por mais tempo, ou não :-)

      E depois da retirada das tranças, é realmente importante hidratar o cabelo pra que ele volte para a sua forma natural normalmente :-)

  • janaina melo
    abril 10, 2017 em 4:14 am

    Vou deixar aqui minha opinião sobre a questão da Thais. Sou cabeleireira especializada em cabelos crespos e cacheados meu salão cuida exclusivamente desse tipos de fio.
    Bom sobre as box braids atrapalhar ainda mais a definição de cachos, pode ficar despreocupada, qualquer movimento de trança na verdade serve como estímulo ao cacheado pois o desenho da trança já vai memorizar o fio na forma de cacho. O importante é seguir as dicas de cuidados que aí no blog estão fantásticas(exceto a dica de borrifar todos os dias pra hidratar) se seu cabelo é tipo 3 como vc disse ele naturalmente produz mais oleosidade no couro que um tipo 4 . E saber também que a durabilidade das suas trançasvai ser menor ppois com certeza depois deduas semanas vc vai ter mmuito frizz por conta da sua textura tipo 3que é mais soltinho

  • Luana Silva
    maio 10, 2017 em 5:05 pm

    Boa tarde fiz as box braids a quatro dias e estou vendo alguns fiozinhos se desfazendo,a menina que fez minhas tranças mora longe e não tem como ela vir aqui pra ver…Tem alguma sugestão do que posso fazer pra tentar manter as tranças pelos dois meses?

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      maio 18, 2017 em 9:46 am

      Às vezes eu também não deixo os dois meses. Mas tenta dormir com fronhas de seda, usar um pouco de gel para selar. Quem sabe te ajuda :-)

Deixe um comentário