O que são Crochet Braids?

Definição: As tranças de crochê são um estilo de penteado criado a partir de extensões de cabelo colocadas em um cabelo com trança raiz embutida. O termo vem do metodo que é utilizado para “costurar” as extensões de cabelo: para a colocação das extensões, é necessário uma gancho de trava parecido com agulhas de croche. Embora o penteado se chame “tranças” de crochê, a maioria das mulheres preferem usar as extesões de cabelo soltos.

croche braids

Não acredito que elas sejam tão populares aqui no Brasil. Mas a sua instalação têm várias vantagens, uma delas é o fato de que o processo é bastante simples e barato.  Não bastasse isso, as tranças de crochê funcionam também como um ótimo estilo de proteção, e podem ser usados por todos os tipos e tamanhos de cabelo: desde relaxadas, naturais ou em transição. Para as mulheres relaxadas, essa é uma ótima opção para textar como seria ter um cabelo natura. Já mulheres que estão em transição têm neste penteado um excelente aleado na hora de proteger o cabelo sem ter que lidar com 2 tipos de texturas diferentes.

As extensões de cabelo podem ser dos mais variados tipos, mas o mais comum é o de cabelo sintético (Marley Hair ou Kanekalon são algumas das opções). Quando o cabelo da extensão é sintético, muitas mulheres aproveitam para estilizar os fios com bobs, bigudins, e etc. De qualquer forma, é possivel alcançar um estilo black power bonito apenas utilizando as extensões de cabelo como vieram na embalagem.

As tranças raiz que dão base à intalação das extensões de cabelo também podem ter diferentes desenhos. O mais comum é o que divide o cabelo em partes retas e pararelas, que vão do topo da cabeça até a nuca. Existem também desenhos circulares. Isso vai depender de você e de seu cabelereiro.

Entenda visualmente o que são tranças de crochê:

 

Quer saber o que uma palavra ou frase significa? Descubra e obtenha definições úteis para vários termos sobre cabelo afro para esclarecer todas as confusões! Conheça mais termos do nosso glossário

Você vai gostar de ler também...

44 Comentários

    1. Olá Priscila, tudo bem?
      O indicado é que você não deixe mais de 2 meses. Depois desse período, seu cabelo natural que está crescendo começa a se enrolar nas tranças. Isso pode causar quebra e você pode até acabar perdendo cabelo.

    1. Olá Jéssica, o nome deste tipo de cabelo é “cabelo sintético Marley Twist para alongamento”. Eu só vi em lojas e cabelereiros especializados em trança para cabelo afro, no Mercado Livre, AliExpress, ou mesmo no Ebay. Não sei se isso te ajuda, mas se for comprar pela internet, dá uma olhadas no que eu falei por último :-)

      Ah! E se vai fazer, talvez seja necessário de 3 a 4 pacotes, ok?

  1. Oi boa tarde tenho algumas duvidas da pra fazer num tamanho maior como 60/65 esses cabelos sintéticos embola muito da pra reaproveitar como o cabelo humanO podo usar crerme shampo nele tamtambém tem algum sintético pra essa tecnica mais parecido com o humano…. desde ja agradeço a atenção…

    1. Olá Diana!

      Como estão fazendo muitas perguntas sobre essa técnica, em breve farei uma postagem respondendo todas essas dúvidas.

      1. Olá Boa tarde!
        Gostaria de tirar uma dúvida eu quero fazer esse método porém quero fazer com cabelo Humano mas como vcs sabem ele é bem caro ,gostaria de saber c Não vai danificar o cabelo pois quero comprar cabelo Humano cacheado e usar por muito tempo 40cm me ajuda por favor 😉

        1. É possível fazer com cabelo humano, mas muitos fios caem durante o dia-a-dia. Não vai danificar o cabelo, mas você pode perder ao longo dos dias alguns fios…. Com cabelo humano, tente a técnica “entrelace” :-)

  2. Eu uso essa tecnica há 2 anos, nossa fiquei muito feliz ao realizar buscas e saber q é muito usado. Uso cabelo humano de 60 e 65 cm, já usei liso e atualmente uso ele anelado. Muito bom pq o meu cabelo esta virgem com esses dois anos. Faço manutenção a casa 2 meses. Acho chato pq é um processo demorado pra mim eu fico um dia inteiro fazendo as tranças e depois de pronto colocar toda essa cabeleira como mostra a imagem acima e deese memo jeitinho. Minha cabelereira esta encontranto dificuldades pq o meu cabelo cresceu muito então as tranças ficam grandes e grossas e não seguram muito o cabelo megado. aMOO CABELO GRANDE 

  3. Mas ao descobrir meu cabelo natural meu tipo de cacho e o 4 aqueles bem crespo que crescem pra cimae não definem muito os cachos. Então ainda não tenho coragem de assumir minha juba. Acho Lindo e estou muito empolgada pra soltar mas vou esperar um pouco mais. Super indico essa tecnica.

    Bjs Dany

    1. Dany, que legal ouvir tua história! Essa técnica é uma lindeza, né? O legal é que ela protege o cabelo muuuuuito! Acho que é um dos metodos de proteção mais seguros! 
      E dois anos? Ual! Seu cabelo deve tá enorme! :-) Talvez esteja na hora de assumir a juba besmo haha Mas claro, você pode assumir aos poucos!
      Quero muito escrever mais sobre o cabelo tipo 4c por aqui, porque acho ele lindo e queria ver mais gente assumindo! Mesmo que ele não defina cachos, existem um milhão de possibilidades de brincar com o cabelo, desde texturização, a coques e etc. Obrigada pelo comentário, e volte mais vezes por aqui! (-:

      Beijos!

  4. Oiii, sabe aonde encontro esse gancho pra fazer o crochet ? O nome que devo usar ao procurar aqui no Brasil ? Muito obrigada !!!

  5. Oii como fica a questão da manutenção? Me explica por favor.. Quando fizer a manutenção da para aproveitar o cabelo usado ou tem que comprar outro? ? Por favor me responde pq não tem nenhuma outra pessoa que eu possa perguntar

    1. Joice, você chegou a ler esse post aqui: http://cabeloafro.com.br/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-crochet-braids ? Nele falo mais sobre manutenção.
      Assim, se o fio é  sintético, você só vai poder aproveitar o usado se você retirá-lo sem cortar. É claro que você vai precisar dar uma olhada no estado do cabelo, mas né…

  6. Olá !

    Gostaria de usar esa método, com cabelo soft dreads, eu acho que chama assim rsrsrsrsrs, aquele que os cachinhos parecem fio de telefone , bem definidos.

    Porém tenho uma dúvida para esse tipo de cabelo, para não perder a definição dos cachos apenas a fronha de seda resolve ou exige mais cuidados ao dormir? 

    Obrigada fico no aguardo! :)

    1. Tenho pesquisado bastante porque tô afim de fazer. Tenho encontrado , em média, a mão de obra custa entre R$100 e 150 e o pacote de cabelo sintético de R$40 a 60 (dependendo da marca).

  7. tem como fazer com cabelo liso eu faço!!!!
    É só o profissional fazer com a “invisible part” ou a parte invisivel tem varios videos gringos a respeito!!!
    Mas é claro não tem a naturalidade que o maravilhoso cabelo cacheado tem!!!!

    ADOREI ESSE WEBSITE …

  8. nossa! to numa pesquisa a uma semana com minha irmã,aprendendo as tranças e pesquisando preços das fibras,técnicas de lavagem e outras coisitas mais que e muito importante saber para cuidar de seu cabelo sintético. e vou confessar a vcs que nao vejo a hr de colocar meus cachinhos,ja i
    uso alongamento de tic tac a 1 ano,mas ja enjoei do liso kkkk quero mudar e a opcao do sintetico e do metodo crochet me fascinou.kkkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *