O que é lace wig?

 

As americanas já usam há tempos e algumas brasileiras também, mas de uns tempos pra cá, a cantora Ludmilla vem popularizando o termo e mesmo assim, muita gente se pergunta: afinal, o que é lace wig? Então, resolvi reunir várias informações sobre o tema e fazer um post bem explicadinho pra vocês. Quer saber mais sobre o assunto? Então, é só continuar a leitura:

Lace Wigs: uma definição

Lace Wig é uma peruca feita para parecer cabelo natural, como se os fios estivessem saindo do seu couro cabeludo. As com aspecto mais natural são feitas de maneira customizada, usando as medidas da nossa própria cabeça. Mas as mais populares são compradas já feitas com medidas padrão.

Elas podem ser fabricadas com cabelo natural ou sintético e por conta disso, são encontradas nas mais diferentes texturas: liso, crespo, encaracolado e por aí vai. Na lace wig, o topo desta peruca (closure) lembra muito o couro cabeludo humano, dando bastante versatilidade no uso. Algumas perucas são tão bem fabricadas que podem ser usadas até em rabos de cavalo (ou penteados mais elaborados), sem parecer que são perucas!

Closure: o que deixa a peruca imperceptível

Em uma lace wig, os fios de cabelo que aparecem no começo da nossa linha do cabelo, onde temos baby hair, são costurados em uma tela que imita a cor do nosso couro cabeludo, fazendo com que os fios pareçam crescer do nosso escalpo. Essa parte da peruca é chamada de closure, e nela, os fios de cabelo são presos por um tipo de nó muito pequeno, que dá toda essa ilusão de cabelo crescendo naturalmente.

O mais legal é que existem closures com tons de pele diferentes, e você encontra por aí uma variedade delas. Isso quer dizer que você vai poder comprar uma lace wig com uma base muito próxima ao seu tom de pele.

Dica rápida: você pode aproximar a peruca da sua perna, ou mesmo da sua cabeça. Se a base se misturar com sua pele, quer dizer que a peruca vai se parecer mais natural. E não esqueça de usar uma touquinha com o seu mesmo tom de pele por baixo da peruca, quando necessário!

Quem usa ou deve usar lace wigs?

Para se inspirar, tem um monte de celebridade que usa lace e que você pode se espelhar. Como falei no começo do post, a própria Ludmilla usa. Mas ainda temos Beyoncé, Kelly Rolland, Tyra Banks, Jennifer Hudson e por aí vai! E nesses exemplos, deu para perceber que quem usa é quem deseja trocar o visual de maneira prática sem danificar o próprio cabelo (com químicas, tinturas ou cortes, por exemplo). Mas vale lembrar que esse tipo de peruca é perfeita para quem está passando por um período de perda do cabelo também.

Humana ou Sintética? E afinal, o que é “Remy Hair”?

Aqui no Brasil as perucas humanas ainda são muito caras, mas as sintéticas estão cada vez com mais qualidade e por conta disso, são encontradas mais facilmente. Se eu pudesse resumir rapidamente as vantagens entre um modelo e outro, eu falaria sobre a durabilidade: obviamente, a de cabelo humano dura mais.

E quando você começa a ler sobre wigs, sabe que surgem alguns termos estranhos, como “remy hair”. O termo é bem conhecido lá fora, e também pode ser visto com a grafia “remi hair”. Ele nada mais é do que o cabelo humano de qualidade, que depois de cortado, foi processado quimicamente para que as cutículas fiquem intactas. Assim, o cabelo se mantém macio e grosso, com menor probabilidade de se  enrolar. O remi hair costuma ser encontrado nos modelos mais caros de lace wig.

Quanto tempo dura uma peruca e quanto tempo ela dura na cabeça depois de instalada?

A resposta para as duas perguntas é: depende.

No caso da durabilidade de uma lace wig, é importante ressaltar que as com fios humanos duram mais do que as sintéticas. Mas em todos os casos, as lace wigs duram de acordo com os cuidados com ela. Tem gente que consegue usá-las por um ano, as minhas nunca duraram isso porque eu não era muito cuidadosa. A média, eu diria, é de 10 meses.

Agora, em relação ao tempo em que ela permanece na sua cabeça vai depender da forma como você está instalando ela, que pode ser por cola adesiva, grampos, fita e outras opções.

E o seu cabelo natural: como fica?

O seu cabelo natural embaixo da peruca pode ficar bastante saudável, mas você vai precisar cuidar dele. Aliás, tem muita gente que acredita que vai usar peruca e não vai precisar mais dar atenção ao cabelo natural e isso é uma mentira. Na verdade, a manutenção do seu cabelo natural é super importante para mante-lo saudável.

E para esse post, por enquanto, é isso. Se você quer saber mais, não esquece de ler o post que eu fiz sobre perucas/wigs aqui.

Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que vou falar mais sobre o assunto e sobre a minha experiência com lace wigs em breve!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário