O que é relaxamento capilar?

Um relaxamento capilar é um tratamento químico criado para alterar permanentemente a textura de um fio de cabelo natural para que ele tenha um aspecto liso. Os relaxantes podem ser Lye-Based ou No-Lye. O lye-based tem em seu princípio ativo o ingrediente hidróxido de sódio. Este tipo de relaxamento tende a ter altos níveis de pH, e apesar de mudar a estrutura do cabelo de forma mais rápida, também tem chances maiores de irritar o couro cabeludo.

Já um relaxante no-lye contem hidróxido de potássio ou hidróxido de cálcio. Esse tipo contém produtos químicos menos agressivos, mas o poder de mudança de extrutura do fio não é tão potente e forte como Relaxantes Lye-based.

Como um relaxamento de cabelo funciona?

Os relaxantes alisam um cabelo crespo porque quebram várias ligações dos componentes do cabelo. Aliás, por conta disso, quando não usados corretamente, os relaxamentos podem causar sérios danos a saúde do cabelo e da raiz do fio.

Também conhecido como: escova progressiva ou alisamento capilar, todos esses procedimentos são feitos com a mesma base de substância e tem a mesma função de alterar a textura dos fios capilares.

Embora algumas pessoas usem os termos “relaxamento” e “permanente” como sinônimos perfeitos, os processos não podem ser confundidos, especialmente porque o permanente é muitas vezes aplicado para quem deseja ter cabelos crespos (e não lisos, diferente do relaxamento). No permanente, o princípio ativo do químico é o tioglicolato de amônio, e cria ondas ou cachos no cabelo, ao contrário de um relaxamento capilar.

Quanto tempo um relaxamento capilar dura?

Uma vez que você aplicou o relaxamento capilar, os efeitos deles são permanentes. Ou seja, a parte que recebeu os componentes químicos ficará alterada para sempre. Você deverá apenas “fazer a raiz”, ou seja, aplicar a química no cabelo que está crescendo.  Isso quer dizer que o cabelo que cresce é livre de relaxamento e tem a sua textura natural. É por isso que na transição capilar, se você já alisou ou relaxou o cabelo alguma vez, deve fazer o “big chop“, um corte para que o seu cabelo fique apenas com a textura natural.

Para que você mantenha o cabelo com uma única textura, você vai precisar fazer retoques na raiz do seu cabelo a cada seis a oito semanas. É importante lembrar que relaxar o cabelo muitas vezes pode levar ao excesso de processamento, o que levará a desbaste e quebra.

Leia também: Quando devo retocar meu relaxamento?

Posso relaxar o meu cabelo e tingi-lo ao mesmo tempo?

cabelo-afro-relaxamento-capilar-hair_relaxers_linked_to_fibriods_black_women1

Depende. Na verdade, depende do tipo de tonalizante. Se ela é do tipo semi-permanente, ou em alguns casos, até algumas permanentes, podem ser usadas tranquilamente, desde que o seu cabelo não passe pelo processo de descoloração. Na maioria dos casos, o tingimento deve ser feito com o mínimo de duas semanas depois do relaxamento.

Se o seu cabelo tem os dois processos, você deve ter ainda mais cuidados com os fios, já que os tratamentos estão mudando a estrutura do fio, e deixando eles mais fracos. O ideal é que você faça tratamentos regulares com proteinas para que os fios não se quebrem.

Leia também: 10 dicas para um cabelo relaxado e saudável

Relaxar o cabelo faz com que o cabelo cresça mais rápido?

Não. Aliás, esse é um daqueles mitos que circulam entre pessoas que não entendem nada de cabelo afro. Relaxar o cabelo não faz com o que ele cresça mais rápido, na verdade, a diferença é que você vai notar o crescimento, já que a cada 2 meses terá de fazer a raiz. Como você nota o crescimento, imagina que ele está crescendo mais rápido. Além disso, o cabelo crespo tem o fator encolhimento que faz com que, mesmo crescendo bastante, você não note muita diferença e não note o quão grande ele está.

O seu cabelo vai crescer na mesma velocidade, não importando se ele está relaxado ou não. São os seus cuidados com ele que vão indicar se ele crescerá mais rápido ou não.

Quais são as desvantagens de eu relaxar o meu cabelo?

Os relaxantes capilares são bastante poderosos. Imagine algo que muda drasticamente a textura do seu cabelo! Por isso, dependendo do seu tipo de cabelo, ele pode causar quebras, e até “afinar” o seu fio. Algumas pessoas reclamam de irritação no couro cabeludo, irritação, e de que o cabelo “não cresce” por conta das quebras. Por isso, antes de decidir relaxar o cabelo, tenha certeza de que é isso que você deseja.

Quando não relaxar o cabelo?

Você deve evitar alisamentos quando o seu cabelo está:

  • Ressecado
  • Quebrando
  • Com pontas duplas
  • Descolorido
  • Não saudável.

Quando você faz o procedimento de relaxamento sem ter a garantia de que o seu cabelo está saudável, pode causar quebras. Não custa nada esperar um pouquinho até que os seus fios estejam saudáveis antes de aplicar o relaxamento.

É isso. Entendeu o que é um relaxamento capilar? Tem alguma outra dúvida? Deixa aqui nos comentários!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

Deixe um comentário