Dicas de cuidados com o cabelo crespo das crianças [ + penteados de inspiração]

Nos últimos dias estou recebendo bastante perguntas sobre cuidados com o cabelo crespo das crianças e por isso resolvi fazer esse primeiro post para falar um pouco do assunto. Eu sei que se você chegou nesse post, provavelmente sabe que circulam na internet um milhão de postagens falando sobre cuidados com o cabelo cacheado dos pequenos, mas é difícil saber o que é realmente válido ou não. Mas esse post vai esclarecer várias da suas duvidas.

Como cuidar de cabelo crespo de criança?

Primeiramente, eis uma opinião pessoal: eu jamais sugeriria quaisquer procedimentos químicos de transformação (alisamentos, progressivas, relaxamentos e permanentes) para uma criança porque acredito que é possível ter um cabelo bonito e saudável de maneira natural. Eu sei que tem gente por aí que começa a alisar o cabelo dos filhos em idade muito pequena, e eu tento não condenar, se este é o seu caso, especialmente porque a gente já viu muita propaganda absurda por aí afirmando que não havia problemas nisso (Cês lembram disso?). Mas eu penso que ao invés de alisar ou fazer procedimentos químicos, é mais importante você aprender a lidar com o cabelo do seu filho e ensiná-lo a amar os próprios fios, certo?

E para amar os próprios fios, você vai precisar aprender como cuidar do cabelo da criança. E para isso, separei várias dicas:

1 – Cuidado com a Limpeza

Crianças não precisam de shampoos à base de sulfato porque essa substância costuma ser bem agressiva aos fios. – aliás, já falei disso aqui no blog. Para a limpeza do cabelo, você pode lavar com shampoos livres de sulfato.

O jeito de lavar também importa: na hora da lavagem, use pouco shampoo e comece pelo couro cabeludo, massageando em movimentos suaves e circulares. Depois, enxague a aplique o condicionador no comprimento dos fios. Você pode finalizar com cremes para pentear ou leave-in.

2 – Desembarace com cautela

Colocar um pouco de condicionador e desembaraçar o cabelo da sua filha com ele pode deixar o procedimento mais fácil. Use pouca quantidade, escolha um condicionador de qualidade, que não cause acúmulo e que seja bastante hidratante. De tempos em tempos, o cabelo da sua filha ou filho vai poder precisar de um tratamento de proteína.

Outra grande dica para a hora do desembaraçamento é fazê-lo em partes. Divida o cabelo em pequenas mechas, e com calma, comece a desembaraçar pelas pontas, em direção à raiz. Já também falei aqui sobre o melhor jeito de desembaraçar o cabelo.

3 – Preste atenção na Hidratação

Eu entendo que pode ser desconfortável para a criança, mas não custa nada colocar uma touquinha e deixar um creme hidratante agir por uns 5 minutinhos. Aqui também já falei mais sobre hidratação.

4 – O jeito certo de aplicar Leave in

Se você conseguir encontrar um leave in a base de água, ele é excelente para manter o cabelo de sua pequena ou pequeno hidratado. Divida o cabelo em seções, e passe um pouco no cabelo das pontas à raiz.

5 – Para selar, utilize Óleos Naturais

Há quem não goste de utilizar selantes nos fios infantis, mas alguns óleos, como o de argan, podem ser usados para recuperar as pontas do cabelo e ajudar os fios a reter a oleosidade natural. Use sempre em pouca quantidade. Você pode optar também por pomadas de aloe vera, também em pouca quantidade.

6 – Deixe tudo mais divertido com Penteados

É claro que o jeito como você estiliza o cabelo da sua filha depende da ocasião, mas para ter certeza de que ele não ficará embaraçado facilmente, em atividades em que ela se movimentará bastante, você pode optar por estilos de proteção, como tranças e coques.

7 – Visite Especialistas

Este é outra dica de ouro: vá com a sua filha em um cabeleireiro da sua confiança. Ele vai poder avaliar melhor as condições dos fios dela e indicará bons hábitos para você e para ela.

Antes de terminar o post, preciso te dizer que todo o cuidado que você tem com o cabelo dos seus filhos e filhas agora vai refletir na imagem que ela tem de si mesmo no futuro. Por isso, todo esse processo deve ser gentil, porque a maneira como você lida com o cabelo da sua filha agora é o cenário para toda a experiência dela com o próprio cabelo. Pense comigo, como são as suas memórias de infância quando alguém penteava o seu cabelo? Você quer que sua filha tenha boas memórias deste momento, correto? Pense nisso, e torne o processo divertido para ela. Valorize a beleza natural dos cabelos crespos da sua filha. Nada de dizer que é “ruim”, ou “duro”. Evite termos negativos, porque a gente sabe que não existe cabelo ruim. Todo cabelo é lindo, viu?

 

Gostou das dicas? Tem alguma outra para compartilhar? Deixa aqui nos comentários.

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário