Como desembaraçar cabelo crespo ou afro

Bom, há quem tenha um cabelo daqueles que raramente ficam desalinhados. Não é e nunca foi o meu caso. Eu já nasci tendo que desembaraçar os fios vez ou outra, e você há de concordar que por mais que estejamos habituados a cuidar das nossas próprias madeixas, nunca é demais ler algumas dicas sobre como desembaraçar o cabelo crespo ou afro. Por isso, resolvi escrever esse post.

Veja como desembaraçar um cabelo crespo ou afro

E se te dá um aperto no coração só de imaginar que precisa desembaraçar os fios, talvez seja um sinal de que você ainda não encontrou o jeito de fazê-lo da forma correta. Mas desembaraçar os fios de maneira prática é mais simples do que parece. Siga esses passos:

  1. Na hora de desembaraçar os cabelos, comece sempre pelas pontas.
  2. Separe uma mecha e, com paciência e cuidado, vá desfazendo os nós dos fios até que a escova corra sem nenhum tipo de bloqueio.
  3. Após as pontas de toda a extensão dos cabelos estarem desembaraçadas, é a vez da parte do meio, e, em seguida, das raízes.
  4. Começar pela parte de cima prejudica o processo, já que os nós são apenas empurrados para baixo, se juntando aos outros existentes.

Por que os nós se formam?

Os cabelos se tornam mais propensos aos nós quando são frequentemente agredidos, seja por processos químicos ou por ações físicas. Colorações, alisamentos e excesso de uso ferramentas modeladoras, além da ação do tempo, como sol ou vento, poluição e contato com agentes externos deixam os fios muito ressecados, o que favorece o embaraço dos fios. Para evitar o problema, a melhor solução é manter as madeixas sempre hidratadas e saudáveis. O cabelo crespo embaraça facilmente por causa do formato dos fios (alguns tem forma de espiral, outros de ziguezague). Estes fios vão entrelaçando-se uns aos outros, até formar um emaranhado.

É preciso tomar muito cuidado para que durante o processo os fios não se quebrem.

Que tipo de pente/ escova usar?

Pente-jacaré

Pente Jacaré: São indicados para desembaraçar cabelos crespos por conta de suas setas largas. Eles também servem para modelagem porque possuem dentes específicos para este trabalho, além de possuírem um desembaraçador no cabo. Ele também funciona muito bem para ajeitar os cabelos curtos e médios após serem escovados.

Pente-Garfo-na-midia-Portugues-a

Pente tipo garfo: Ideal para dar forma e soltar um cabelo muito crespo, ajudando também a desembaraçar os cabelos afros, que são bastante sensíveis.

pente

Pente de dentes largos: O melhor tipo para desembaraçar, porque não seguram os fios, permitindo que sejam penteados sem o uso da força. Este pente também serve pra levantar a raiz e dar aquele volume ao cabelo.

pentes de madeira

Pentes de madeira: Diferente dos pentes de plástico, os pentes de madeira ajudam a neutralizar o frizz. Os modelos do tipo jacaré são usados para dar acabamento nos penteados com escova, para soltar uma franja e para deixar o cabelo com um ar mais natural.

3-prod_corpus_escova_bellatrix_321

Escova Retangular: É o tipo de escova que todo mundo já teve um dia. Serve para desembaraçar todos os tipos de fios, pois tem um bom espaçamento entre as cerdas. Esse espaço ajuda evitar a quebra do cabelo.

escova-raquete

Escova Raquete: Esta escova oval tem cerdas de plástico com bolinhas na ponta que protegem o couro cabeludo. É indicada para pentear e desembaraçar todos os tipos de cabelo e é boa opção para pessoas com maior sensibilidade porque elas têm cerdas plásticas longas ( às vezes elas tem bolinhas pretas nas pontas). É importante ressaltar que se usada em excesso, pode causar ruptura nos fios, portanto, use com cuidado e escove o cabelo gentilmente ao usar esse tipo de escova para que a própria não se emaranhe no seu cabelo.

Por que não experimenta desembaraçar com os dedos?

Woman-with-curly-natural-hair-hand-in-her-hairDesembaraçar com os dedos é provavelmente uma das melhores formas de evitar a quebra. Isto porque, você tem total controle dos seus movimentos, e com o devido cuidado, causa o mínimo de ruptura nos fios. Você pode usar óleos durante o manuseio também também.

Desembaraçar o cabelo é o tipo daquela coisa que se pudéssemos evitar, eu sei, evitaríamos. Mas é algo que precisamos fazer. A parte boa é que depois que a gente encontra o que funciona para o nosso cabelo, fica tudo mais fácil.

E vocês? O que acham? Têm alguma outra dica?

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

2 Comentários

Deixe um comentário