Sobre
Os cabelos afros, também conhecidos como cabelos crespos, são lindos, mas exigem cuidados. A parte boa é que quando você mantém aprende a manusear e manter boas práticas, seus fios afros vão ficar ainda mais lindos, macios e saudáveis. Confira tudo o que você precisa saber para ter um cabelo crespo dos sonhos.
Eu tenho a impressão de que a maioria das pessoas acredita que um cabelo afro dá muito trabalho, e que os cuidados são intensos e extensos. Bom, isso não é bem assim. A verdade é que os cuidados com um cabelo afro são bastantes simples especialmente porque depois que você entende as regrinhas básicas para ter fios saudáveis, a rotina fica muito mais prazerosa.
É claro que, quando falamos em tratamentos para cabelos crespos, é importante lembrar que algo que funciona para uma pessoa não vai necessariamente funcionar para outra. Cada cabelo afro é único e têm suas particularidades, mesmo os que fazem parte da mesma escala de “tipos de cabelo”.
No entanto, algumas verdades sobre o cabelo afro são incontestáveis e comuns para todos os fios. Por exemplo, você há de concordar que eles são lindos e precisam de cuidados.
Se você quer aprender a cuidar dos próprios fios crespos, mas não sabe como começar, esse guia vai orientar você a cuidar melhor do seu cabelo natural!
Últimas Postagens
Produtos para cabelo afro
Eu já recebi uma série de perguntas sobre quais produtos comprar para tratar o cabelo afro. Então, nesta parte, vamos falar sobre a melhor forma de escolher bons cremes e shampoos.
Veja o que você precisa saber na hora de decidir qual produto comprar:
Evite silicone
Elimine ou diminua o número de produtos com silicones (cones) neles. Geralmente, na composição, estes ingredientes são que terminam em “um“, “xane“, “onol“. O problema dos silicones é que eles tendem a se acumular no cabelo, criando uma capa no fio que impede que a hidratação penetre no fio, exigindo um shampoo com sulfato para retirá-los.
Nota: Os silicones são importantes em produtos como protetores de calor, mas não tão essenciais em condicionadores e hidratantes.
Evite óleos minerais
Evite qualquer coisa que contenha óleo mineral / parafina líquida / petróleo. O óleo mineral (presente na maioria dos produtos comercializados na categoria “cabelo crespo”) pode ser um verdadeiro pesadelo para um cabelo natural. Embora muitas meninas com cabelo crespo achem esses óleos interessantes para selar o fio e proteger as pontas, o efeito colateral é que ele reveste o fio do cabelo também evitando a entrada de umidade e deixando os fios secos e quebradiços. Além disso, ele atrai sujeira e poeira aos cabelos, deixando-os rapidamente opacos e sem brilho. A única maneira de removê-los é usando shampoos sulfatos, aumentando o ressecamento.
Na minha humilde opinião, tudo que é petroquímicos não é muito interessante para cabelos crespos. Mas, se você optar por usar produtos que contenham óleo mineral, tente não aplicar no couro cabeludo para evitar o entupimento de seus folículos, e, neste caso, não faça co-lavagem. Lave os fios com shampoo.
Escolha os produtos certos na co-lavagem
O condicionador contém surfactantes suficientes para limpar o cabelo e couro cabeludo, e, por isso, se você usa produtos totalmente naturais que não se prendam ao seu cabelo, é possível lavar o cabelo apenas com condicionadores, sem que o fio tenha acúmulo de substâncias.
No entanto, antes de começar uma rotina de co-lavagem, você terá que usar um shampoo de sulfato na primeira vez para retirar o lixo de todos os produtos ruins que você usou até aquele momento. É interessante usar um shampoo de sulfato de tempos em tempos também.
Hidratantes Capilares precisam de ingredientes específicos
É interessante fazer uma hidratação profunda ao menos uma vez por semana, ou uma vez a cada duas semanas, com um condicionador sem silicone e óleo mineral. Se você sentir que seu cabelo precisa de um impulso adicional, adicione mel, azeite, manteiga de karité ou qualquer outro óleo natural ao seu condicionador. Aplique no cabelo, cubra com uma touca de plástico térmica aquecida por pelo menos 20 minutos ( ou uma toalha quente / outra touca com calor), ou por uma hora usando apenas o calor do corpo (toalha enrolada em volta da cabeça).
Óleos não são hidratantes
Não se engane: óleo não é umidade! Aliás, água e óleo nem se misturam!
Você só pode obter umidade da água, portanto, procure produtos que contenham água ou umectantes, como aloe ou glicerina, na lista de ingredientes. Óleos e manteigas só bloqueiam a umidade que já existe, então use óleos e manteigas naturais (como azeite extra-virgem, óleo de coco extra virgem e manteiga de karité não refinada) para selar a umidade depois de usar um hidratante à base de água.
Nunca use óleo sozinho em cabelos secos: Observe, porém, que a selagem após a hidratação é extremamente importante para ajudar a reter essa umidade e também para manter suas extremidades lubrificadas, minimizando as quebras.
Dica útil sobre umectantes:
Os umectantes funcionam atraindo a umidade do ar para o seu cabelo. Porém, em climas secos, como não há umidade no ar, o efeito pode ser contrário. Então, um bom truque ao usar produtos com umectantes, é aplicá-los antes de entrar no chuveiro.
Dicionário do Cabelo Afro:
Dá uma olhada em alguns termos comuns do mundo crespo:
Fator Encolhimento: O fator encolhimento representa o comprimento perdido do cabelo por conta da curvatura do fio. Por exemplo, um fio esticado pode ter 30 centímetros, mas enrolado pode ter 5 centímetros por conta do encolhimento. Se você pretende reduzir o fator encolhimento, é provável que o padrão de cachos também mude – até permanentemente.
Wash ‘n’ Go: Um método de penteado que pode ser feito com frequência, quantas vezes você tomar um banho. Pode ser feito duas vezes ao dia, mas não pode ser usado por mais de dois ou três dias seguidos porque os cachos desmancham. Pode ser seco ao ar livre, ou com difusor.
Co-Lavagem: Lavar o cabelo com água e condicionar. O método limpa o couro cabeludo (pele) e cabelo. Evita o ressecamento, embaraçamento e quebra. Recomendado para texturas de cabelos naturalmente secos e crespos a encaracolados.
Penteado protetor: Penteado em que o cabelo afro é usado preso e protegido.
Danos térmicos: São danos vindos do secador, chapinha e baby liss. Os danos térmicos podem destruir ou alterar o padrão de cacho e alisar permanentemente o cabelo. Por isso, se você usar esses modeladores, use somente em um cabelo bem saudável.
Leia também: