Tipos de Cacho: como identificar o seu?

Saber quais são os tipos de cachos existentes e como identificar o seu pode te ajudar a encontrar os produtos e os tratamentos certos para o seu cabelo. Eu já falei aqui no blog sobre os tipos de cabelo, mas hoje vou me concentrar nos tipos ondulados e crespos.

A classificação mais comum entre os tipos de cachos é a que divide os fios em categorias – Tipo 2 (ondulado), Tipo 3 (cacheado) e tipo 4 (crespo) – e subcategorias – do A ao C – baseadas no diâmetro das ondas ou cachos. Esse sistema foi criado por um cabeleireiro americano chamado Andre Walker e ele é bem aceito entre os especialistas em cabelo, então, é o que eu costumo adotar.

Tipos de Cachos

Seguindo a tabela Andre Walker System de classificação de cabelo, esses são os tipos de cachos existentes (do ondulado ao crespo). Mais a frente vou explicar o que cada um significa, e espero que este guia te ajude a abraçar a beleza natural do seu tipo de cabelo e lhe dê uma nova visão sobre quais produtos funcionam melhor para você.

Cachos do Tipo 2 – Cabelos Ondulados

A maior característica do cabelo ondulado (tipo 2) é possuir ondas em forma de S (ao invés de cachos em espirais).

  • Se o seu cabelo é muito parecido com o tipo liso, mas tem uma ondas leves e suaves nas pontas, você provavelmente terá fios de Tipo 2a. As atrizes Amanda Seyfried e Kate Hudson são bons exemplos neste tipo.
  • Se o seu cabelo é principalmente liso nas raízes e tem ondas mais definidas a partir da altura do seu olho, seu cabelo é do Tipo 2b. A princesa Kate Middleton e a cantora Joss Stone possuem esse tipo de cabelo.
  • Agora, se a ondulação do seu cabelo já começa diretamente nas raízes e você possui ondas muito definidas, que quase formam cachos largos, então você é Tipo 2c. A cantora Lorde é um bom exemplo desse tipo.

Se você possui este tipo de cabelo, provavelmente tem problemas com frizz. Nesse caso, a dica é optar por mousses, em vez de cremes ou géis, já que esses reduzem o frizz e hidratam os fios sem deixar o cabelo pesado. Além disso, evitar certos ingredientes como silicones e sulfatos.

É importante ressaltar que cabelo ondulado é lindo, e você não precisa sair por aí usando baby liss para definir seu cacho. A não ser que você queria, é claro.

Cachos Tipo 3 – Cabelos Cacheados

O cabelo tipo 3 possui cachos mais definidos e elásticos que formam espirais. O tipo específico vai depender do tamanho do diâmetro do seu cacho.

  • Os cachos mais largos são do Tipo 3A. Aliás, nesse tipo os cachos são tão regulares que parecem ter sido produzidos com o auxílio de babylizz. Se você busca exemplos, pode procurar pela cantora Taylor Swift e a atriz AnnaLynne McCord.
  • Os cachos médios, com a circunferência semelhante ao de um canetão (de quadro), são do Tipo 3B. A atriz Jurnee Smollett é exemplo desse tipo.
  • Os cabelos que produzem cachos com a circunferência de um lápis  são do Tipo 3C. Aliás, os Tipo 3C geralmente têm muito mais volume do que cachos 3A e 3B, mas ainda são muito diferentes do Tipo 4 (que tem cachos ainda mais apertados). A atriz Thandie Newton tem um cabelo nesse tipo.

Quem tem cabelo Tipo 3 costuma estar preocupada com a redução de frizz e a adição de definição. A dica aqui é manter sempre o cabelo hidratado, e evitar produtos com sulfatos.

Cachos Tipo 4 – Cabelo Crespo

Os cabelos tipo 4 são os mais crespos da tabela, e os que mais sofrem pelo fator encolhimento. Por conta disso, eles costumam parecer mais curtos do que são.

  • O Tipo 4A tem cachinhos que parecem molinhas pequenas, da circunferência de uma agulha de crochê. As celebridades Syesha Mercado e Tracie Thoms são bons exemplos nesse tipo.
  • Já os cachos Tipo 4B são ainda mais apertadinhos, e lembram até aquelas molas que ficam dentro de uma caneta. As cantoras Solange Knowles e Janelle Monáe têm cabelos 4B.
  • Finalmente, o Tipo 4C  tem um padrão de cacho parecido com o 4B, mas a dencidade dos cachos é ainda maior e os fios são um pouco mais grossos e achatados. Por vezes, o cacho se forma em Z, o que aumenta o fator encolhimento, e diminui a definição. Busque pelas cantoras Esperanza Spalding e Macy Gray quando estiver buscando por inspiração.

O grande problema do Tipo 4 é o fator encolhimento, e o ressecamento. Para combater tudo isso, invista em hidratação. Cremes e condicionadores com óleos naturais e hidratantes são excelentes para os cabelos crespos e ajudam a prevenir o emaranhamento.

Como identificar o seu tipo de cacho?

A melhor forma de amar o seu próprio cabelo é conhecendo-o. É por isso que o guia de tipos de cabelo pode te ajudar a entender seu cabelo e o que ele precisa para ser saudável.  Para identificá-lo, tenha as seguintes etapas em mente:

1 – Observe o seu cabelo natural e livre de danos

Para identificar o seu tipo de cacho, você precisa que ele esteja em seu melhor estado: natural, hidratado, e livre de danos. Com o cabelo modificado por fatores externos (danos ou químicas), você não vai conseguir ter uma boa noção sobre qual tipo ele é.

Se você costuma usar chapinhas e secadores, e percebe que os seus fios estão sofrendo danos por conta do calor desses aparelhos, é interessante parar de usar essas ferramentas antes de tentar identificar o seu fio. Só assim você vai conseguir ter uma ideia clara do seu padrão de cacho. Se as raízes são mais encrespadas do que as pontas do seu cabelo, isso pode ser um indicador de danos causados pelo calor das chapinhas e secadores. Tente ficar por pelo menos três meses sem usar esses aparelhos antes de tentar identificar o seu fio.

2 – Lembre-se que algumas pessoas têm vários tipos de cachos ao mesmo tempo

A maioria das pessoas  tem na cabeça a mistura de vários padrões de cachos. Por exemplo, muitas pessoas podem ser consideradas Tipo 2c / 3a porque apresentam esses dois tipos de fios. Portanto, se você sentir que você se encaixa em mais de um tipo, saiba que isso é totalmente normal. Eu mesma tenho uma mistura louca de fios 4A e 4B.

Se você tem tipos de cachos que são drasticamente diferentes um do outro, uma dica é tentar tratar as seções do seu cabelo de forma diferente (por exemplo, usando produtos mais pesados em uma parte). Além disso, você pode procurar um cabeleireiro que personalize o seu corte de cabelo de modo que valorize os fios, independente do tipo.

3 – Saiba que nem todas as pessoas com o mesmo tipo de cacho possuem cabelos iguais

Duas mulheres com o mesmo tipo de cacho podem ter cabelo que parece completamente diferente. É que o padrão do cacho é apenas uma parte do que define o seu tipo de cabelo como um todo. Outros fatores importantes são porosidade, comprimento, largura e densidade. Em outras palavras, o seu cabelo é longo ou curto, fino ou grosso, volumoso ou sem volume, e por aí vai. Todos esses fatores influenciam na como seu cabelo se parece e como ele reage aos produtos.

E então? Qual é o seu tipo de cabelo? Conta nos comentários!

 Aproveita e me segue lá no instagram @stephanienpereira.

Você vai gostar de ler também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *