Como fazer o cabelo crescer mais rápido

Para algumas sortudas, ter um cabelo estilo rapunzel é bastante fácil: o cabelo simplesmente cresce. Para outras como nós, é preciso paciência, esforço, e algumas mudanças na rotina. Se você também está procurando a fórmula de como fazer o cabelo crescer mais rápido, saiba que não existe mágica, mas algumas atitudes podem te ajudar certamente. Eu conto todas elas neste post!

20 atitudes que fazem o cabelo crescer mais rápido

Se parece que o seu cabelo não passa de certo comprimento, não importa o que você faça, saiba que essas dicas vão te ajudar a ter melhores resultados. Confira como fazer para que o seu cabelo cresça mais rapidamente.

1 – Corte as pontas regularmente

Por mais irônico que pareça, as tesouras são amigas do seu cabelo. Embora na prática, o corte não influencie diretamente no crescimento do fio, na verdade, cortar as pontas do cabelo vai prevenir pontas duplas ou ressecadas (vilãs de quem quer ter um cabelo grande e saudável). Por muitas vezes, as pontas do nosso cabelo estão tão danificadas que nos obrigam a fazer um corte maior do que a gente gostaria de fazer. Se você apara as pontas com frequência, e cuida da saúde do fio por inteiro, você não vai ter esse problema.

2 – Use condicionar e algum creme hidratante todas as vezes que você lavar o cabelo com shampoo

Há quem lave o cabelo apenas com o shampoo, mas esse é um erro. Os condicionadores e cremes hidratantes servem para amenizar o fator desgastante dos shampoos.

Além disso, com o passar do tempo, a coloração ou outros tratamentos químicos, e o excesso de chapinhas e secadores começam a deixar os nossos fios mais finos nas pontas. O condicionador e a hidratação ajudam a substituir os lipídios e as proteínas  do fio do cabelo, selando a cutícula para evitar que ocorram mais danos.

3 – Não lave a cabeça com shampoo todos os dias

O objetivo do shampoo é lavar a sujeira e o acúmulo de produtos do nosso cabelo. Acontece que sua ação detergente também pode tirar os óleos naturais essenciais presentes em nosso fio. São esses óleos que mantêm os fios macios e saudáveis junto com ele. Por isso, se possível, evite lavar a cabeça com shampoo todos os dias; e quando você realmente precisar de shampoo, seja mais gentil usando apenas uma parte do produto no seu couro cabeludo. O enxague vai cuidar da limpeza do restante do fio quando a espuma deslizar para baixo.

5 – Faça tratamentos com óleos naturais ou mascaras capilares

Eu já falei aqui no blog e você deve saber que na aromaterapia, vários óleos essenciais  são utilizados para o crescimento dos fios de cabelo. Eu até tenho um post falando sobre os melhores óleos para o crescimento do cabelo.

6 – Considere tomar vitaminas

Como você deve saber, seu corpo requer muitos nutrientes vitais para que os novos cabelos nasçam saudáveis. Isso inclui proteínas e uma série de minerais essenciais.

Antes de qualquer coisa, é bem interessante dar uma olhada em sua dieta. Se você vem seguindo uma dieta equilibrada, e mesmo assim não estar conseguindo obter a quantidade adequada de todos os nutrientes necessários para que novos fios nasçam mais fortes e rapidamente. Se você percebe que isso está acontecendo, converse com o seu médio e verifique com ele a necessidade de tomar suplementos que ajudam no crescimento do cabelo.

7 – Tome cuidado ao desembaraçar o seu cabelo

Acho que já falei aqui, mas não custa nada reforçar: o penteado, se feito de forma incorreta, pode danos físicos aos cabelos. Por isso, se você vai desembaraçar o cabelo, certifique-se de começar a partir das pontas e calmamente ir desembaraçando até a raiz do cabelo. Aliás, se você quer aprender a pentear seu cabelo da maneira correta, dá uma olhada no post que eu fiz sobre como desembaraçar o cabelo.

8 – Durma com fronhas de seda

Cetim também serve. Na verdade, o ideal é que você escolha uma fronha que tenha uma superfície macia, pra não criar atrito entre os seus fios (que podem gerar nós e quebras). A seda garante que você acorde com menos nós nos fios.

9 – Evite secar o cabelo com toalha felpuda

O atrito dos fios com a toalha pode causar muita quebra, especialmente quando você a enrola na cabeça. É que na hora de secar, nosso cabelo fica preso nas fibras da toalha e todo aquele movimento pode puxar os fios mais sensíveis e frágeis.

10 – Se você usa muito “rabo de cavalo”, mude a posição do laço de tempos em tempos

Essa é uma dica que não ouço muito por aí, mas se trata de um movimento fácil que pode ajudar a manter a integridade de seus fios. É que se você prende o cabelo sempre no mesmo lugar, o laço de cabelo pode enrolar nos fios, deixando-os mais propícios a quebra. Mudando a posição do rabo de cavalo, você garante que os fios continuarão a crescer forte e livre de dano.

11 – Evite prender os fios de forma muito apertada

Especialmente se você descoloriu o cabelo recentemente (ou fez algum outro processo químico), e está sentindo que ele está muito frágil, evite prendê-lo. É que o seu cabelo pode passar por uma quebra bem comum, onde o fio se parte onde a tensão do laço de cabelo está.

Se você precisa prender o cabelo, e está passando por um período em que ele está muito frágil, trate-o e  gentilmente torça seu cabelo em um coque, prendendo com um grampo.

12 –  Enxague o cabelo com água fria

hÁ quem não acredite, mas isso realmente ajuda fazer com que os cabelos cresçam saudáveis por mais tempo. A água fria assenta a camada externa do fio, selando o cabelo mais suavemente, o que ajuda a evitar a perda de umidade. Você não precisa ficar muito tempo na água fria, alguns segundos já fazem diferença.

13 – Faça massagens no seu couro cabeludo

Massagear o couro cabeludo é excelente porque aumenta o fluxo sanguíneo para os folículos pilosos, estimulando o crescimento do cabelo. Você pode massagear durante o banho, ou tentar o método de inversão para crescimento dos cabelos.

14 – Beba mais água

Como já falei por aqui no blog, água representa hidratação de dentro pra fora. Beber água ajuda a manter o cabelo hidratado e ajuda o nosso corpo a eliminar as toxinas indesejadas. Se o seu cabelo está ressecado, pode ser um indício de que você precisa tomar mais água. Isso com certeza vai ajudar o seu cabelo ficar mais forte e menos propensos a quebra, o que é essencial para o crescimento do cabelo.

15 – Tenha uma dieta saudável

Essa é aquela dica que vale pra tudo, né? Você já deve imaginar que Comer uma dieta rica em proteínas, vitaminas e minerais vitais é um pré-requisito essencial para o crescimento saudável do cabelo.

Para que os fios cresçam mais rápido, opte por alimentos ricos em vitaminas A, B, C e E, ferro, zinco, cobre, magnésio e selênio. O complexo de vitamina B, em particular, é extremamente importante para ver fios mais longos rapidamente.

Peixe, sementes de linho, nozes, feijões, abóbora, azeite e outros alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 são ótimos para estimular o crescimento do cabelo, pois cerca de 3% da composição dos nossos fios é feita de ácidos graxos ômega-3.

Na sua dieta para nutrir seu cabelo e couro cabeludo, também inclua alimentos como leite, queijo, iogurte, frango, ovos, grãos inteiros, salmão, espinafre, brócolis, pimentões, repolho, salsa, toranja, abacate, pão integral, aveia e alfafa em sua dieta . Além disso, tome sucos de frutas e vegetais frescos, como laranja, toranja, cenoura, beterraba e suco de alface.

16 – Livre-se do estresse

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes, já que o estresse é um dos principais fatores que causam queda de cabelo. Acredita-se que o estresse é capaz de alterar o ciclo de crescimento capilar, fazendo com que os nossos fios passem mais tempo na fase telógena ( que é a fase em que perdemos fios).

17 – Compre produtos ricos em Aloe vera

Aloe vera auxilia no crescimento do cabelo e previne a perda de cabelo. Ele é um composto que também reduz a caspa e ajuda a restaurar o brilho natural do seu cabelo. Só coisa boa!

18 – Evite chapinhas e secadores

Para evitar danos causados pelo calor, use seu secador, chapinha e baby liss nas menores temperaturas dos aparelhos, ou só use quando você tiver aplicado protetores de calor para proteger seus fios. No fundo, no fundo, você sabe que aquele cheiro de cabelo queimado que sobe quando você usa chapinha não pode ser boa coisa…

19 – Consulte seu médico para verificar problemas maiores

Não adianta nada se esforçar para fazer o cabelo crescer se você tiver problemas que você desconhece em sua saúde. A queda frequente dos fios pode ser consequência de outros distúrbios, e só um médico pode te dizer com certeza.

Certos medicamentos, como pílulas anticoncepcionais ou antidepressivos, e outros, também podem contribuir para problemas como desbaste do cabelo e perda do fio. Não bastasse isso, existem dermatites e infecções do couro cabeludo que podem causar a perda capilar. Um médico pode te ajudar a identificar tudo isso e encontrar bons tratamentos.

20 – Tenha paciência

Lembre-se que você não vai conseguir um cabelo de Rapunzel da noite pro dia. Na prática, a maior dica que eu posso te dar é ter um pouco de paciência.

E é isso. Se você está tentando fazer o cabelo crescer mais rápido, siga essas dicas para um resultado satisfatório.

Se você tem alguma dúvida, pode deixar nos comentários!

 Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.

 

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário