Leite de coco para os cabelos: crescimento e hidratação para fios ressecados

leite de coco para os cabelosNo mundo das amantes de fios mais saudáveis, o leite de coco para os cabelos anda na lista de itens preferidos. Isso porque ele é um ingrediente precioso quando o assunto é crescimento e hidratação para madeixas ressecadas.

Aliás, o leite de coco é um dos alimentos mais saudáveis do mundo. Ele é considerado um líquido milagroso não só para o cabelo, mas também para o corpo, porque ele aumenta os níveis de imunidade do nosso organismo. Aliás, ele possui uma gordura (ácido graxo) de cadeia média chamado “ácido láurico”. Esse componente é facilmente absorvido pelo organismo e usado para produzir energia.

Benefícios do leite de coco para os cabelos

Se você pensar nos componentes que formam o leite de coco, vai obter proteína, açúcar, fósforo, ferro, magnésio, peróxido de manganês, potássio e cobre. Além disso, o coco contem vitaminas C, E, B1, B3, B5, e B6. Cada elemento pode contribuir de alguma forma para deixar o seu cabelo mais saudável:

  • Proteínas: Como você deve saber, nosso cabelo é feito de proteínas e a falta delas é o que deixa os fios finos e quebradiços. Por isso, o leite de coco é ótimo para tratamentos capilares.
  • Ácido Láurico: Combinado às proteínas presentes no cabelo, fortalece o fio capilar prevenindo a quebra.
  • Vitamina E  e Ferro: Dá maciez e brilho ao cabelo, e auxilia no crescimento do fio. Além disso, contribui para a integridade das membranas celulares dos folículos capilares. A Vitamina E costuma penetrar no fio do cabelo, hidratando de dentro pra fora.
  • Magnésio: Promove o crescimento capilar e a nutrição dos fios. O magnésio também ajuda a acalmar o sistema nervoso, mantendo a pressão normal do sangue. Há vários pesquisadores que associam a queda capilar com a pressão alta, então, o leite de coco pode ser mais um aliado na hora de evitar problemas capilares.
  • Fósforo: Ajuda o crescimento capilar.
  • Potássio: Previne a queda.
  • Peróxido de Manganês: Ajuda o fortalecimento do fio.
  • Cobre: Ajuda a manter o couro cabeludo saudável.  Como ele também auxilia a produção de melanina, ele pode ajudar na prevenção de fios grisalhos.

Como preparar o leite de coco para o uso nos cabelos?

Antes de passar a receita, eu preciso te lembrar que você deve lidar com o próprio cabelo com cuidado. Se você está em dúvida quanto aos métodos, fale com seu cabeleireiro ou dermatologista antes de tentar qualquer tratamento caseiro.

A preparação caseira:

Se você quer extrair o leite de coco em casa, o ideal é que você compre cocos frescos e maduros. Quanto mais fresco for o coco, melhor, já que o seu leite vai durar mais também. Você também tem a opção de comprar a polpa do coco em supermercados.

Para fazer o leite direto da fruta, faça o seguinte:

  1. Abra o leite usando um martelo ou uma faca muito boa.
  2. Guarde a água de coco, que é refrescante e ótima para outras receitas :-)
  3. Tire toda a pasta de coco da casca, lave e corte em pedaços menores.
  4. Moa todo o coco ainda sem a água. Depois, coloque ¾ de copo de água e misture por 2 minutos em um liquidificador.
  5. Coloque a mistura em um filtro de pano, ou em uma toalha limpa. Aperte a polpa para extrair o leite. O líquido resultante é o leite de coco grosso. Se você quer a mistura mais fina, você pode moer novamente a polpa que sobrou e extrair o restante do líquido.  O resultado disso dura até 4 dias na geladeira, ou até 2 meses no congelador.
  6. Você também pode usar a própria água do coco na mistura, ao invés de água mineral. Nesse caso, o leite ficará parecendo um creme mais pastoso.
  7. Para transformar o leite de coco em creme, aperte um limão no leite. Deixe na geladeira para fermentação durante a noite. Caso contrário, cubra e deixe por uma hora em um lugar quente. O ideal é que você use o conteúdo na hora.

Vale lembrar que algumas marcas vendem o leite de coco para os cabelos já preparado, e têm cremes a base de coco. Então, você sempre tem a opção de comprá-lo pronto também. Aliás, até é mais fácil, né? :-)

Receitas de leite de coco para o cabelo

É muito fácil combinar o leite de coco com outros ingredientes naturais para fazer shampoos, condicionadores e máscaras para manter seu cabelo e couro cabeludo saudável. Muitas dessas receitas usam apenas um ou dois ingredientes extras que você já pode ter em sua casa. Óleos essenciais (como argan, ou rícino) também são adicionados em alguns tratamentos de leite de coco para ajudar a controlar a caspa e aumentar o crescimento do cabelo. Separei minhas receitas preferidas aqui em baixo:

1 – Leite de coco como condicionador

Você pode usar o leite de coco como um adicional ao seu condicionador. Nesse caso, você vai usar meio copo de leite de coco, e um copo de água destilada. Você pode adicionar a mistura algumas gotas de óleo de lavanda e uma capsula de óleo de vitamina E.

Misture todos esses ingredientes em uma garrafa do tipo spray e use após as lavagens antes de finalizar o seu cabelo. Essa mistura vai deixar o seu cabelo cheiroso, macio, com brilho e hidratação.

2 – Óleo de coco no tratamento Pre-poo

Se você ainda não está familiarizado com o termo, o pré-poo é uma mistura de condicionadores,aplicados ao cabelo antes da lavagem. Ele é bom porque ajuda no desembaraçamento do seu cabelo, e faz com que o seu cabelo sofra um pouco menos na hora da lavagem. Especialmente se você sofre com cabelos secos, o pré-poo é uma ótima opção, porque ele é feito de óleos e condicionadores que protegerão seu cabelo do ressecamento causado por shampoos.

Se você quer usar leite de coco no Pré-poo, você vai precisar fazer uma misturinha que envolve óleo de coco e mel. Use 6 colheres de leite de coco, 3 de óleo de coco e 2 colheres de mel. Depois de misturar os ingredientes, aplique ao cabelo e deixe agir sob uma touca térmica por 20 minutos antes de lavar o cabelo naturalmente.

 3 – Leite de coco para cabelo seco e danificado

Se o seu cabelo está danificado, você pode usar uma máscara a base de leite de coco. Você pode comprá-lo pronto, e colocar algumas gotinhas de óleo de argan ou de rícino. Depois, basta dividir o cabelo em quatro partes e aplicar a mistura da raiz até as pontas. Cubra o cabelo com uma touca e deixe agir por 15 minutos.  Se no seu caso, as pontas é que estão ressecadas, use a mascara apenas nas pontas e no meio do cabelo.

4 – Leite de coco para a caspa

Na maioria das vezes, a caspa é causada pelo ressecamento do couro cabeludo. Nos estágios iniciais, shampoos e cremes anticapas são suficientes para fazer com que a caspa desapareça. Às vezes, a caspa pode se infectar com bactérias ou fungos e pode causar coceira. Nesse caso, se você coçar o couro cabeludo, o problema ficará muito pior.

Se sua caspa está no estágio inicial, você pode aplicar o creme de coco ao couro cabeludo como um auxiliador no tratamento. O ideal é que você aplique com a ponta dos dedos, massageando suavemente por cerca de 10 minutos. Depois, enxague bem.  Continue este tratamento por alguns dias. O leite de coco deixará o seu cabelo um pouco oleoso, mas resolverá seu problema de caspa. Evite lavar o cabelo antes da aplicação do creme de coco, mas lave normalmente depois.

5 – Leite de coco para tratar queda de cabelo

Como já falei aqui no blog, sobre quedas de cabelo, você sabe que a alopecia areata é uma doença epidérmica. Para saber suas causas, o melhor é falar com um dermatologista. Mas de maneira geral, ela causa queda de cabelo em áreas pequenas do couro cabeludo, e pode ser causada por problemas emocionais, como ansiedade, depressão, estresse e por aí vai.

Já que o leite de coco contém ingredientes que auxiliam no crescimento do cabelo, você pode usá-lo para auxiliar no crescimento de fios nas áreas afetadas por alopécia. Vou ressaltar que ele é um auxiliador, e um dermatologista pode te indicar tratamentos medicinais.

Tem uma receita que eu gosto bastante que mistura um copo de leite de coco, 2 colheres de sopa de óleo de canfora e meio copo de iogurte natural sem sabor.Depois de misturar os ingredientes, use a pasta formada para massagear gentilmente o couro cabeludo nas áreas de queda. Deixe o creme agir por uma hora, e enxague com água morna. Deixe o cabelo secar naturalmente, sem esfregar com força na hora de secar com a toalha. Repita o procedimento semanalmente.

6 – Leite de coco como creme para pentear

A gente sabe que um cabelo muito embaraçado pode gerar quebra durante o manuseio. O leite de coco pode ser um bom aliado na hora de desembaraçar os fios, e sua aplicação é bem simples: basta passar um pouco de leite de coco na hora de pentear o cabelo, e começar a desembaraçar gentilmente com os dedos. Depois, continue a pentear com um pente de setas largas e finalize como você costuma fazer.

Viu como o leite de coco pode ter muitas aplicações? Lembrando que você pode comprar pronto em mercados, ou mesmo em lojas de cosméticos e produtos capilares. Lembre-se de checar as datas nas embalagens, e uma vez que você abriu a embalagem, use o leite em pouco tempo para não estragá-lo.

E você, também é apaixonada por leite de coco para os cabelos como eu? Tem alguma outra receita para compartilhar? Conta pra mim nos comentários!  

 Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário