7 dicas de cuidados com cabelo crespo e afro no verão

Quando o verão vem chegando, a gente já sabe que pode esperar calor, férias e muitas praias. Mas como tudo tem seu lado bom e outro ruim, a estação mais quente do ano também tem seu lado chato: os danos aos fios. Nessas horas a gente se pergunta: quais são os cuidados com o cabelo crespo no verão?

Pra quem não sabe, a rotina de cuidados para cabelos mais saudáveis precisa mudar no verão, já que o cabelo vai ter que lidar com o calor e umidade do ar. E se você ainda não se preocupou com isso, talvez seja a hora de avaliar algumas dicas.

Os efeitos do verão no cabelo afro e crespo

Você deve saber que o sol pode ser um vilão para os cabelos, especialmente àqueles que já têm tendência ao ressecamento. Os efeitos do verão nos cabelos crespos e afros podem ser muitos:

  • Durante o verão, o alto teor de umidade na atmosfera se instala nos fios, deixando o cabelo pesado.
  • O suor e a poeira contribuem para vários problemas no fio e couro cabeludo, como a caspa, pontas duplas, ressecamento e queda de cabelo.
  • O sol quente do verão também pode ser um vilão contra o couro cabeludo, causando secura e queimaduras solares. Muitos acreditam que o cabelo protege o couro cabeludo, mas nem sempre é o caso.
  • No verão, há quem reclame de raízes mais oleosas. Isto acontece por conta do excesso de suor e até mesmo devido ao protetor solar perto da sua linha do cabelo.
  • Não bastasse tudo isso, a água do mar e piscinas colaboram para fios danificados.

Por isso, o melhor que você pode fazer para evitar todos esses danos ao cabelo durante o verão é prevenir.

Os melhores cuidados com cabelo crespo e afro no verão

Como eu já falei aqui, no verão, nossos cabelos são prejudicados de muitas maneiras diferentes – seja pela exposição excessiva aos raios nocivos do sol, seja pela umidade do ar, o suor do nosso couro cabeludo, ou, seja por passarmos muito tempo em piscinas ou praias.

Para aproveitar o verão sem estragar o seu cabelo, saiba que um pouco de cuidados preventivos é tudo que os seus fios precisam para ficar bonitos!

1 – Use chapéus

Usar chapéus ou bonés é a maneira mais simples de proteger o seu cabelo do calor e raios do sol. E se você não gosta muito de usar chapéus porque o cabelo se embaraça nas tramas do acessório na hora de tirá-lo, você pode usar um truque simples: amarrar um lenço de seda ao redor do seu cabelo antes de colocar o chapéu. Fica chique e protege ainda mais.

2 – Use lenços ou bandanas

Se você não é muito fã de chapéus, pode usar bandanas ou lenços ao redor do cabelo porque eles têm o mesmo efeito de proteção, e ainda por cima são lindos!

3 – Lave o seu cabelo com frequência

Se você é daquelas que amam cair no mar ou na piscina, uma dica interessante é enxaguar o cabelo com água filtrada assim que sair desses ambientes. No caso da praia, você pode aproveitar os chuveirinhos que costumam ficar ao redor da orla, ou levar uma garrafinha exclusiva para este uso.

E embora lavar o cabelo com shampoo diariamente não seja exatamente uma boa medida, o ideal é que você lave o cabelo assim que chegar em casa para tirar a areia e sal ou cloro dos fios. Você pode lavar com condicionador, se preferir evitar o shampoo. Neste caso, concentre-se em limpar seu couro cabeludo para evitar o acúmulo de produto.

Outra dica para quem é nadador frequente: não se esqueça de tratamentos de proteínas. A adição de produtos ricos em proteínas aos seus cuidados capilares mantém seu cabelo forte e capaz de suportar calor e manipulação diária.

Agora, se você não costuma ir à praia todos os dias, lembre-se que higienizar o cabelo é importante no verão, porque a água ajuda a remover o suor do nosso couro cabeludo.

4 – Use penteados protetores

O verão é um período excelente para você utilizar penteados protetores. Você pode optar por tranças, coques, rabos de cavalos e por aí vai.

Todos esses penteados vão manter o seus fios longe do rosto ou pescoço, e vão proteger as pontas (que costumam ser mais delicadas). Isso vai evitar o ressecamento dos fios e a quebra.

5 – Use produtos com fatores de proteção UV

No mercado, já existem várias opções de produtos com filtros UV, que impedem que os raios do sol ressequem os seus fios. Além disso, quem possui cabelos afros e crespos pode apostar nos óleos de reparação, que protegem contra a umidade do ar e criam películas de proteção ao redor dos fios, para evitar o ressecamento.

6 – Evite secadores

Acredite, o sol e as altas temperaturas serão calor suficientes para o seu cabelo. Então, evite o calor adicional de secadores e chapinhas o máximo que puder. Se necessário, mude o horário da sua lavagem de cabelo, para que os fios tenham amplo tempo para secar ao ar livre.

7 – Beba bastante líquido

Por mais que você siga todas as dicas anteriores, nada vai adiantar se você não estiver bebendo água suficiente. No verão, para manter seu cabelo saudável e hidratado, uma dica essencial é ingerir bastante líquidos. Além disso, inclua tantas frutas e vegetais frescos na sua dieta quanto possível.

Agora que você sabe as melhores atitudes e cuidados para o seu cabelo afro ou crespo no verão, aproveite! Saia e divirta-se por aí!

Tem alguma outra dica? Compartilha nos comentários!

Você vai gostar de ler também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *