12 dicas de cuidados com o seu cabelo pós Big Chop

A gente sabe que o Big Chop, corte que remove todo o cabelo com química, é um o caminho mais rápido para quem quer voltar imediatamente à textura natural do cabelo. Ele é um passo bastante importante na vida de quem está em transição capilar, e representa um passo novo em direção a aceitação da própria textura capilar.

O Big Chop representa um recomeço, e tem inúmeros benefícios. Mas em alguns casos, ele pode parecer assustador. Se você fez o corte e não sabe bem como cuidar do cabelo a partir de agora, separei uma série de dicas para te ajudar.

O que fazer depois do Big Chop?

Você tomou coragem e cortou o cabelo. E agora? Qual é o próximo passo? Bom, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

1 – Acerte 0 seu corte com um profissional

Há uma diferença enorme entre um corte feito por você mesma, e os cortes feitos por um profissional. É que nós não conseguimos ver a parte de trás do nosso cabelo, então, cortar o cabelo nessas áreas pode ser difícil.

Então, a primeira dica é que você leve fotos de inspiração e peça para um cabeleireiro acertar o corte para você.  Dependendo do quão curto será o seu corte, até mesmo um barbeiro poderá ajudar você a encontrar o melhor corte para você. Se você tem dúvidas sobre qual profissional escolher, peça indicações para amigos.

2 – Faça um cronograma capilar

Para começar, você não precisa montar um cronograma capilar cheio de micro tarefas e demasiadamente longo, porque isso vai te fazer cansar e desistir dos tratamentos. Você pode começar um cronograma pequeno, com cuidados que você provavelmente já tem, como pré-poo, shampoo, condicionador, hidratação profunda, tratamentos com óleos e proteínas.

3 – Faça da hidratação a sua prioridade

Já falamos aqui várias vezes sobre a importância da hidratação para cabelos naturais. O cabelo afro tem uma tendência a ser mais ressecado que os demais, já que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo tem mais dificuldades percorrer todas a ondulação até chegar as pontas.

Agora que você está natural, uma boa técnica para manter a hidratação do seu cabelo é por meio do método LOC, que consiste em uma rotina que envolve Líquido, óleo e creme.

4 – Fuja de produtos a base de petróleo e vaselina

Eu sei que muitas meninas de cabelo crespo gostam de tratamentos com vaselina, mas deixa eu tentar me explicar. O problema com a vaselina e o óleo mineral (petróleo) é que eles cobrem de forma grosseira todo o fio do cabelo. Embora eles bloqueiem a umidade dentro do cabelo, eles também evitam que a umidade de fora consiga entrar facilmente.

E o maior problema é que eles são ingredientes muito difíceis de serem retirados do cabelo, e ressecam os fios se permanecerem por muito tempo na cabeça. Para remover esses dois ingredientes, você vai precisar lavar o cabelo com shampoo regularmente.

5 – Não desperdice muito dinheiro em produtos

Com tanta propaganda focada em cabelos naturais, você pode acabar pensando que apenas um super produto será capaz de deixar seu cabelo hidratado para sempre, ou lhe dará a definição de cacho perfeita. Nesta busca pelo produto ideal, você pode acabar gastando rios de dinheiro e ainda acabar se frustando no meio do caminho. Para evitar isso, certifique-se de ler comentários sobre produtos antes de comprar e procuro os itens específicos para o seu tipo de cabelo.

6 – Seja Paciente e aproveite as amostras

Para evitar gastar rios de dinheiro com produtos, mas ao mesmo tempo experimentar as opções que podem funcionar no seu cabelo, você pode aproveitar e utilizar amostras do produto. Você sabe que o cabelo mais curto exigirá menos produto e algumas marcas oferecem gratuitamente, ou vendem amostras de produtos de menor tamanho em lojas específicas.

Se não conseguir encontrar amostras na loja, solicite amostras gratuitas das marcas que deseja experimentar.

7 – Aprenda a modelar seu cabelo

Ao contrário da opinião pública, há várias maneiras diferentes de você estilizar o seu cabelo curto. Crie painéis de inspiração no Pinterest e divirta-se cuidando do seu cabelo curtinho.

8 – Use e abuse de acessórios

Aqui já até fiz um post com dicas de Acessórios para usar depois do Big Chop. O uso de acessórios vai ajudar você a se empoderar da sua beleza, e valorizar os seus traços naturais, que antes poderiam estar escondidos por trás de um cabelo longo.

9 – Filtre os conselhos

Durante a sua transição capilar, e agora que você tem um cabelo natural, é bem provável que você tenha participado de vários grupos que ensinam vários tratamentos caseiros. A dica aqui é que você tome cuidado, especialmente com as receitas caseiras, já que todo o cabelo é diferente, e nem tudo o que funciona para os outros pode funcionar para você.

10 – Não fique apenas focada em crescimento

A preocupação com o crescimento vai te deixar ansiosa, e vai roubar o seu prazer em cuidar do seu cabelo curtinho. Seu cabelo vai crescer muito mais se você apenas cuidar da saúde e do equilíbrio do seu corpo, seguindo corretamente o seu cronograma capilar.

Quando a gente entende o ciclo do crescimento de um fio do cabelo, percebemos que ele cresce cerca de um centímetro em um mês. Mesmo que o seu cabelo não cresça tão rápido assim, quando você foca em saúde, uma hora chegará no comprimento que você tanto deseja.

Certifique-se de estar comendo bem, bebendo bastante água e exercitando-se que logo os seus fios vão mostrar a diferença.

11 – Pare de focar na definição do seu cacho

Muitas meninas, depois de fazerem o Big Chop, começam a ficar obcecado com o aparecimento de cachos. Isso até é normal, mas minha dica é que você conheça o seu tipo de cacho (3c, 4a, 4c, etc.), e entender se ele forma ou não ondas.  Outra coisa fundamental que você deve entender: a porosidade. É a porosidade que determina a capacidade do seu cabelo para absorver e reter a umidade.

Alguns tipos de cabelos não formam cachos, e nem por isso deixam de ser bonitos. Aliás, eu falo com certeza que a maioria é lindo quando está saudável, e eis aqui um segredinho: o cabelo saudável não é determinado pelo seu tipo de cacho.

10 – Lembre-se que o cabelo não é tudo

Para aquelas meninas que não estão acostumados a ter um corte de cabelo muito curto, a primeira coisa que elas sentem é que não estão se sentindo muito femininas. Isso pode parecer algo bobo, mas é verdade e acontece que muitos de nós são ensinados a associar os cabelos curtos como sendo masculinos.

Ignore esses pensamentos, e lembre-se que você é mais do que um cabelo. Você é bonita do jeito que é, porque provavelmente é feita de vários detalhes que são lindos. E para se sentir mais feminina, você sempre pode optar por brincos elegantes maiores, maquiagem e um belo sorriso.

11 – Não preste atenção aos haters! Balance esse crespo com orgulho!

Quando a gente tem cabelo crespo, a gente começa a receber muita opinião não solicitada sobre nosso visual. Embora a gente acabe recebendo bastante elogio, há sempre aquela pessoa que ao invés de ficar calada, acaba disseminando comentários ruins.

Quando você ouvir um comentário ruim, lembre-se sempre que, independentemente do seu tipo de cabelo, você é linda com o seu cabelo.

12 – Assine este blog!

Esta é a dica mais importante. Continue acompanhando esse blog para ler mais conselhos sobre cabelo, dicas e comentários sobre produtos e etc. Além disso, você também pode gostar da minha página do Facebook e me seguir no Instagram. :-)

E aí, gostaram das dicas? Tem alguma outra pra compartilhar? Deixa um comentário!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário