Entenda o ciclo de crescimento do cabelo

2 981

Saber mais sobre o ciclo de crescimento do cabelo é fundamental na busca por fios mais saudáveis, já que assim fica mais fácil identificar de forma mais precisa quais são os problemas que estão afetando o crescimento das suas madeixas.

Fases do crescimento do cabelo:

O ciclo de crescimento de um fio consiste em três fases: 

  • anágena, ou de crescimento;
  • catágena, ou de transição;
  • e telógena, ou de repouso.

Cada fio de cabelo em nossa cabeça tem o seu próprio ciclo de crescimento e isso significa que nossos fios estão sempre em diferentes etapas do crescimento para garantir que nossa cabeça tenha sempre bastante cabelo.

Um ser humano normal perde, normalmente, cerca de 80 a 100 fios de cabelo por dia, ao mesmo tempo em que aproximadamente 85% do cabelo em nossa cabeça está na fase de crescimento, ou seja, a anágena. Se o cabelo não sofrer quebras ou cortes, ele pode crescer uma média de 1 centímetro por mês.

Saiba mais sobre cada fase do ciclo do crescimento do cabelo:

1. Fase Anágena:

Como eu já mencionei, a fase anágena é a chamada “fase de crescimento”, um período em que as células de dentro da papila capilar estão se dividindo e formando novas fibras de cabelo. Isso acontece continuamente e é uma fase que pode durar até seis anos em qualquer pessoa – porém, é determinada por genética. Quanto mais o cabelo permanece nesta fase, mais ele cresce.

2. Fase catágena:

A fase catágena é conhecida como “fase de transição” e é a etapa em que o cabelo se separa da papila dermática, se soltando da raiz e emergindo no couro cabeludo. Em outras palavras, é a fase em que os fiozinhos estão “saindo” do seu couro cabeludo. Esta fase dura no máximo duas semanas.

3. Fase telogênica:

Finalmente, a “fase de repouso”, onde o folículo piloso fica dormente e cai para dar espaço a um novo fio. Isso pode durar de 1 a 4 meses. Pra deixar mais claro: nessa fase, o cabelo cai para que um novo fio nasça. Cerca de 10-15% do cabelo em nossa cabeça está nesta fase. Parece muito, mas é algo natural. E como eu disse antes, para que haja cabelo suficiente em uma cabeça, aproximadamente 85% dos fios sempre estão sempre na fase de crescimento (anágena).

Como fica a relação entre o crescimento e a queda de cabelos?

Bom, a queda de cabelos (ou o eflúvio telógeno, se você prefere termos difíceis) acontece quando  o equilíbrio natural do ciclo de crescimento do cabelo é interrompido e a fase telógena (a de repouso) predomina.

Pra não ficarmos só com termos técnicos, a queda de cabelo acontece quando o cabelo não cresce numa velocidade suficiente, e a fase em que os fios ficam dormentes e caem dura mais tempo do que se espera. Isso faz com que haja um excesso de queda.

Ela pode ser causada por diferentes fatores, desde os físicos (como desnutrição, por exemplo) e até estresses emocionais. Se você está enfrentando a queda de cabelo, saiba que conhecer a fonte do problema para tratá-lo é a melhor forma de solucioná-lo. Se o seu cabelo está passando por uma fase de queda, por favor, procura um dermatologista, ok? Vou falar de dois tipos de quedas de cabelo bem conhecidos!

Os tipos de queda de cabelo mais conhecidos:

  • Alopecia Androgenética – Esse é o nome difícil para a queda de cabelo mais comum que conhecemos! A alopecia androgenética (AGA), ou calvície de padrão masculino, é queda de cabelo nas têmporas e coroa da cabeça em homens e  na região central da cabeça em mulheres. Isso acontece porque os hormônios andrógenos presentes nesta área costumam encurtar a fase anágena do fio, levando a uma gradual queda de cabelo. O tratamento costuma variar, mas num geral, envolve a terapia hormonal para diminuir androgénios produzidos nestas áreas.
  • Alopecia Areata – A alopecia areata é a perda de cabelo completo em uma área localizada; no entanto, esta pode estender-se a todo o couro cabeludo e em outras regiões do corpo. Suas causas são desconhecidas, portanto, trata de se consultar com um médico para mais informações.

Veja também: Entenda os Tipos de Quedas de Cabelo

Existem outros fatores que podem provocar a queda de cabelos: alergias dérmicas, químicas mal feitas, penteados, etc. Se você está notando uma maior queda nos fios de seu cabelo, de novo, vai o alerta: consulte um especialista.

O que acharam do post? Já sabiam mais sobre o ciclo do crescimento do cabelo? Conta pra mim nos comentários!

Mostrar comentários (2)