Cuidados com cabelo afro que realmente funcionam

Bom, não sei se vocês concordam comigo, mas às vezes a gente tenta encontrar informações sobre cabelo afro e acaba ficando mais confusa do que esclarecida. É que por aí circulam vários mitos sobre o cabelo crespo e por isso a gente tem que tomar cuidado para não cair em nenhuma história que acabe deixando nosso cabelo fraco.

Mas no meio de tantos mitos, eis uma verdade: o cabelo afro tende a ser mais sensível do que os outros tipos, aliás, quanto mais miudinhos os cachos, maior a dificuldade de mantê-los hidratados e saudáveis, já que o fio tende a ser bem mais fino. Não bastasse isso, as curvas de um fio de cabelo afro natural tornam mais difícil a distribuição da oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo. Com isso, as pontas tendem a ser mais ressecadas, o que facilita a quebra.

Mas ok, se você chegou até aqui, provavelmente já conhece todos esses problemas e dificuldades de manter um cabelo afro saudável. E agora quer saber as soluções. Por isso resolvi fazer esse post e dividir com vocês algumas dicas de cuidados com cabelo afro que realmente funcionam.

Como ter um cabelo afro natural saudável

OS MELHORES CUIDADOS COM CABELO AFRO

Então, esquece todos os mitos que você ouviu por aí e foca nesses conselhos que foram testados e aprovados pela menina que vos escreve. Vou compartilhar uma série de dicas inteligentes para manter o seu cabelo crespo saudável. Dá uma olhada:

1 – Você é o que você come. Cuide da alimentação

Eu já falei aqui e não canso de repetir, a saúde da nossa pele e do nosso cabelo depende muito do que a gente come. Portanto, se você quer cuidar do seu cabelo, manter uma dieta equilibrada é o primeiro passo. Tenha certeza de que a sua alimentação inclui muitas proteínas, vegetais frescos e água.

2 – Cuidado na hora de desembaraçar

Uma das formas mais tranquilas de desembaraçar os fios do cabelo afro é usando pentes de dentes largos. Se eles forem feitos de madeira, melhor ainda. Outra forma é desembaraçar com os dedos na hora do banho. De qualquer forma, sempre com cuidado.

3 – Escolha um Leave-in pra chamar de seu

Quando você precisar arrumar os cabelos após o banho, é importante caprichar no leave-in. É que ele vai funcionar como um finalizador de penteado, basta você ajeitar os fios com os dedos. Mas é importante não exagerar na quantidade e nem passar o produto na raiz, você pode fazer com que os produto fique acumulado nos fios.

4 – Lembre-se que hidratação é importante

Eu não canso de repetir essa dica porque fios hidratados é sinal de que seu cabelo afro está saudável. Minha dica é fazer uma hidratação profundo uma vez por semana ou a cada quinze dias.

5 – Invista no calendário ou cronograma capilar

Eu sei que “umectação” e “reconstrução capilar” são palavras da moda e muita gente vende sem nem entender direito como funciona. Mesmo assim, considero essas duas palavrinhas essenciais para os cuidados com cabelo afro. Portanto, além da hidratação, converse com um profissional capacitado e de confiança que possa montar um cronograma capilar e inclua hidratação, umectação e reconstrução na sua rotina.

6 – Lavou? Cuidado ao secar!

Se você tem um cabelo afro com formação de cachos, para evitar as suas ondas fiquem com frizz ou disformes, é importante, na hora de secar, usar o secador sempre com difusor. E na hora de secar, também tem um truque básico: segure sempre de baixo para cima, e não esqueça de aplicar o protetor térmico antes.

7 – Aprenda truques para deixar os cachos definidos

Mesmo quando o seu cabelo já forma cachos naturalmente, alguns truques podem fazer com que ele fique com definições de cachos diferentes. Por exemplo, o uso de bobs, bigodins, ou texturização podem te ajudar a deixar o crespo ainda mais definido, sem o aspecto artificial.

8 – Cuidado com a química

Tem um monte de naturalista que opta por procedimentos químicos para mudar a cor do cabelo. E isso não tem problema nenhum, mas na hora de optar por luzes e tinturas, é importante prestar atenção para que o cabelo saia saudável depois de qualquer procedimento. Por exemplo, se você ainda tem nos fios algum resíduo de algum outro produto usado anteriormente, como um alisamento, se ele não for compatível com o novo produto, o seu cabelo pode ficar frágil e não “sobreviver”.  É claro que nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos, mas na dúvida, e para evitar desastres, faça um teste de mechas.

9 – Capriche no corte

Peça para um profissional que conheça bem os cabelos afros para te indicar um corte que combine com o formato do seu rosto e seu estilo. Em linhas gerais, as camadas são indicadas para quem quer reduzir o volume e o repicado para quando você deseja valorizar o volume, mas, o que a maioria dos cabeleireiros concorda é que a base reta deixará as madeixas com o topo baixo e as pontas mais cheias, criando um aspecto indesejado de triangulo.

10 – Os cuidados não dormem à noite

Já falei por aqui e você também já deve ter ouvido essa verdade: especialmente para cabelos afros ou crespos, o atrito com a roupa de cama pode danificar e quebrar os fios. Para evitar com que isso aconteça, a dica é simples: durma com fronhas ou lenços de seda.

11 – Acessórios são seus amigos!

Acessórios são os melhores amigos de um cabelo afro, e ajudam a usar o seu crespo com toda a versatilidade que ele merece. Tenha sempre por perto lenços, turbantes, tiaras, grampos e não tenha medo de ousar!

E acho que é isso. Essas são as dicas definitivas para quem quer cuidar do cabelo afro sem complicações. E vocês, tem alguma outra dica para compartilhar? Conta aqui nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário