Cortes de cabelo afro masculino: confira 20 Inspirações

Se você é homem e tem o cabelo cacheado, crespo, ou afro, aqui vai um conselho: não fique preso ao mesmo estilo de sempre. Acredite, você não precisa ter medo de ousar! Existem inúmeras possibilidades de cortes de cabelo afro masculino para você se inspirar a encontrar o melhor visual.

Para provar que o cabelo afro pode ser bastante versátil, separei sugestões e algumas dicas ao longo do post que vão ajudar você a encontrar o estilo que combina com você, enquanto mantém os seus fios saudáveis e fortes. Você deve estar aí pensando que encontrar um corte para cabelo afro masculino deve ser algo difícil, mas esse é um engano. O cabelo crespo pode ser mais diversificado do que muita gente acredita.

Para encontrar o corte certo para você, tudo o que você precisa é entender qual é o seu tipo de cacho – que pode ser cacheado, crespo ou afro. Depois, basta dar uma olhada nas muitas inspirações de cortes e penteados que eu trouxe aqui!

Cortes de Cabelo Afro Masculino para se inspirar!

O cabelo afro masculino pode ter diferentes estilos (que vou mostrar mais abaixo) porque o seus fios formam padrões de cacho que podem ser manipulados de diferentes formas. Mas para manter um corte sempre bonito, é importante prestar atenção em alguns fatores:

  • Lembre-se que a saúde dos fios costuma começar de dentro pra fora. Alimente-se bem, tenha hábitos saudáveis, e evite situações de muito estresse para que problemas na saúde não afetem o crescimento e desenvolvimento dos seus fios de cabelo.
  • Mantenha o seu cabelo hidratado.
  • Tenha em mente que nenhum cabelo fica perfeito do dia para noite. Sempre que você muda de visual, passa por um período de adaptação até se acostumar com os novos cuidados.
  • Inspire-se, mas lembre-se que você é você. Seu cabelo pode ficar parecido, mas jamais será exatamente igual ao de uma revista. E tudo bem.

Se você está pensando em adotar um novo corte de cabelo, dá uma olhada nas ideias abaixo:

1 – Natural, longo e sem um corte visível

Eu sei que a ideia é falar de cortes, mas eis um penteado que pouca gente com cabelo crespo experimenta: deixa-lo crescer de verdade. Se o seu cabelo tem uma textura afro, e você ainda não sabe como ele é de verdade, talvez seja a hora de experimentar passar um período sem cortes, fazendo com que ele cresça de forma natural.  Você vai ver que esse pode ser um estilo bastante charmoso e pode até se surpreender. Apenas lembre-se de hidratá-lo durante a jornada.

2 – Corte Riscado – Shaved Side Part

Também conhecido como “Shaved Side Parting Line”, esse corte é aquele em que o cabelo está curto em toda a extensão da cabeça, e raspado em uma linha lateral, formando uma divisão. Esse corte de cabelo afro masculino faz um homem parecer distinto, já que o visual é elegante, limpo e sofisticado.

3 – Curto e Naturalmente crespo – Short Fro

Esse é um dos cortes masculinos para cabelo afro mais populares, e pode ser visto em diferentes variedades de estilo. A ideia aqui é cortar o cabelo bem próximo da raiz, com no máximo 5 centímetros de comprimento. O corte dá acabamento, e emoldura o rosto, mas também retira as pontas ressecadas, deixando apenas o crescimento saudável em sua cabeça.


4 – Cortes com Shape – Flat Top

Às vezes, tudo que você precisa para deixar o visual ainda mais estiloso é dar um formato diferente aos seus cachos. O Flat top é um desses cortes afros masculinos cheios de estilo e personalidade, que se popularizou nos anos 90, mas nunca saiu de moda.

6 – Tranças – Box Braids e Mais

Para quem não sabe, as tranças datam de mais de 3000 AC, e elas estão profundamente ligadas com a cultura negra. Um bom penteado para cabelo afro masculino é a trança box braids. Entrançar o cabelo ajuda a manter a hidratação natural dos fios, deixa o cabelo mais saudável, e pode ser um jeito incrível de ousar e inovar no visual.

7 – Dreadlocks

O Dreadlock para o cabelo afro masculinho costuma ser um corte/penteado mais permanente e definitivo, então, se você pretende adotá-lo, tenha certeza de que fará com um trancista experiente ou alguém em quem você confia para fazer o trabalho.

O penteado é cheio de estilo e exige alguns cuidados: uma boa cera para dreadlock, shampoo com PH equilibrado e produtos sem sulfato são as principais recomendações.

8 – Short DreadLocks

A versão curta do dreadlock é tão estilosa quanto a comprida. O estilo fica bem em todos os tipos de rostos, e combina com qualquer idade: dos mais novos aos mais velhos. A versão curta também fica incrível quando ganha um fade, com Fios torcidos no topo da cabeça e raspados nas laterais. Esse é um dos cortes de cabelo afro masculino mais incríveis, e um dos meus preferidos.

9 –  Low Fade com franja longa

Como eu já falei aqui, existe toda uma gama de estilos que você pode experimentar se você tem cabelo afro masculino, e o corte com franja é um desses penteados. Dependendo do tamanho e tipo do seu cacho, você pode manter e valorizar os fios naturais, moldando seu afro para que ele caia em uma franja espessa.

10 – Raspado – Buzz Cut

Manter o cabelo curto pode parecer algo mais óbvio, mas também é o estilo que exige menos cuidados. E se você quer fugir do óbvio, pode experimentar diferentes fades e padrões, ou e dar uma cara única ao seu visual

11 – High Top Fade

Semelhante ao Flat Top, o High Top Fade é de corte de cabelo afro masculino onde o cabelo nos lados é cortado e mantido muito curto enquanto o cabelo no topo da cabeça é mais comprido. Ele foi uma tendência bem difundida pela Era de Ouro do hip hop, na década de 1980 e no início dos anos 90.

12 – Moicano Afro

Também conhecido como Frohawk, ele é um corte que permite muitas variações de formato e comprimento. É um estilo que consiste em um cabelo curto nas laterais e com o topete mais alongado no topo da cabeça e combina com quase todos os formatos de rosto.

O corte moicano para o cabelo afro masculino é perfeito para quem quer um visual mais forte e determinado. Pra quem não sabe, lá no começo,  “moecano” era o nome do visual usado por guerrilheiros, por conta das penas usadas nos capacetes de guerreiros ou soldados. Isso era feito para simular penas de pássaros que se alvoraçavam como um mecanismo de defesa contra predadores. É por isso que até hoje o visual é visto como uma forma de posicionamento, e tão comumente visto entre esportistas.

13 –  Estilo Samurai

O penteado Samurai é um estilo bem moderno para homens negros com com cabelos longos e encaracolados. Ele nada mais é do que um coque de cabelo no alto da cabeça, e por isso, não exige cortes de cabelo muito complexos. O estilo samurai é legal para cabelos crespos porque exige pouca manutenção, enquanto mantém os fios protegidos.

14 – Nudred

O Nudred é uma técnica de texturização de fios que cria “dreads fakes” com uma esponja específica, e fica incrível no cabelo afro masculino. Ela é ideal para quem tem vontade de fazer dreadlocks no cabelo, mas tem medo de não se acostumar com o visual ou receio de estragar os fios – já que o Nudred pode ser facilmente desmanchado.

15 – Line Up

O line up nada mais é do que linhas do cabelo bem alinhadas. O “pezinho” é bastante reto e regular, quase como se fosse feito com uma régua. O mais legal desse visual é que mostra que o homem é um cara que gosta de cuidar do próprio estilo, já que é preciso cuidado para manter o visual sempre em dia.

16 – Trança Raiz, ou Nagô

A trança raiz ou trança nagô é um estilo de cabelo afro masculino em que o fio é trançado muito perto do couro cabeludo, para produzir uma linha contínua e levantada. Os padrões de trança costumam ser formados em linhas simples e retas, mas também podem formar desenhos geométricos ou curvilíneos complicados.

17 – Cachos retorcidos – Twists

Para quem quer um corte para cabelo afro masculino mais simples, mas que ainda esbanje personalidade, os cachos twists ou retorcidos são uma ótima opção. Ele não exige manutenção frequente. Basta pegar os cachos e torcer cada mecha.

18 – Black power

Com as pontas mais arredondadas, este estilo é um dos mais comuns adotados pelos homens com cabelos afro. O corte se destaca como um círculo na cabeça, dando a impressão de que está se expandindo. O tamanho varia de acordo com o desejo do dono: há quem prefira mais curto e quem já prefere exibir um cabelo maior e cheio de personalidade. O que eu mais amo nesse corte é que ele também é um posicionamento quase que político, e por isso, exige personalidade por quem usa. Eu já fiz um post específico sobre black power masculino aqui no blog.

19 – 360 Haircut

O penteado 360 Waves, ou 360 Haircut é pouco visto por aí, mas é um visual bem estiloso para quem tem um crespo mais apertado. Ele é um corte para cabelo afro masculino que tem como objetivo dar uma ilusão de ondas cruzando o couro cabeludo. As ondas são criadas pela escovação dos cabelos: o penteado faz com que os cachos se unam uns aos outros, formando linhas alinhadas quando a escovação é feita uniformemente.

20 – Colorido e despretensioso

Há quem apenas pense em cortes de cabelo afro masculino, mas esquece que os fios podem representar uma excelente maneira de expressar sua individualidade também por meio das cores. Você pode pensar em opções simples, como adicionar uma segunda cor às pontas. Ou mudar todo o visual, mudando a cor desde a raiz.

Agora, se você está um pouco apreensivo com a coloração dos cabelos, saiba que com os produtos de cuidados com o cabelo certos e um bom cabeleireiro, você pode atingir a cor desejada com o cabelo ainda saudável.

Assuma o seus cachos

Os afros masculinos vêm em muitas cores, texturas e comprimentos diferentes. Alguns são crespos muito fechados, alguns são cacheados e outros são mais ondulados e abertos. Assumir seus cachos e textura natural, seja qualquer o tipo de cabelo, é uma ótima maneira de resgatar as suas raízes e encontrar a sua própria personalidade.

E acredite, quanto mais crespo for o seu cabelo, mais fácil você poderá modelá-lo em diferentes formas, com os produtos certos. Às vezes, tudo o que você precisará para deixá-lo saudável é algo simples como o óleo de coco, enquanto outros podem precisar investir em mais alguns produtos para obter o estilo que estão procurando.

Dicas para lidar com o seu cabelo afro masculino

Óleo de coco ou manteiga de karité – O cabelo Afro masculino tende a ser mais seco do que outros tipos de cabelo por conta do seu nível menor de porosidade. E quanto mais ressecado, com mais frizz ele tende a ficar. Por isso, óleos naturais podem garantir o brilho e a maleabilidade que você precisa para lidar com o cabelo.

Evite o sulfato – os produtos de cabelo com sulfato podem ser mais agressivos e remover os óleos naturais do fio, o que significa que você terá hidratá-lo com mais frequência. Diminua o uso de sulfatos, e aumente o número de hidratações para cabelos mais saudáveis.

Proteja contra o calor – Se você precisa usar um secador de cabelo, use cremes protetores de calor para garantir que a alta temperatura não danifique a estrutura ou os folículos do seu cabelo.

Seu corte de cabelo afro masculino é sua atitude e personalidade

Espero que esse post tenha te ajudado a encontrar algumas ideias de cortes de cabelo afro para você homem. E lembre-se que você pode misturar cortes até encontrar um estilo único e só seu.

Com o nível de diversidade oferecido pela textura de cabelo afro, você não precisa ficar com um mesmo penteado sempre. Você pode brincar com o seu cabelo até encontrar um corte que se encaixa perfeitamente com você. São dezenas de possibilidades, então não tenha medo de experimentar.

E aí, gostou do post? Pronto pra mudar de visual? Conta nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário