Como retirar box braids sem danos ao cabelo?

retrato aproximado de moça com box braids

Se você já usou box braids, sabe que as tranças podem deixar a nossa vida muito mais fácil: a manutenção é tranquila, e a gente sempre está pronta para qualquer compromisso em poucos minutos! Infelizmente, elas não duram pra sempre e uma hora a gente tem que desfazê-las. É por isso que a gente tem que prestar atenção, tanto na hora de colocar, quanto na hora de retirar as box braids para não causar danos ao cabelo.

É por isso que preparei esse post te dando dicas fundamentais para retirar as box braids sem causar danos ao seu cabelo.

A melhor maneira de retirar as box braids

1 – Corte as pontas

Antes de começar a desmanchar as tranças, uma dica que pode facilitar a sua vida é a de cortar as extensões sintéticas. Isso vai otimizar o tempo para desfazer a box braids e te dar mais controle durante todo o processo. Se você vai cortar as tranças bem próximo ao comprimento do seu cabelo, tome cuidado para não cortar demais e acabar levando o seu fio natural junto. Além disso, corte uma trança de cada vez, e não todas ao mesmo tempo.

2 – Divida o cabelo em partes na hora de desentrançar o cabelo

Separe o seu cabelo em 6 grandes mechas e trabalhe uma parte de cada vez para que o trabalho seja menos cansativo.

3 – Comece com a parte de trás do cabelo

Também para otimizar o tempo e te deixar menos atrapalhada, comece desmanchando as tranças na parte de trás do cabelo. Para desmanchar as tranças, comece pelas pontas e vá subindo aos poucos, desembaraçando os fios com os dedos. Se você acha que vai ficar mais fácil, unte os seus dedos com algum óleo leve, como o de argan. Você também pode aspergir um pouco de condicionador e água nos seus fios se isso vai facilitar o trabalho (mas cuidado para não exagerar).

4 – C0mece a desembaraçar com os dedos

Depois que você retirou todas as tranças, é hora de desembaraçar o cabelo! Eu já falei aqui sobre atitudes que você deve fazer depois de tirar as suas box braids, mas vou reforçar aqui que você deve começar desembaraçando os fios com os dedos! Nada de colocar o pente na cabeça ainda!

Desembarace os seus fios com cuidado e carinho, usando os dedos, sempre no sentido das pontas até a raiz. Lembre-se que nessa hora, é bem normal que você veja muitos fios de cabelos quebrados. É que na verdade, estudos indicam que a gente perde cerca de 50 a 150 fios de cabelo por dia. É provável que todo o cabelo que você vê depois que tirou as tranças já estava quebrado há bastante tempo, mas não tinha para onde ir porque estava preso nas box braids.

Só depois que você desembaraçou os seus fios com os dedos é que você pode usar um pente. Use o de seta larga e se possível, penteie com o auxílio de cremes para pentear.

5 – Lave o cabelo com shampoo e condicionador

Essa é a hora de você lavar bem o couro cabeludo e retirar o acúmulo de produtos que estava na sua cabeça enquanto você usou box braids. Se possível, faça essa lavagem trabalhando com o cabelo em partes para que você tenha certeza de que os fios ficarão limpos.

6 – Faça uma hidratação profunda

Depois de tirar o shampoo e o condicionador da cabeça, é hora de hidratar os fios para garantir que eles fiquem saudáveis. Nessa hora, prefira cremes destinados a cabelos danificados ou ressecados, já que neles a composição de hidratantes é maior.

Depois de tudo isso, tente não colocar as box braids logo em seguida. Dê um descanso para o seu couro cabeludo e se possível, dê uma pausa de duas semanas antes de colocar as box braids de novo.

E eu acho que é isso. O que achou das dicas? Conta aqui nos comentários!

Você vai gostar de ler também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comente com o Facebook