Wigs: tudo o que você precisa saber sobre perucas

Acho que vocês já devem ter parado para se perguntar: como é que a Beyoncé consegue trocar de estilo de cabelo com tanta frequência? E a Rihanna que dia desses estava com o cabelo curto e no outro estava com o cabelo gigante? Como elas conseguem??? Pois é, elas trocam bastante de visual por conta das Wigs, conceito que está começando a ficar conhecido entre as mulheres brasileiras.

Eu estava louca para fazer esse post há um tempão especialmente porque ano passado eu experimentei utilizar Wigs no dia-a-dia e tenho um montão de experiência para compartilhar. Por conta disso resolvi reunir tudo o que eu sei sobre o assunto e fazer essa postagem super completinha. Tentei ser o mais detalhista possível, então, aqui vai ter tudo o que você precisa saber sobre o assunto mesmo!

Se ajeita aí na cadeira, pega uma pipoquinha, um guaraná e boa leitura!

Afinal, o que são Wigs?

Se você ainda não está familiarizado com o conceito de wigs, aqui vai uma definição: wig pode ser traduzido para o português como peruca. Tradicionalmente feita de cabelo humano ou sintético, ela é um acessório que vem ganhado popularidade por conta da praticidade.

É importante lembrar que as perucas não são apenas moda: elas estão aí há muito tempo e evoluíram ao longo dos anos. Muitas pessoas são adeptas do uso não só por questão estética, mas por questão cultural também. Mas no caso de quem usa perucas simplesmente porque quer mudar o visual, tem a vantagem de poder ter vários tipos de cabelo sem danos aos fios naturais.

Tipos de Wigs (Perucas)

Se você está começando a se interessar por perucas e tem vontade de se aventurar nesse mundo, há algumas opções que você precisa considerar e entender sobre wigs. Por exemplo, os tipos de perucas e como elas foram fabricadas. Vou falar rapidamente dos mais comuns, ok?

Peruca natural ou Peruca sintética?

A primeira diferença básica entre tipos de Wigs é se ela é natural ou sintética. Esse fato vai apontar várias diferenças entre a sua peruca!

Características de uma Wig Sintética

wigs sintéticas

O cabelo sintético geralmente é feito de fibras de fios acrílicos ou nylon. Dependendo da qualidade da fibra, a peruca pode ter uma durabilidade de 3-6 meses. Se a fibra for de qualidade ruim, pode ser que ela tenha facilidade em se embaraçar. Na wig sintética o estilo e formato costuma ser menos mutável: para fazer grandes alterações na peruca, você vai precisar lavá-la e secá-la com algumas técnicas diferentes.

Aliás, acho que a maior desvantagem da peruca sintética é que você não vai conseguir mudá-la muito. Se você deseja usar chapinhas ou baby liss, por exemplo, precisará procurar por fibras específicas que possam passar por essas transformações. Há muitas perucas sintéticas de alta qualidade no mercado que são bonitas e com preços acessíveis.

Características de uma Wig de Cabelo Humano:

Naomi-Campbell

O cabelo natural humano é o de maior qualidade, e por conta disso, as perucas de cabelo humano tem maior valor. Mas é importante ressaltar que o processo de construção da peruca pesa muito sobre a naturalidade dela, então, não adianta nada ter uma peruca de cabelo humano mal finalizada.

As perucas de cabelo humano tem maior durabilidade que as sintéticas – algumas podem durar até 5 anos com os devidos cuidados. Elas geralmente são mais finas, mas podem ser estilizadas com mais mobilidade, ou seja, você vai poder tingir, passar chapinha, baby liss… Só que isso vem com um precinho mais salgado.

O tipo de produção das perucas: manuais ou feitas à máquina?

O método de produção de uma wig também define o tipo dela, e basicamente, são dois métodos: feitas à mão ou à máquina. Uma peruca feita à mão é aquela onde as mechas de cabelo são costuradas a uma toca manualmente. É um trabalho mais complicado e a peruca demora mais para ficar pronta, mas os resultados ficam mais naturais (porque costumam ser feitas sobre medida). Quando alguém faz uma peruca a mão costuma usar um topo do tipo que pode ser dividido o cabelo para qualquer lado, dando mais naturalidade aos looks. Por conta disso, esse tipo de peruca costuma ser mais cara também.

Agora, uma peruca feita na máquina costuma ser mais barata. Geralmente, as perucas feitas por máquinas são sintéticas. Mas, naturais ou não, no caso das perucas costuradas em máquinas, o cabelo vai sobre uma touca e são costuradas em uma única direção, podendo dar um ar menos natural do que as feitas manualmente. Mas isso não é regra, há várias perucas costuradas por máquinas que são super naturais!

Pausa: se ajeita na cadeira porque tem muito mais informação por aí!

A base da peruca: Full-Cap ou Open-Cap?

tipos de peruca - full cap and open cap - cabelo afro blog

Mais um item para diferenciar a sua wig: ela pode ser full-cap ou open-cap. As duas cobrem bem o cabelo, a diferença é que na full cap (em português, “touca cheia”), o cabelo é costurado em uma touca fazendo com que você tenha uma cobertura total do seu cabelo. Vantagem: cabeça cheia = cabelo volumoso. Desvantagem: o couro cabeludo não respira tanto, e você pode sentir calor na cabeça.

Já na open-cap (“touca aberta”, em português), o cabelo é costurado em faixas. Isso quer dizer que ficam espacinhos entre uma mecha ou outra fazendo com que o seu couro cabeludo fique mais ventilado. Já usei uma assim e é um bafo!

Acho que aque é importante lembrar dos apliques de pequenas partes do cabelo. Eu não sei o nome específico para eles, mas vocês vão saber de quais estou falando: as franjas, rabos de cavalo, mechas e por aí vai. Eles também podem ser considerados “perucas”, mas cobrem apenas uma parte do seu cabelo.

Termos técnicos: full lace, u-shaped, half wig, lace front…

 

tipos de peruca

Viu como quando eu disse que aqui você iria encontrar tudo o que precisa saber sobre wigs, eu estava falando sério? :-) Agora, falta falar do “fechamento da wig”, ou do que difere no tipo de instalação, que é a hora que você vai colocar no cabelo.

Lace Front:

A lace-front é uma peruca cheia que tem uma malha de renda fina na linha da frente do cabelo que permite a montagem personalizada e com estilo. Essa parte da frente costuma ser colada na testa fazendo com que a transição para a pele seja mais suave para a pele.

Full Lace:

Esse é o tipo de wig que tem mais flexibilidade e naturalidade, podendo até ser usada com coques ou rabo de cavalo alto! O topo dela tem fios de cabelo individuais puxados através do tecido da touca. Isso dá a ilusão de cabelo provenientes do couro cabeludo.

U- Shaped:

Esta peruca tem uma abertura no começo em forma de U, assim você pode deixar parte do seu cabelo natural para fora, fazendo com que a aparência do penteado fique mais natural. Isso funciona melhor se a textura do seu cabelo é exatamente igual ao da peruca.

Closure:

Uma closure não é exatamente a peruca, mas sim, um “anexo” que as pessoas usam para fechar uma peruca, especialmente se você está usando uma U part. Esse tipo de complemento é bastante usado por quem faz perucas à mão.

Half Wig:

A half wig, ou “meia peruca”, é mais curta que uma peruca comum em termos de cobertura. Ela é usada quando se quer adicionar volume e comprimento corpo para o cabelo e geralmente é presa com pentes ou clips que se encaixam no restante do cabelo.

Silk Top Wig:

Esta é peruca em que o couro cabeludo fica o mais natural em comparação com todas as outras wigs. É que nesse caso, a parte da entrada do cabelo da “silk top” é feita de seda e os nós do cabelo estão escondidos sob um segundo pedaço de material que dá a ilusão maior de “tom da pele.”. Uma vantagem é que geralmente essa coroa é multidireccional, dando maior flexibilidade. Nesse tipo de peruca você pode não conseguir fazer um rabo de cavalo alto ou porque a frente é muito natural, mas na parte de trás, as tramas costumam ser feitas na máquina. Ela é presa com pentes ou clips que se encaixam no seu cabelo natural.

Perucas de Monofilamento:

Na peruca de monofilamento, cada fio de cabelo é fixada a uma compensação pouco visível, dando um ar mais natural ao look e dispersando o cabelo uniformemente sobre o couro cabeludo quando usado.

Onde comprar Wigs?

Quando eu comprei minha primeira Wig o dolar estava baixo, e eu comprei do exterior. Mas no Brasil você encontra várias lojas especializadas em apliques e perucas, algumas até com loja online. Separei as que acredito que são as mais bacanas:

E, por enquanto é isso. Vou voltar a falar sobre perucas por aqui e contar mais detalhadamente sobre minha experiência. Aguardem os próximos posts!

O que achou desse post? Conta aqui nos comentários e manda o link do post para aquele amigo que sempre quis saber mais sobre o cabelo da Beyoncé!

Stephanie Pereira

Stephanie Pereira

She is just a girl, and she's on fire.

5 Comentários

  • WellBrasil Cabelos
    dezembro 2, 2016 em 1:49 pm

    Olá, somos a WellBrasil, loja especializada em perucas do centro de São Paulo, lemos as informações e ficou fantástico! Obrigado pela atenção!
    Att WellBrasil.

  • Cristiane
    dezembro 3, 2016 em 10:26 am

    Oi sou de um.centro de apoio on oncologico e preciso de ajuda…tenho mts cabelos e preciso de treino para perucas. Por favor, urgente. Tenho mais de 500 assistidas

    • Stephanie Pereira
      Stephanie Pereira
      dezembro 3, 2016 em 10:50 am

      Oi Cristiane, podes me dizer em que cidade você está localizada? Não dou treinamentos, porque não sou especialista, mas posso te ajudar a divulgar a causa :-)

  • Vitoria Regia Perucas
    junho 1, 2017 em 1:57 pm

    Adoramos sua explicação detalhada.

    Beijos

  • Bianca de Arruda
    agosto 22, 2017 em 7:14 pm

    ooin, eu ia comprar uma peruca mas desisti pq minha mae disse que peruca coça igual piolho arde e esquenta e o cabelo ficar visivel, é verdade??

Deixe um comentário