A testosterona faz o cabelo crescer ou cair?

0

Este é um problema muito comum para todas as pessoas carecas ou com medo da calvície e se exercitam regularmente. Bem, em primeiro lugar, vamos delinear o que é testosterona e o que ela faz no corpo.

O que é testosterona

A testosterona é um hormônio produzido nos testículos e nas glândulas supra-renais e tem efeito em todo o corpo humano. A testosterona é tão importante para os homens quanto o estrogênio para as mulheres.

Os níveis elevados de testosterona são vistos principalmente em homens ou mulheres que usam esteróides anabolizantes para melhorar o desempenho atlético e aumentar a massa muscular.

A testosterona é realmente interessante. De acordo com o canal do YouTube do The Medicine Journal, é um hormônio esteróide de um grupo denominado Andrógeno, cujas funções componentes são as de afetar várias características do corpo masculino, especialmente durante o período de transição da infância para a infância.

Além disso, com a idade, os níveis de testosterona caem em média 1% ao ano a partir dos 40 anos. Portanto, é importante tomar esse hormônio regularmente, pois uma dose baixa pode indicar alguns problemas de saúde. De modo geral, os níveis de testosterona variam entre 300 e 900 nanogramas por decilitro de sangue.

Dentre as principais mudanças no organismo relacionadas à testosterona, podemos citar o desenvolvimento da genitália masculina, o aumento do tom baixo da voz, o aumento da massa muscular e o aparecimento de pelos em diferentes partes do corpo incluindo a manutenção do crescimento do cabelo.

A propósito, é interessante que o mesmo ciclo de andrógeno também seja responsável pelo crescimento concentrado do cabelo (ou cabelo) em certas áreas do corpo, como o tórax ou as costas.

Por outro lado, é essa mesma ação que limita seu aparecimento em outros lugares, como o couro cabeludo. A maior parte da testosterona masculina é produzida pelas glândulas de Leydig (nos testículos), enquanto uma pequena parte vem das glândulas supra-renais.

Vale ressaltar que esse hormônio é sintetizado pela degradação do colesterol e se distribui por todo o corpo por meio dos vasos sanguíneos.

Testosterona em excesso provoca queda de cabelo?

Não, testosterona alta não causa perda de cabelo. Não é a testosterona que causa queda de cabelo, mas a di-hidrotestosterona, um hormônio obtido pela conversão da testosterona masculina e da androstenediona feminina. A produção desse hormônio ocorre nos testículos, próstata, glândulas supra-renais e folículos capilares. Pessoas carecas produzem enzimas no couro cabeludo para promover a conversão desse hormônio.

Leave A Reply

Your email address will not be published.