O que é Big Chop? E quando fazê-lo?

Quem está em transição capilar vai ouvir falar bastante de big chop, ou “grande corte” O Big Chop nada mais é do que um corte de cabelo para mulheres que desejam transicionar os seus fios para a textura natural. Neste corte, todo o cabelo quimicamente alterado é removido, deixando apenas o novo crescimento. É um método que costuma ser dramático para algumas mulheres, dependendo do comprimento do cabelo antes do corte e da quantidade de tempo decorrido desde o último processo de alisamento químico.

O que você precisa saber sobre Big Chop

big chop

Se você está em transição capilar, você vai ouvir falar bastante desse termo. Como eu disse anteriormente, o “big chop” nada mais é do que encerrar a sua jornada de transição com um corte de cabelo que retira todas as pontas de cabelo que ainda têm química, deixando apenas os seus fios naturais.

Esse é o jeito mais fácil de deixar o cabelo completamente natural, mas geralmente, ele é um corte que representa também uma mudança de pensamento (já que provavelmente é a primeira vez em muito tempo que você vai lidar com os seus fios naturais).

Para fazer o corte, você precisa se desapegar do comprimento do seu cabelo, e se atentar à saúde dele. Até porque, fazer um big chop no seu cabelo afro tem muitos benefícios!

Quando fazer o Big Chop?

Alguns sinais vão te ajudar a descobrir se já é a hora de você fazer o seu big chop. Vou compartilhar aqui algumas situações que podem indicar que está na hora certa de você fazer o seu corte:

1 – As pontas do cabelo ainda com química estão fracas e quebradiças

Quando você está em transição capilar, saiba que é bem normal que o seu cabelo passe por períodos de quebras. É que a linha que demarca o seu cabelo novo e natural, e o seu cabelo velho e com química costuma ser bem frágil, facilitando a quebra. Mas quando essa quebra está maior do que o que você considera comum, é sinal de que você precisa fazer um corte para não prejudicar o resto do cabelo.

2 – Você está sem paciência para lidar com duas texturas

Esse sinal é auto explicativo: Se você não aguenta mais lidar com duas texturas de cabelo, talvez seja a hora de optar por um corte.

3 – Você simplesmente sente que é a hora

Particularmente, odeio dar prazos fechados quando me perguntam quando vai ser o BC de alguém que está em transição há determinado tempo. Isso porque cada jornada é diferente da outra, e às vezes, enquanto você pode fazer o Big Chop em um ano, outras pessoas podem fazer em dois, três, ou nunca realmente fazer um grande corte. Quando a gente lê por aí que o BC deve ser feito em um ano, podemos nos sentir pressionados a abandonar a transição antes do tempo que a gente acha que tem a ver conosco. Então, esqueça datas e certifique-se de que o seu Big Chop será feito quando você sentir que está pronto para fazer por si mesmo e não para cumprir o prazo determinado por qualquer outra pessoa.

E, é isso.

Quer saber o que uma palavra ou frase significa? Descubra e obtenha definições úteis para vários termos sobre cabelo afro para esclarecer todas as confusões! Conheça mais termos do glossário.

Gostou? Tem alguma outra dica? Deixa aqui nos comentários.  Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

5 Comentários

  • Jessica
    Fevereiro 22, 2015 em 9:46 am

    Nossa, amei o site, to voltando com meu cabelo afro, porem aqui em BH/MG estamos com lema de economizar agua mas eu demoro muito pra lavar o cabelo, voce tem uma dica?
    Beeijos

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      Fevereiro 22, 2015 em 3:06 pm

      Oi Jéssica, que bom que gostou do site.

      Então, o recomendado não é mesmo lavar o cabelo todos os dias. O ideal é que exista um intervalo entre as lavações. Eu, por exemplo, criei um calendário para lavar 1 vez a cada sete dias, ou seja, 1 vez por semana, e funciona bem. Você precisa ver o que funciona com o seu cabelo.  Uma dica é limpar o cabelo com shampoo seco durante o período em que você não pode lavar o cabelo. Shampoos secos são excelentes na hora de absorver a oleosidade. Espero que tenha sanado a sua dúvida :)

  • Andreia Olliver
    outubro 4, 2017 em 9:32 pm

    Oi. Adorei as dicas. Estou em um processo de transiçao tambem. Mais sou meio impaciente e quero mesmo é fazer o BigChop. Mais tenho medo de nao combinar com o meu rosto. Vc poderia me ajudar?

  • Isabel Cristina Barbosa
    novembro 12, 2017 em 11:28 pm

    Olá!
    Obrigada pelas dicas.
    Eu iniciei uma transição capilar e após 8 meses desisti.
    Agora após 6 meses sem química no cabelo e cortando as pontas, estou disposta a ir até o fim.
    Estou amando , mesmo com meus cabelos com 2 tonalidades .
    Adorei suas dicas e preciso de outras mais.
    Tenho um canal no YouTube
    Toque de beleza.
    Obrigada

Deixe um comentário