Como fazer box braids + penteados para se inspirar

tutorial box braids como fazer

Eu vivo repetindo aqui que Box braids (também conhecidas como tranças afro ou de kanekalon)  são um penteado de proteção bastante estiloso e prático, especialmente para quem está passando pelo período de transição. Geralmente, o ideal é fazê-los diretamente em um salão ou com trançadeiras profissionais, mas às vezes a gente está sem dinheiro e precisa fazer em casa. Por isso, resolvi trazer para o blog um tutorial bem bacana de Como fazer box braids.

Se você tem tempo, paciência e cuidado, você consegue fazer em casa, sem problemas. Dividi o post em algumas partes para trazer o assunto do jeito mais detalhado possível. Você pode ler tudo, ou pode ir direto para onde você está querendo entender:

  • Preparação do seu cabelo
  • Preparação do cabelo sintético
  • Como fazer Box Braids
  • Informações gerais e importantes.
  • Inspirações de penteados

Pode parecer difícil, mas se você seguir meu tutorial, vai ficar com um cabelo incrível no final. Aqui está o que você precisa para adotar box braids como um penteado. Vamos lá?

A preparação do seu cabelo

1 – Primeiramente, lave bem o seu cabelo

O ideal é entrançar o cabelo com os fios do seu cabelo natural bem limpos, portanto, um shampoo anti resíduos é o mais indicado. No entanto, se o seu cabelo é seco naturalmente, evite, já que um shampoo comum será suficiente para deixar a raiz e os fios limpos.

Depois, aplique um condicionador. O seu cabelo precisa estar bem hidratado para que resista o período em que ele estará entrançado da melhor forma possível. Neste caso, neste momento, também é possível fazer uma hidratação e finalizar com um creme desembaraçador a base d’água.

2 – Seque bem o seu cabelo

Antes de colocar as suas box braids, é importante que você esteja com o seu cabelo seco. Nessa hora, você pode secar naturalmente, ou usar um secador de cabelo. Eu costumo secar com secador para tirar os cachos e deixar o fio bem desembaraçado, para facilitar a hora da trança.

Como preparar o cabelo sintético?

Lavar o cabelo sintético antes de colocá-lo em sua cabeça é uma das maneiras de prevenir a coceira do couro cabeludo depois da instalação. É que, uma coisa que pouca gente sabe é que o cabelo sintético  que a gente compra para fazer tranças box braids é revestido com uma substância alcalina ( Alkaline Lye). Essa substância costuma ser colocada nos fios para deixar o fio mais resistente, mas ao mesmo tempo, ele pode causar  irritações ao nosso couro cabeludo, deixando a pele seca. Não é regra, mas para evitar tudo isso, tem um jeito bem simples de limpar os fios: Basta lavar o cabelo com vinagre de maçã antes de instalar o penteado.

O passo-a-passo:

1. Encha uma tigela grande o suficiente para o seu cabelo, com água morna.

2. Despeje uma xícara de vinagre de maçã nesta tigela de água.

3. Coloque a raiz do cabelo sintético (na verdade, a parte que ficará em contato com o seu cabelo) na tigela por 20 minutos.

4. Retire o cabelo da água depois desse período. Você vai perceber que vai aparecer umas bolinhas brancas: isso é a substância alcalina.

5. Lave o restante do cabelo com água fria ou em temperatura ambiente.

6. Retire o excesso de água e deixe o cabelo secar livremente.

Como fazer box braids? Um tutorial passo-a-passo

Fiz um tutorial em vídeo para você entender como eu instalo minhas tranças de kanekalon em casa. Aproveita e se inscreve no canal também :-)

Informações gerais e importantes

Não entrance o seu cabelo de maneira muito apertada. Quando você usa tranças muito apertadas, você pode danificar o seu cabelo e até perder alguns fios por conta da alopecia por tracção. Então, se você não quer ficar careca, ouça meu conselho: tranças apertadas mais não tanto assim. Outra dica é cobrir o cabelo com lenço de seda ou dormir em fronhas de seda para fazer com que as tranças durem mais tempo.

Você pode selar as pontas com água quente, queimá-las ou usar elásticos para prender as pontas. Lembrando que também já dei dicas de como cuidar das suas box braids por aqui.

Inspirações de penteados com tranças kanekalon

inspiracao-de-penteados-para-box-braids

Aproveita e pina no seu Pinterest essa imagem para guardar ;-)

E é isso. Tem alguma dúvida? Só deixar nos comentários! Beijinhos e até o próximo post :-)

 

Você vai gostar de ler também...

3 Comentários

  1. Meu que site show.
    Eu uso aplique já tem uns 6 anos e eu estou doida para fazer as tranças, mais estou meia assim com as críticas e comentários que irei receber, e também tenho medo de não me acostumar e ficar feio 😓
    Vocês têm alguma dica de onde comprar e onde colocar aqui em São Paulo ?
    Muito obrigada 😊

    1. Poxa, aí em SP não sei nenhum lugar para te indicar, mas atrás da 25 de março tem uma loja que é especialista em fibras afros, acho que se você ir perguntando, encontra :-)
      E na internet, tem o site da Bella Hair.
      E não se preocupa com os outros não! O importante é você estar bem com o que vê no espelho <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *