Como fazer box braids + penteados para se inspirar

como-preparar-o-cabelo-para-box-braids

Eu vivo repetindo aqui que Box braids (também conhecidas como tranças afro ou de kanekalon)  são um penteado de proteção bastante estiloso e prático, especialmente para quem está passando pelo período de transição. Geralmente, o ideal é fazê-los diretamente em um salão ou com trançadeiras profissionais, mas às vezes a gente está sem dinheiro e precisa fazer em casa. Por isso, resolvi trazer para o blog um tutorial bem bacana de Como fazer box braids.

Se você tem tempo, paciência e cuidado, você consegue fazer em casa, sem problemas. Dividi o post em algumas partes para trazer o assunto do jeito mais detalhado possível. Você pode ler tudo, ou pode ir direto para onde você está querendo entender:

  • Preparação do seu cabelo
  • Preparação do cabelo sintético
  • Como fazer Box Braids
  • Informações gerais e importantes.
  • Inspirações de penteados

Pode parecer difícil, mas se você seguir meu tutorial, vai ficar com um cabelo incrível no final. Aqui está o que você precisa para adotar box braids como um penteado. Vamos lá?

A preparação do seu cabelo

1 – Primeiramente, lave bem o seu cabelo

O ideal é entrançar o cabelo com os fios do seu cabelo natural bem limpos, portanto, um shampoo anti resíduos é o mais indicado. No entanto, se o seu cabelo é seco naturalmente, evite, já que um shampoo comum será suficiente para deixar a raiz e os fios limpos.

Depois, aplique um condicionador. O seu cabelo precisa estar bem hidratado para que resista o período em que ele estará entrançado da melhor forma possível. Neste caso, neste momento, também é possível fazer uma hidratação e finalizar com um creme desembaraçador a base d’água.

2 – Seque bem o seu cabelo

Antes de colocar as suas box braids, é importante que você esteja com o seu cabelo seco. Nessa hora, você pode secar naturalmente, ou usar um secador de cabelo. Eu costumo secar com secador para tirar os cachos e deixar o fio bem desembaraçado, para facilitar a hora da trança.

Como preparar o cabelo sintético?

Lavar o cabelo sintético antes de colocá-lo em sua cabeça é uma das maneiras de prevenir a coceira do couro cabeludo depois da instalação. É que, uma coisa que pouca gente sabe é que o cabelo sintético  que a gente compra para fazer tranças box braids é revestido com uma substância alcalina ( Alkaline Lye). Essa substância costuma ser colocada nos fios para deixar o fio mais resistente, mas ao mesmo tempo, ele pode causar  irritações ao nosso couro cabeludo, deixando a pele seca. Não é regra, mas para evitar tudo isso, tem um jeito bem simples de limpar os fios: Basta lavar o cabelo com vinagre de maçã antes de instalar o penteado.

O passo-a-passo:

1. Encha uma tigela grande o suficiente para o seu cabelo, com água morna.

2. Despeje uma xícara de vinagre de maçã nesta tigela de água.

3. Coloque a raiz do cabelo sintético (na verdade, a parte que ficará em contato com o seu cabelo) na tigela por 20 minutos.

4. Retire o cabelo da água depois desse período. Você vai perceber que vai aparecer umas bolinhas brancas: isso é a substância alcalina.

5. Lave o restante do cabelo com água fria ou em temperatura ambiente.

6. Retire o excesso de água e deixe o cabelo secar livremente.

Como fazer box braids? Um tutorial passo-a-passo

Fiz um tutorial em vídeo para você entender como eu instalo minhas tranças de kanekalon em casa. Aproveita e se inscreve no canal também :-)

Informações gerais e importantes

Não entrance o seu cabelo de maneira muito apertada. Quando você usa tranças muito apertadas, você pode danificar o seu cabelo e até perder alguns fios por conta da alopecia por tracção. Então, se você não quer ficar careca, ouça meu conselho: tranças apertadas mais não tanto assim. Outra dica é cobrir o cabelo com lenço de seda ou dormir em fronhas de seda para fazer com que as tranças durem mais tempo.

Você pode selar as pontas com água quente, queimá-las ou usar elásticos para prender as pontas. Lembrando que também já dei dicas de como cuidar das suas box braids por aqui.

Inspirações de penteados com tranças kanekalon

inspiracao-de-penteados-para-box-braids

Aproveita e pina no seu Pinterest essa imagem para guardar ;-)

E é isso. Tem alguma dúvida? Só deixar nos comentários! Beijinhos e até o próximo post :-)

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

3 Comentários

  • Mayara Cristina
    novembro 10, 2016 em 12:35 pm

    Meu que site show.
    Eu uso aplique já tem uns 6 anos e eu estou doida para fazer as tranças, mais estou meia assim com as críticas e comentários que irei receber, e também tenho medo de não me acostumar e ficar feio 😓
    Vocês têm alguma dica de onde comprar e onde colocar aqui em São Paulo ?
    Muito obrigada 😊

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      novembro 13, 2016 em 9:28 pm

      Poxa, aí em SP não sei nenhum lugar para te indicar, mas atrás da 25 de março tem uma loja que é especialista em fibras afros, acho que se você ir perguntando, encontra :-)
      E na internet, tem o site da Bella Hair.
      E não se preocupa com os outros não! O importante é você estar bem com o que vê no espelho <3

  • Millara Guedes
    maio 17, 2017 em 9:27 pm

    Amei o videos, eu tambem coloco as minha tranças
    Estou me preparando pra colocar de novo.

Deixe um comentário