Como lavar o cabelo sem shampoo?

08Evitar o uso de shampoos na hora da lavagem é uma excelente alternativa para evitar o ressecamento dos fios causado pelos sulfatos presentes nesses produtos. Se você já se perguntou sobre como lavar o cabelo sem shampoo, saiba que isso é mais fácil do que você imagina!

Lavar os fios sem shampoo é possível! Saiba como:

Aqui vão algumas dicas de como você pode limpar os cabelos sem a utilização do shampoo:

Co-lavagem

Já conhecido de muitas pessoas, no processo de co-lavagem você lava o seu cabelo apenas com o condicionador. Ele ficará tão limpo quanto se fosse lavado apenas com shampoo, e a melhor parte é que você pode repetir o processo quantas vezes quiser, já que com o condicionador não existe o risco de o seu cabelo ficar ressecado. Então, é simples: separe seu produto preferido, aplique no seu cabelo molhado, enxague e repita a operação. Só tome cuidado para não passar muito produto no seu cabelo porque o excesso pode deixá-lo com frizz, extremamente macio, resultando em uma textura pastosa. Se você fez co-lavagem e exagerou no condicionador, lave bem usando água gelada ou fria, enxaguando-o novamente.

Vinagre de Maça

Sim, por mais bizarro que pareça, ele pode ser usado para a limpeza do seu cabelo. Quando diluido corretamente, o ph do Vinagre de Maçã atinge o mesmo valor do Ph do cabelo natural. Isso vai ajudar na limpeza e proteção do fio, bem como vai fazer com que suas cutículas guardem melhor a hidratação que lhes são aplicadas. Misture 1 colher de  chá de vinagre de maçã para cada 4 copos de água, e coloque a solução em seu cabelo. Preste atenção: você só precisa de 1 colher de chá, não vá exagerar! E tem que ser vinagre de maçã, nada de colocar alcool no cabelo, ok? O vinagre também pode ser interessante de ser usado depois de uma co-lavagem.

Amido de Milho

O amido funciona como um “shampoo seco”. Ele não limpa o seu cabelo, obviamente, mas ele auxilia na absorção da oleosidade. Aplique um pouco no seu cabelo, retire o bem o excesso com ele ainda seco e depois enxague normalmente.

Mas é importante saber que se você se expôs a situações onde o seu cabelo ficou bastante sujo, ou se você nadou em água com cloro, estas alternativas não são suficiente para retirar a química e outras impurezas. Será necessário usar shampoo mesmo.

Substitua o shampoo, mas não pare com ele

Você não precisa parar de usar shampoo. Mas existem muitas razões para você diminuir o número de aplicações  em benefício do seu cabelo, a maior delas é evitar o ressecamento do cabelo. As glândulas sebácias presentes em nosso couro cabeludo produzem óleos com o propósito de lubrificar e nutrir os fios de cabelo, prevenindo a sua quebra. O óleo passeia pelo cabelo, da raiz até as pontas, num processo que é um pouco mais lento em cabelos muito crespos. É por isso que vez ou outra você acha que a sua raiz é oleosa, e suas pontas ressecadas: o óleo não conseguiu percorrer todo os fios.

Alguns shampoos possuem ingredientes que deixam a situação pior para cabelos crespos ou muito crespos.  O lauril sulfato de sódio, por exemplo, é um componente detergente já conhecido por deixar os cabelos extremamente secos, e ele está presente na maioria dos shampoos. E se o seu cabelo já tende a ser naturalmente mais seco, um shampoo com ingredientes como esse pode fazer estragos! É claro que existem os condicionadores, que surgiram exatamente para combater os efeitos de ressecamento dos shampoos. Ainda assim, dependendo da saúde do seu cabelo, um shampoo errado pode acabar de fazer o estrago.

Não queremos no entanto que você estinga os shampoos do seu cronograma capilar. Eles ainda são as melhores formas de limpar o couro cabeludo. Ainda assim, vale lembrar que muitas mulheres estão usando alternativas para que o seus cabelos recuperem a saúde. E se você gosta de shampoos, e não abre mão deles, existem shampoos livres de sulfato disponíveis no mercado.

Finalmente, se você está com dúvidas antes de testar qualquer uma das dicas aqui, consulte um dermatologista.

E vocês, o que fazem para limpar o cabelo?

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

2 Comentários

  • Preta
    Fevereiro 21, 2015 em 3:13 am

    Adooooorei as dicas! Eu já vi algumas pessoas falando que dava sim, para lavar o cabelo sem shampoo mas ninguém ainda tinha testado, pra comprovar hahaha. Fiquei com vontade de testar lavar só com o condicionador, vamos ver se dá certo!

    Beijão!!

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

  • Jussara Martins
    outubro 26, 2016 em 12:34 am

    Buscando me atualizar para atender a demanda de mercado, encontrei esse site. Fiquei encantada, pois tirei várias dúvidas ao mesmo tempo. Cabelo afro seguindo uma linha mais natural esta dominando o mercado. crochet braids vem em seguida fazendo a cabeça da mulherada. Aqui na minha cidade está engatinhando. Estou me atualizando usando as rede sociais, porém eu não estou encontrando sugestão de preços… Quanto cobrar por um permanente afro? Quanto cobrar por um crochet braids?

Deixe um comentário