Hoje trouxemos um texto muito especial para falar sobre o quanto o cabelo importa! Mas não só o “cabelo” e sim o crespo e cacheado, tão mal visto e maltratado pela sociedade.
O cabelo conforme sabemos pode representar muitas coisas para uma pessoa. O cabelo nos ajuda a desenvolver nosso senso estético, como nos vimos e quando essa parte de nós, o nosso cabelo, não é bem aceite pelas pessoas ou pela sociedade, acabamos por pensa haver algo de errado conosco. Afinal, se esse cabelo é bonito realmente então as pessoas não gostam dele e dizem que ele é feio?
Ao pensar nisso, trouxemos hoje um texto sobre como o cabelo importa! Esperamos que você goste!
O significado de cabelo crespo
Infelizmente muita gente ainda não sabe, mas esse há algumas características que definem um cabelo crespo e não, ele não é ruim, contudo, apesar do que dizem, ele é extremamente frágil.
Ter cabelo crespo significa uma pessoa (geralmente afro descendente, ou preta ou com ascendência preta) com cabelos que são ou muito cacheados ou pouco cacheados, sem uma forma específica e geralmente não ficam com aspecto de molhados.
É importante entender não haver somente um tipo de cabelo crespo mas vários, a principal característica deles é seu volume.
Existem diversos produtos específicos para o cabelo crespo, vale lembrar que ele não é um tipo de cabelo como os outros e portanto, deve ser tratado diferentemente, com produtos específicos. Entender isso é ter a compreensão de que os cabelos diferem e tratar todos igualmente apenas reforça a ideia de que “os cabelos devem ser todos iguais”.
Por exemplo, você sabia que não se penteia cabelo crespo mas sim, se ajusta com ajuda dos dedos ou do famoso garfinho? Não se penteia porque ele possui um tipo de fio muito fino que pode embolar na escova e nem precisa ser penteado porque é um cabelo que possui bastante volume então, basta ajustar ele conforme a necessidade.
Como existem diferentes tipos de cabelo crespo e cacheado, alguns é permitido pentear sim porém com muito cuidado, pois os cabelos crespos, embora não pareça, são extremamente sensíveis e podem quebrar facilmente pois o seu fio é bem fino, por isso, deve haver bastante cuidado com eles.
Regra de ouro para cacheadas: não se penteia cabelo cacheado seco ok? Isso apenas embaraça mais os fios e faz eles ficarem conosco!
Lembre-se sempre de que seus cabelos são lindos do jeitinho que são e existem formas certas de cuidar dele.
Porque é importante falar sobre cabelo cacheado e crespo?
A importância de falar sobre o cabelo cacheado e crespo além de ressaltar a ideia de que ele importa, também coloca atona o conceito de estética diferenciada, aceitação da diferença e também a luta e resistência das populações preta frente às inúmeras tentativas de acabar com a estética afro.
Aceitar o próprio cabelo representa aceitar a própria história e trajetória e também significa lutar para que cada pessoa tenha seus cabelos da forma que quiser.
Dicas para mulheres negras que passaram pela transição capilar
A transição capilar é uma das decisões mais difíceis que uma mulher pode tomar pois envolve se livrar de anos e anos de lavagem cerebral ao dizerem que seu cabelo era “feio” e que o cabelo liso era o “cabelo bonito”. Contudo, algumas dicas são:
Busque referências de cabelo cacheado/crespo
A nossa mente funciona por associação e as imagens têm um papel fundamental nisso. Não tem como fazer a transição capilar e permanecer consumindo revistas, filmes e imagens de mulheres de cabelo liso.
Se você realmente deseja passar a se aceitar, que tal buscar referências femininas que tenham o seu tipo de cabelo? Desta forma, você vai encarar a transição capilar com mais naturalidade!
Use sua criatividade!
Vai sair e bateu aquela pequena vergonha? Não tenha medo amiga, isso acontece! Mas nessas situações, use sua criatividade. Que tal usar um chapéu ou um lenço lindo pra enfeitar? Um arquinho, uma presilha, algo legal?
Lembre que é um direito seu se sentir linda de qualquer jeito! Reforce a ideia que você é linda do jeito que é!
Faça terapia
Muitas vezes à transição pode ser algo bem difícil para algumas mulheres, especialmente se elas sofreram bullying ou foram vítimas de racismo devido ao seus cabelos naturais! Portanto, não hesite em procurar ajuda! Busque fazer terapia, alimente a sua mente com pensamentos bons sobre si mesma e não se esqueça que, a transição capilar é difícil mas vale a pena pois você terá a sua liberdade!
Deixe um comentário