Como cuidar de cabelo crespo masculino

O cabelo crespo masculino, também conhecido cabelo afro, é um dos tipos de fios que exigem cuidados muito específicos. É que, do contrário do que muita gente pensa, a textura do fio no cabelo crespo é bem mais delicada e irregular do que os outros tipos de cachos, fazendo com que ele seja também mais suscetível a quebra e ressecamento.

Ao mesmo tempo, o cabelo crespo masculino pode ser bastante versátil e estiloso: com o cuidado certo, o homem pode encontrar várias opções de cortes de cabelo afro masculino cheias de atitude, independente do seu estilo.

Os melhores cuidados com o cabelo crespo masculino

Se você é homem e deseja cuidar do cabelo crespo, mas ainda não sabe quais são as melhores atitudes, eu estou aqui para ajudar. Nessa postagem, eu vou separar as minhas melhores dicas de cuidados com o cabelo crespo masculino. Também darei alguns exemplos de como você pode colocar tudo em prática de maneira fácil e rápida.

1 – Lave o cabelo com shampoo com menor frequência

Todos os meus amigos homens têm esse hábito: lavar o cabelo com shampoo diariamente. Embora a atitude mostra que você se preocupa com a higiene, esse costume pode, na verdade, estar contribuindo para o ressecamento dos seus fios.

É que a maioria dos shampoos, especialmente os masculinos, possuem uma substância chamada lauril sulfato de sódio, um detergente que tem a função de limpar os cabelos, mas infelizmente também elimina a oleosidade natural do seu couro cabeludo – aquela produzida de forma normal pelo seu organismo para proteger o seu cabelo.

Isso significa que seus fios podem ficar bastante ressecados quando você os expõe de maneira frequente aos sulfatos.  Eu não quero que você elimine de vez o shampoo da sua vida, mas experimente alternar os dias de lavagem (ora lavando apenas com condicionador, hora lavando com shampoo + condicionador). Outra solução é procurar produtos que sejam sulfate-free, ou tenham pouca concentração da substância. O seu cabelo crespo masculino agradece!

2 – Hidrate o seu cabelo!

O cabelo crespo masculino tem uma tendência a ficar mais ressecado ao longo do dia, por conta do manuseio, da temperatura do ambiente, dos chapéus ou bonés, e por aí vai. Em outras palavras, você vai precisar repor a água perdida dos seus fios de alguma forma, para que eles fiquem saudáveis e brilhosos.

A hidratação é importante porque ela ajuda a manter o seu couro cabeludo saudável para que os cabelos nasçam fortes, permaneçam macios e fáceis de serem penteados. Portanto, use cremes hidratantes para o cabelo de tempos em tempos. Dica Pro: se não encontrar na prateleira masculina, na feminina tem aos montes. Procure as que são feitas para cabelos crespos e naturais.

3 – Escolha o corte certo que combine com você

Eu já mostrei aqui diversas vezes no blog diferentes opções de  cortes para cabelo crespo masculino,
e acredite, existem inúmeras opções. Escolha um estilo que combine com você, e com o seu ritmo de vida. Se você tem pouco tempo para lidar com o cabelo, um corte que exija menor manutenção pode ser a melhor opção. Agora, se você prefere fios mais longos, procure um barbeiro de confiança e peça a opinião dele de expert para atingir o visual mais adequado.

Essa dica é importante porque quando a gente acerta no corte, nossa auto-estima vai lá em cima, e dá mais vontade ainda de cuidar do cabelo afro masculino.

4 – Procure produtos que sejam feitos para o seu tipo de cabelo

Eu já recebi várias perguntas de meninos aqui no blog que tentam entender qual é a melhor marca de produto para cabelo crespo masculino. A minha resposta é sempre a mesma: a melhor é a que você considera que tem funcionado bem para você, independente de etiqueta ou preço.

Mas para escolher o produto certo, você precisa observar algumas características:

  • Busque produtos focados no seu tipo de cabelo, ou no problema que você está enfrentando. De cara, minha dica é para que você procure itens para fios crespos masculinos. Mas se o seu cabelo está ressecado, ou quebradiço, ou você está sofrendo com caspa, por exemplo, pode procurar produtos específicos para solucionar esses problemas.
  • Evite produtos que contenham em sua fórmula substâncias como alcool, óleo mineral e petrolatos. Esses componentes até deixam o cabelo afro masculino brilhoso em um primeiro momento, mas depois de certo período, fazem um estrago no fio com o uso excessivo.
  • Procure produtos que indiquem na embalagem que são hidratantes ao fio.
  • Se não achar na prateleira dos homens, de novo, busque os produtos nas prateleiras femininas. Talvez você encontre produtos específicos para o seu fio por lá.

5 – Use óleos naturais para desembaraçar e tirar os nós do seu cabelo crespo masculino

Os nós e emaranhados são vilões para homens com cabelo crespo, e desembaraçar pode dar trabalho. Felizmente, na luta contra os nós, você tem um aliado: os óleos naturais. Pode parecer esquisito, mas a dica é essencial, já que azeites como o de Oliva e óleos como o de Argam ou de coco deixam os fios mais maleáveis e fáceis de serem penteados.

6 – Use pentes de setas largas em seu cabelo crespo masculino

Na hora de desembaraçar, outra dica é que você use pentes com setas largas, ou os próprios dedos para tirar os emaranhados do cabelo. O ideal é que os fios crespos masculinos sejam manuseados enquanto eles não estão completamente secos, e com o auxílio de algum creme para pentear. Assim você vai garantir que o cabelo não sofra por nenhuma quebra.

7 – Evite manipular os fios crespos masculinos demais

Como eu disse no começo do post, nossos fios crespos são mais frágeis que os demais tipos de cabelo, e por isso, o manuseio também pode ser uma forma de deixá-lo ainda mais suscetível à quebra. Acredite, no caso do cabelo crespo masculino, menos é mais: evite manusear demais os fios, e toda vez que for penteá-lo, equilibre a sua força para não puxar demais. Os seus fios vão agradecer!

Para ter cabelos crespos masculinos saudáveis, não é preciso muito: basta observar as suas atitudes e a resposta do seu cabelo ao seu cuidado. Observe como ele vem reagindo ao modo como você trata dos fios, e vá fazendo adaptações na sua rotina até que você veja progressos na saúde dos fios. Tenho certeza que você logo verá bons resultados.

Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Deixa nos comentários!

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário