Como cuidar de cabelo sintético cacheado? Dicas para o seu cabelo orgânico!

A gente sabe que aqui no Brasil as extensões de cabelo sintético são muito baratas e por isso a gente sempre fica tentado a comprá-las. Acontece que manter um cabelo orgânico nem sempre é fácil, e várias dúvidas surgem na hora dos cuidados. Se você está também se perguntando como cuidar de cabelo sintético cacheado, fique tranquila que eu tenho várias dicas.

As fibras sintéticas, especialmente as orgânicas, são excelentes alternativas para quem deseja mudar de visual de maneira rápida, já que elas vêm de diferentes formas e cores. Além disso, elas são baratas e podem ser compradas em várias lojas.

Aprenda a cuidar da sua fibra orgânica sintética

Muitos que sedem a tentação de comprar extensões de cabelo acabam se frustrando porque não sabem muito bem como cuidar do novo cabelo. Se você está com dificuldades em cuidar do seu cabelo sintético e está procurando dicas para a manutenção para a fibra orgânica, pode investir seu tempo nesses cuidados que contarei agora.

Como você deve saber, eu amo utilizar fibras sintéticas na hora de mudar o visual, e por conta disso, já tenho uma série de cuidados testados e aprovados para compartilhar. Siga as minhas dicas e tenha certeza que o seu cabelo sintético vai durar bastante!

1 – Cuidado na lavagem

Mesmo que o cabelo seja sintético, você precisa lavá-lo regularmente, especialmente se você usa ele diariamente. A lavagem, porém, não precisa ser diária, mas ao menos semanal.

Use shampoo e condicionador para retirar a sujeira e a poeira que pode estar acumulada nos fios. Se você utilizou algum spray de cabelo, ou óleo para estilizar os fios durante o dia, é interessante lavar os fios no final do dia para tirar o produto da cabeça.

Lave com água fria e se o cabelo está na sua cabeça, procure utilizar o shampoo e condicionador que você já usa normalmente, já que ele vai entrar em contato com o seu cabelo natural também. No entanto, evite usar produtos à base de álcool porque eles ressecam a fibra orgânica.

Nos casos em que você está lavando somente a extensão de cabelo, você pode utilizar aqueles truques que envolvem deixar de molho no amaciante, mas sempre tendo certeza de que vai enxaguar bastante depois.

2 – Desembarace com paciência

Existem no mercado alguns sprays desembaraçantes que podem ser passados diariamente em sua extensão, para garantir que os cachos não vão se embolar ao longo do dia. Se você não tem isso em casa, pode fazer uma solução que mistura água e um pouco de creme para pentear em uma garrafa borrifadora e usar a solução na extensão de cabelo sintético.

3 – Evite pentear o cabelo sintético cacheado

No caso do cabelo sintético cacheado, você não precisa pentear tão regularmente porque o ato de pentear pode gerar um frizz desnecessário. No entanto, se você deseja pentear os fios da sua fibra sintética, use uma escova propícia para perucas, ou pentes de setas largas por conta dos cachos.

Não penteie com muita força, ou o cabelo sintético ficará com os cachos sem definição. Além disso, nunca escove-os quando eles estiverem muito secos. O melhor momento para pentear é quando eles estão molhados e sempre comece a desembaraçar das pontas em direção à raiz.

4 – Evite o uso de chapinhas e baby liss

Sempre tenha cuidado ao usar modeladores que usam calor na hora de estilizar a sua extensão de cabelo sintético. É que o cabelo orgânico tende a ficar liso quando exposto a altas temperaturas, então, você pode perder os cachos originais da sua fibra sintética ao utilizar chapinhas e secadores.

Aliás, verifique a temperatura ideal descrita no pacote antes de usar as extensões de fibra orgânica. Exceder o nível de aquecimento irá derreter os fios, e você pode se machucar no processo. Algumas fibras sintéticas não suportam o uso de chapinhas, então, só use se você tem certeza de que o seu cabelo é compatível com esses aparelhos.

Para manter os cachos, restaurar, ou transformar a sua extensão de cabelo sintética, você pode sempre utilizar bigodins, formando os cachos que você deseja, e mergulhá-los em água quente. Depois, basta deixar secar naturalmente e a extensão ficará com o cacho no formato do bigodin.

5 – Corte as pontas para manutenção

Às vezes você vai precisar cortar as pontas que estiverem muito ressecadas com com frizz. Além disso, vez ou outra você precisará da tesoura para tirar um ou outro nó. Mas não fique com pena, lembre-se que o cabelo sintético não dura pra sempre, então, uma hora você vai ter que se livrar dele de qualquer forma…

6 – Cuidado ao secar

O ideal é que você não use secador de cabelo em seu cabelo sintético cacheado, mas a gente sabe que às vezes a pressa vem e a gente sede. Então, use sempre na menor temperatura do secador e seque o máximo possível ao ar livre. O calor do secador pode aumentar o frizz.

7 – Desembarace com os dedos sempre que possível

Você pode desembaraçar e tirar os nós do seu cabelo sintético com as próprias mãos, como uma alternativa ao pente ou escova. Uma vez que o seu cabelo estiver seco, evite tocar muito na fibra já que ela não é real, e pode perder a hidratação mais rapidamente, ficando com aquele aspecto de plástico ressecado.

8 – Separe um tempo para esses cuidados

Todo esse cuidado diário pode tomar algum tempo. Então, reserve ao menos uma meia hora do dia para cuidar dos fios orgânicos. Além disso, lembre-se que mesmo depois de todo o cuidado, alguns fios vão se soltar, e o cabelo sintético pode parecer ressecado. Mas nessas horas, você pode usar alguns truques para renovar a sua fibra. Esses truques contarei em outro post.

O cabelo sintético de qualidade pode durar bastante

Lembre-se de checar a qualidade do cabelo sintético que você está comprando.  É que existem vários níveis de cabelos sintéticos, o orgânico é o mais popular pois lembra muito a fibra humana. Os mais baratos costumam ter um aspecto falso, e não suportam calor.

E essas são minhas dicas. Se você tem alguma dúvida, pode deixar o seu comentário que eu respondo!

O que achou do post? Tem alguma outra sugestão? Conta nos comentários!

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

2 Comentários

  • Ana costa
    dezembro 12, 2017 em 11:01 pm

    Devemos usar o amaciante diretamente no cabelo ou diluir primeiro?

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      dezembro 13, 2017 em 9:55 am

      Importante: você não deve usar o amaciante enquanto o alongamento estiver em sua cabeça. Use o amaciante apenas quando o alongamento estiver fora da sua cabeça. E sim, dilua em água. Um balde para 3 a 5 colheres. Obrigada pela pergunta!

Deixe um comentário