Como lavar box braids?

As box braids, também conhecidas como tranças kanekalon ou tranças rastafari, são um excelente penteado de proteção, e não me canso de dizer isso. É que elas nos dão a liberdade de passar um ou dois meses sem se preocupar com o cabelo. Digo, sem se preocupar muito, não é? Porque quem coloca box braids, ou planeja colocar, sabe que o penteado só protege se você sabe como cuidar dele. É por isso que sempre fica a pergunta: como lavar box braids?

Sim, porque especialmente quando você estiver usando box braids, você vai precisar lavar o seu cabelo. É a única forma de garantir que o seu couro cabeludo não vai sujo, irritado ou dando coceira. Além disso, a lavagem também é uma forma de hidratar o cabelo entrançado.

Como muita gente me pergunta como faço para lavar as minhas box braids, resolvi explicar o meu processo nesse post. Espero que seja útil pra todo mundo!

Lavando as suas box braids

O que você vai precisar:

  • 2 Garrafinhas Spray
  • Shampoo
  • Condicionador (bem pouquinho, quase nada).
  • Toalha
  • Espelho

Como lavar as tranças kanekalon?

1 – Dilua o Shampoo e o Condicionador que você costuma usar.

Para diluí-los, encha pela metade as garrafinhas spray com água e coloque um pouco de shampoo em uma delas, e uma gotinha de condicionador na outra. É importante diluir o shampoo e o condicionador porque como o seu cabelo está trançado, fica mais difícil retirar esses dois produtos do cabelo.

2 – Coloque o shampoo em seu couro cabeludo primeiro.

Você pode fazer isso em perto de uma pia, ou mesmo no chuveiro. O couro cabeludo é o que mais precisa de atenção, já que ele tem mais chances de criar caspas e gerar acúmulo de sujeira. Portanto, passe um pouco da mistura de shampoo com água em seu cabelo, começando pelo couro cabeludo. Para facilitar o processo, você pode dividí-lo em seções. Com as pontas dos dedos, massageie o seu couro cabeludo, tomando cuidado para que não gere muito frizz.

3 – Borrife o shampoo nas pontas

Depois que você terminou de aplicar o shampoo no seu couro cabeludo, é hora de espalhar a mistura no resto do cabelo. Vale lembrar que quando você começa a esfregar o couro cabeludo, a mistura com o shampoo já vai escorrer para o resto do cabelo. Então, não precisa esfregar muito as pontas. Faça movimentos suaves para que elas não se desmanchem.

4 – Enxague

Agora você pode voltar ao chuveiro ou pia e enxaguar bem o shampoo do seu cabelo.

5 – Passe o condicionador.

Borrife o condicionador no comprimento do seu cabelo, e muito pouco sobre a raiz. Deixe por cinco minutinhos e enxague bem.

6 – Remova o excesso de água

Torça bem o seu cabelo. Quando sentir que saiu a maior parte da água, cubra ele com uma toalha e deixe-o assim por cerca de 10 minutos. Depois, solte as tranças e deixe-as secar naturalmente. Levam algumas horas para que elas sequem completamente, portanto, recomendo sempre que a lavagem seja feita no começo do dia.

Há quem seque com secador, mas eu prefiro naturalmente :-)

E qual é a frequência das lavagens?

É importante lavar o cabelo, mas não convém lavar todos os dias porque isso faz com que as tranças envelheçam mais rápido, fiquem com frizz e saiam com mais facilidade. O ideal é que você lave suas box braids a cada 3 dias. O tempo pode variar se o seu cabelo for do tipo oleoso ou não.

É isso. É assim que eu lavo minhas box braids. Há outras formas de lavar e você vai encontrar muitas técnicas diferentes por aí, mas essa é a que tem funcionado comigo.

O que acharam do post? Conhece alguma outra forma de lavar box braids? Conta nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

23 Comentários

  • Natiele
    julho 4, 2016 em 10:48 am

    Já usei várias vezes, mas é sempre bom saber outras dicas.
    Por exemplo, eu apenas lavava com shampoo diretamente no couro e não usava condicionador. Quando tirava, meus cabelos ficavam ressecados.
    Adorei.

  • Olivia
    julho 15, 2016 em 10:54 am

    Olá eu queria saber se pode ir ao mar com as box braids e se tem que tomar algum cuidado

  • Tinna
    agosto 10, 2016 em 11:07 pm

    Posso lavar á seco? Ou prejudica a trança?

  • Celia
    agosto 26, 2016 em 8:38 am

    Acho lindo essas trancinhas, mas penso que danifica muito os fios naturais. Pq os cabelos ficam muito tempo sem respirar, sem hidratação com outros produtos…
    Qual o valor em media do pacote dessas tranças, e quanto custaem media para aplicar?
    Obrigada desde já.

    • Luana Maranis
      setembro 16, 2016 em 8:01 am

      O valor é 20 reais dependendo do lugar. Para aplicar no mínimo é 80 reais

  • Maria aparecida
    outubro 17, 2016 em 7:44 pm

    Boa noite minha filha está fazendo essas tranças, e ficou show. e vou colocar agora queria uma dica
    tenho cabelos tingido de platinado; qual a cor das tranças ficaria legal e minha raiz já está crescendo.

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      outubro 17, 2016 em 9:23 pm

      Oi Maria! Algumas fibras, especialmente da marca Xpression, têm tons ombrê. Com a raiz mais escura, acredito que esse tom combine :-)

  • Natália
    outubro 21, 2016 em 10:28 pm

    Oi Stephanie. Tudo bem?
    Tenho muuuuuitaa duvidas perante ao uso das box braids. Uso mega hair permanenteado e quero me livra-los deles pois quebra muito o meu cabelo por causa da cola (parou de quebrar um pouco pois mudei de cabeleireira e ela entendo de cabelo afro). Mas tenho dúvidas perante a cor. E quantos pacotes de cabelo sintético preciso pra ficarem mais grossinhos? Obrigada desde já é muito sucesso!!

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      outubro 22, 2016 em 6:31 pm

      Eu também usei mega hair de queratina um tempo, Natália, mas o meu cabelo até que não quebrou tanto assim. Então, minha primeira dica é dar uma revisada na alimentação e conferir se o cabelo tá hidratado pra resolver essa quebra aí :-)
      Sobre a quantidade de pacotes, poxa, eu não vou saber te indicar. O que posso te contar é que uso quatro pacotes e meio, mas sempre corto a fibra ao meio. Então, acho que 5 pacotes é o mínimo que você pode comprar se quiser tranças do mesmo tamanho que as minhas. Será que te ajudei? :-)

  • Ana Brandão
    novembro 6, 2016 em 6:11 pm

    Olá
    Meu cabelo é cacheado
    Hidratado comprimento médio
    Abaixo dos ombros
    quero colocar só pra mudar o visual
    Mas tenho medo de quebrar os fios na hora de retirar ou na falta de hidratação…alguma dica pra qnd os cabelos já são cacheados

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      novembro 7, 2016 em 2:22 pm

      Oi! Então, as tranças não vão estragar o seu cabelo se você seguir o tempo correto para a retirada, usar fibras de qualidade, e ter os cuidados básicos que já compartilhei aqui em outros posts. A minha dica é que se você tem receio pela saúde dos fios, tente usar por um tempo curto. Coloque apenas por uma semana e veja como os seus fios se comportam. Depois, dependendo do resultado, você decide se quer arriscar por mais tempo, ou não :-)

      Outra dica é, já que o seu cabelo é comprido: experimenta entrança-los sem colocar fibras de kanekalon e vê como ele se comporta. Já é uma forma de testar como você vai lidar com o seu cabelo entrançado :D

      Ah! E depois da retirada das tranças, é realmente importante hidratar bem o cabelo pra que ele volte para a sua forma natural normalmente, viu? :-)

  • Denise Nascimento
    novembro 15, 2016 em 12:37 am

    Oi, Stephanie! Vou colocar box braids essa semana e gostaria de tirar uma duvida…pode hidratar o cabelo com as tranças? Obrigado!

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      novembro 16, 2016 em 12:46 pm

      Oi Denise. Olha, opinião pessoal, eu não recomendo. O seu cabelo entrançado é mais difícil de secar e de lavar também. As chances de você não conseguir tirar todo o hidratante do cabelo e deixá-lo com acúmulo de resíduos são muito grandes. O cabelo úmido e com resíduos tem grandes chances de ficar danificado. Logo, a hidratação pode não ajudar nesse caso.

  • Mayara Paula
    dezembro 19, 2016 em 6:17 pm

    O que fazer para parar a coceira ?
    Fiz as tranças tem 1 semana e coçam muito .

  • Joice Silva
    abril 23, 2017 em 10:13 am

    Olá! Preciso de ajuda! Coloquei as tranças tem um pouco mais de um mês e já tive de fazer manutenção! Coloquei com uma garota, passou uns 10 dias as tranças começaram a desfazer, aí resolvi arrumar com outra pessoa, e novamente sem nem 10 dias elas está desfazendo! A última pessoa com quem coloquei disse que eu lavo demais, ela disse que devo lavar de 15 em 15, mas eu acho impossível meu cabelo sobreviver sendo lavado tão poucas vezes, lavo duas vezes na semana, mas tô pagando caro e não tô gostando do resultado, não sei mais o que fazer.

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      abril 23, 2017 em 12:25 pm

      Tenta lavar 1 vez por semana. Acho que isso já vai te ajudar. :-)

      • Joyce
        abril 24, 2017 em 12:21 am

        Tenho cabelo liso. Será que posso usar??? Tenho muita vontade! Como faz pra ir pra academia? Fico muito suada e molho a raíz todos os dias pela academia, como faz???

        • Stephanie Pereira
          Stephanie Pereira
          maio 1, 2017 em 10:31 pm

          Como o seu cabelo é liso e você teria que lavar bastante por conta da academia, as tranças se desmanchariam muito rapidamente.

  • Edrielle
    maio 25, 2017 em 9:43 pm

    oi lindona, me esclarece uma duvida meu cabelo ele ta no comprimento um pouco acima do peito, se eu fizer vai ficar bom ? porque pelas fotos das garotas que eu vi todas tem o cabelo curtinho

Deixe um comentário