Anemia pode trazer problemas para o cabelo?

Anemia pode trazer problemas para o cabelo?

Embora algumas pessoas não saibam, a anemia ferropriva é um dos fatores que causam a queda de cabelo. Baseado em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% da população mundial sofre desse transtorno, que afeta tantas áreas do corpo humano.

O que é a Anemia?

A anemia ferropriva, causada pela concentração de ferro abaixo da normalidade no organismo, é a mais comum, fazendo parte de 90% dos casos de anemia, e é uma condição na qual o paciente não possui a quantidade de hemoglobina na faixa aceitável.

Quais os males que a anemia pode causar?

Os glóbulos vermelhos (hemácias) são responsáveis por transportar o oxigênio, que é imprescindível para a geração de energia no nosso corpo, sendo assim, quando existe uma insuficiência dessas células, a pessoa começa a se sentir fraca, cansada, com falta de ar, tonturas, dores de cabeça, queda de cabelo e até apresentar unhas quebradiças.

O que a anemia pode causar no cabelo?

Quando há pouca quantidade de ferro no organismo, o corpo não consegue produzir as hemácias e isso prejudica os folículos capilares, comprometendo o crescimento e a saúde do cabelo.

O que a anemia pode causar no cabelo?
Anemia causa. Fonte/Reprodução: original.

A queda temporária do cabelo, que se dá pela insuficiência de ferro no organismo, se chama eflúvio telógeno. Durante esse processo, uma quantidade maior de folículos capilares passam da fase de crescimento e começam a cair, resultando em fios aparentemente mais finos.

A anemia e a queda de cabelo pode atingir qualquer pessoa, independente do genero ou sexo, mas as mulheres em idade reprodutiva e adolescentes são muito mais propensos a passar por isto.

Quais os sintomas de uma anemia forte?

Entre os sintomas de uma anemia forte estão:

  • Fadiga;
  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Dor no peito;
  • Palidez na pele e nas mucosas;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Vontade de comer algo estranho, como terra, papel, amido, entre outros;
  • Dificuldade em se concentrar e aprender.

Esses sintomas também estão presentes em vários outros problemas de saúde, por isso é tão importante que, ao percebê-los, a pessoa procure um médico para um diagnóstico mais completo e, caso seja necessário, iniciar um tratamento.

Os exames que o médico pode pedir para ter um diagnóstico mais preciso são hemograma, exames de fezes e urina ou uma avaliação da função da tireoide.

Qual a importância do ferro para o cabelo?

Como já vimos, o ferro é um nutriente muito importante para o organismo, já que ele faz parte da produção de glóbulos vermelhos, que levam o oxigênio para as células do corpo, ou seja, consequentemente também transportam o oxigênio para o couro cabeludo, favorecendo para o crescimento dos fios.

Qual a importância do ferro para o cabelo?
Importância. Fonte/Reprodução: original.

Por isso, para ter cabelos mais saudáveis é muito importante que o ferro faça parte da sua dieta. Comer alimentos ricos em ferro, além de fortalecer seu cabelo e deixá-los mais resistentes, também irá precaver uma possível anemia, que por sua vez, é uma doença que causa a queda de cabelo.

Comer alimentos que são fonte de ferro, como feijões, vegetais, cereais e sementes, combinados com alimentos ricos em vitamina C, ajuda muito na absorção dos nutrientes. Opte por tomar um pouco de laranja ou limão espremido ou alguma outra fruta cítrica, como tangerina e acerola, para que o ferro seja bem absorvido pelo organismo.

Com alguns hábitos simples em sua dieta, você pode desfrutar de um cabelo muito mais forte e saudável. Caso perceba algum sintoma estranho, como os que foram citados aqui, ou queda de cabelo, é bom marcar uma consulta com seu médico para investigar.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *