Como evitar que o cabelo embarace?

Olhe, vou confessar uma coisa: não existe exatamente uma fórmula mágica para evitar que os cabelos se embaracem. Cabelo afros, crespos, e etc. têm uma pequena tendência a se embaraçar eventualmente – ou se não, não são crespo. E vai ver por isso é que a gente ama tanto, os fios tem vida própria. ❤

De qualquer forma, algumas coisas podem ajudar a evitar que os cabelos naturais embaracem muito rápido. Separei 6 dicas:

1. Hidrate o cabelo

Pode não fazer muito sentido, mas é uma verdade: condicionar e hidratar o seu cabelo diminuem as chances de se embarace o tempo todo. O cabelo ressecado vai ser sempre mais propício a nós e quebra.  Lembre-se de condiciona-lo durante o banho, mas lembre-se que nem sempre só isso é suficiente. Existem várias maneiras de você hidratar o seu cabelo, então, você pode experimentar qual tratamento vai fazer que com seus fios reajam melhor. Tenha sempre em mãos um bom produto leave-in para o uso diário, e faça uma hidratação profunda a cada uma ou duas semanas. A dica para quem tem cabelos oleosos é condicionar apenas as extremidades do fio, e não o couro cabeludo!

2. Durma com fronhas de seda

Ter fronhas de seda é excelente porque elas são gostosas de dormir e ainda ótimas para o cabelo. Cubra o seu travisseiro com fronhas de seda para manter o seu cabelo macio enquanto dorme. Se você não tem, uma solução simples é usar lenços de seda no cabelo, ou colocá-los sobre o travesseiro. O algodão e o o poliester absorvem o óleo natural do cabelo, deixando-o desidratado, e agridem o cabelo porque o atrito entre o fio e a fronha faz com que o seu cabelo se parta. Além disso, por vezes o fio fica preso no algodão ou no poliester, criando nós.

3. Enxague o cabelo com água fria

A água não precisa estar congelando, pode ser fresquinha, viu? A água fria fecha as cutículas do cabelo para que ele permaceça macio e brilhoso, o que vai facilitar o manuseio, o penteado, e vi te auxiliar a mantê-lo sem embaraços durante o seu dia.

4. Utilize cremes para pentear

No mercado existem uma variedade de produtos para pentear e para desembaraçar, que são perfeitos para a hora do desembaraçamento. Desde sprays, a cremes, pomadas e gels: algum vai combinar com o seu tipo de cabelo. Entretanto, se você não quer investir em algo do tipo, você pode fazer o seguinte: pegue uma colher de algum dos seus condicionadores e coloque em uma garrafinha de água. Preencha o resto da garrafa, misture bem e pronto: você acabou de criar seu creme para pentear DIY.

5. Observe o modo como você lava seu cabelo

O jeito como você lava e seca o seu cabelo também influencia em quanto ele vai se embaraçar. Ao lavar o cabelo, faça com ele dividido e seções e use o shampoo apenas no couro cabeludo. O enxague dará conta de limpar o resto do fio. Não bagunce ou crie aquele bolo de fios, sabe?, ao lavá-lo, porque isso cria nós no fio. Apenas exprema o cabelo com cautela e  tá tudo certo.

6. Evite alcool.

Não é parar de beber, essencialmente. O que você deve evitar são produtos com alcool em seus ingredientes. O alcool danifica o cabelo, e o ressecamento que ele provoca pode auxiliar o processo de criação de nós nos fios. Se você puder escolher, prefira produtos naturais.

Para que o nosso cabelo não se embarace tão facilmente, não é tão difícil assim. É só ter paciência e cuidados enquanto o manuseamos.

E vocês, têm alguma outra dica para compartilhar? Conta nos comentários!

Você vai gostar de ler também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *