Como escolher um shampoo para cabelo natural?

Existem muitas marcas de shampoo que dizem serem direcionadas à mulheres com a textura de cabelo afro e crespo. E estas linhas prometem os mais variados efeitos: cachos perfeitos, nutrição, brilho, etc… Mas novamente fica a dúvida: quais shampoos para cabelos naturais trazem reais benefícios para  mulheres? Eu conto como descobrir nesse post.

Escolha o shampoo certo para o seu tipo de cabelo

Primeiro, você precisa entender a importância de acertar na escolha: um shampoo que não combina com a textura do seu fio pode deixá-lo ressecado, e bem, você provavelmente não quer isso.

Basta lembrar que um cabelo crespo costuma perder a hidratação mais rapidamente, ou ter pontas mais ressecadas do  que um cabelo liso. Isso acontece simplesmente por conta do formatos do fio: os óleos naturais produzidos pelas glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo não conseguem percorrer todo o comprimento do fio, até as pontas. Nos cabelos lisos, isso costuma ser mais fácil (o que não quer dizer que um cabelo crespo vai ser sempre ressecado, nem que um cabelo liso sempre estará hidratado). Portanto, como essa hidratação natural não consegue percorrer todo o fio, as pontas do cabelo tendem a ser mais ressecadas.

Por isso, antes de escolher por marca A ou B, é importante considerar um número de fatores antes de comprar um shampoo para o seu cabelo sem químicas.

1 – Evite shampoo com sulfatos

O Lauril sulfato de sódio e outros sulfatos são ingredientes comuns em shampoos porque agem como detergentes. Eles fazem um excelente trabalho quando se trata de limpar bem um cabelo ou couro cabeludo, mas deixam o fio de cabelo extremamente seco neste processo. Então, talvez você considere comprar um shampoo natural, ou sem sulfatos. Você pode encontrá-los em lojas de produtos orgânicos, ou em lojas de cosméticos em geral. Lembre-se de olhar os componentes do shampoo para certificar que ele não tem sulfato em sua composição.

2 – Toda regra tem a sua exceção

É claro que cada cabelo reage diferente a um ingrediente, então, existem mulheres negras com o cabelo natural que têm conseguido manter a saúde dos fios mesmo ao usar shampoos com sulfato na composição. Para acertar o que funciona com o seu cabelo é interessante tentar diferentes marcas e usar o que mais se adequou ao seus fios.

De qualquer forma, se você vai usar shampoos com sulfato, uma dica é por optar por aquelas linhas que são feitos especialmente para cabelos crespos ou secos. Existem marcas que oferecem shampoos hidratantes, que compensam os possíveis erros do sulfato no cabelo.

3 – Posso usar shampoo anti-resíduos?

Sim, pode. Eles são excelentes na hora de remover completamente os resíduos de gels, pomadas, musses, e outros produtos que você poderia ter usado em seu cabelo. Mas evite usar frequentemente, o ideal é que ele seja usado a cada 4-6 semanas, ou em um intervalo até maior. Lembre-se de hidratar o cabelo depois de utilizá-lo

E então, o que acharam das dicas? Quais shampoos vocês usam? Vocês usam algum shampoo? Muitas mulheres optam por não lavar o cabelo com shampoo, você é uma delas? Conte para a gente!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

1 comentário

  • Preta
    Fevereiro 15, 2015 em 8:25 pm

    A dica do antiresiduos é super importante, conheço meninas que teimam em usar a cada 15 dias e até mesmo toda semana, danificando extremanente os fios. beijos

Deixe um comentário