O cabelo não cresce? Saiba o que fazer!

Você já deve ter pensado isso: não importa o que você faz, parece que o seu cabelo está estagnado em um mesmo comprimento. Ou ele não passa dos seu ombro, ou ele nunca chega nas costas, ou nunca chega no comprimento que você deseja… Pode ficar tranquila que vou te contar o que fazer quando o cabelo não cresce.

O que fazer quando o cabelo não cresce?

Se você já esteve, ou está, nessa situação em que o cabelo não ganha novos centímetros, saiba que você pode estar passado por uma fase de “crescimento lento”, ou você pode estar enfrentando quebras nos seus fios. A parte boa é que existem algumas atitudes que você pode tomar para retomar o ritmo normal de crescimento do seu cabelo, ou diminuir as quebras e recuperar os seus fios. Por isso, listei algumas coisas que podem te ajudar a manter um crescimento saudável dos fios:

1. Reduza a manipulação

A explicação aqui é bem simples: a forma como você manipula diariamente o seu cabelo pode ser um dos motivos pelo qual o seu cabelo parece estar sempre com o mesmo tamanho. Isto porque, toda vez que você o manuseia (seja penteando, ou mexendo no cabelo de tempos em tempos), dependendo como você está fazendo, pode propriciar a quebra. E se o seu cabelo enfrenta muitas quebras a medida que ele cresce, você não consegue acumular um bom crescimento com o passar do tempo.

Como diminuir a manipulação?

Você tem algumas opções:

  • Use um estilo de cabelo de longa duração – os chamados “penteados de proteção“, que são excelentes na hora de evitar a “super manipulação” do cabelo: você vai manter o cabelo preso, e protegido, sendo de fácil manutenção.
  • Mas se você deseja mantê-lo solto, você pode optar por penteados que vão se transformando ao longo dos dias. Por exemplo, se você costuma fazer “rolinhos” no cabelo para deixá-lo com ondas definidas, você não precisa refazer todos os dias – porque é manipular de mais. Você pode fazer “rolinhos” no primeiro dia e usá-lo assim por uma semana, desmanchá-las e usar as ondas bacunçadas na outra semana, e finalmente tentar fazer um coque bagunçado, nas ultimas semanas. O que começou com um penteado se transformou, e você não precisou ficar penteando e mexendo nos cabelos.
  • Tome mais cuidado na hora de pentear/desembaraçarvocê não precisa pentear o seu cabelo todos os dias. Desembarace gentilmente uma vez, e depois, use seus dedos para deixar o cabelo sem nós. Aliás, desembaraçar com os dedos é uma ótima forma de evitar a quebra dos fios: comece por seções pequenas do seu cabelo, e vá desmanchando os nós aos poucos. Sempre das pontas em direção à raiz. Já falamos sobre como desembaraçar os cabelos aqui.
  • Criar uma rotina de hábitos para o seu cabelo – isso quer dizer  que você não precisa dar ao seu cabelo mais do que ele precisa. Lavar, condicionar, hidratar profundamente, selar os fios, e fazer algum penteado é o que você costuma fazer, certo? Pronto, essa é a sua rotina. Não precisa de exageros.

2. Conheça os penteados de proteção e escolha um para usar de tempos em tempos.

Essa não é necessariamente uma regra universal, mas ter um estilo de proteção pode te ajudar a reter o crescimento do seu cabelo. Tem um artigo inteirinho dedicado ao assunto.

3. Tenha hábitos saudáveis!

Beba bastante líquido e faça exercícios regularmente. Isso vai favorecer o condicionamento do seu organismo, melhorando a sua circulação sanguínea. Aliás, uma boa circulação significa que o seu sangue estará levando mais oxigênio, vitaminas, e nutrientes para todas as áreas do seu corpo, inclusive o couro cabeludo, auxiliando no crescimento do seu cabelo.

4. Alimente-se bem!

Esta dica é constante aqui no site porque ela é verdadeira. Você terá pele, unhas, e um cabelo melhor se deixar de comer besteiras como salgados, frituras e refrigerantes: isto é um fato. Além disso, uma dieta saudável pode prover os nutrientes que o seu corpo precisa para ajudar no crescimento do seu cabelo.

5. Visite um especialista!

Outra dica é constante aqui no site. A melhor forma de entender mais sobre a saúde do seu cabelo é visitando um especialista.

Vale deixar claro aqui que não existe fórmula mágica para o crecimento rápido de um cabelo. Aliás, deu para perceber, não é? Você vai precisar de dedicação e paciência, e só então verá resultados. Mas se o seu cabelo está preso em um comprimento, obviamente isto não é uma coisa normal, então, você tem que ouvir o seu cabelo e rever os seus hábitos.

E vocês, tem alguma outra dica para ajudar no crescimento dos cabelos? Que tal compartilhar com a gente?

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

1 comentário

Deixe um comentário