Cabelo crespo: veja os tipos, cortes, penteados e aprenda como cuidar

0

a beleza negra foi menosprezada e alguns optaram pelo relaxamento ou alisamento total dos fios. Hoje tudo isso tem mudado, as pessoas começaram a enxergar força e poder em um negro. São cheios de atitude, volumosos e muito estilosos, cada cabelo crespo é único e continua até hoje sendo uma ferramenta política e de luta. 

Cuidados com o cabelo crespo

Para realizar essa transição ou manter os cachinhos brilhantes e nutridos vamos te ensinar alguns truques. Cabelos crespos geralmente são mais finos e tendem a ser mais ressecados e difíceis de pentear. Para auxiliar nesse processo indicamos que mantenha os fios hidratados e use sempre cremes para auxiliar o desembaraço dos cachos. 

Cuidados com o cabelo crespo
Fonte/Reprodução: original

Outra dica é evitar a água quente, mesmo nos tempos mais frios. A água quente danifica e resseca os fios, pois a cutícula do cabelo crespo é extremamente sensível, qualquer temperatura mais alta desidrata naturalmente a raiz.

Indicamos também que faça o pré-poo, ou seja, passe um creme leve para desembaraçar o cabelo de baixo para cima e se necessário, divida o cabelo em partes, antes de aplicar o shampoo. Isso faz com que os fios fiquem limpos sem perder a oleosidade e evita quedas do cabelo no banho. Daí é só terminar com um condicionador, para hidratar e selar os fios. 

Por que optar pelos cabelos crespos com mechas

Se você está pensando em mudar o visual, indicamos que faça algumas mechas, se forem bem feitas podem ajudar a valorizar a textura, brilho dos fios e o rosto, dando aquele super volume e beleza ao sol. 

A melhor forma de colorir o cabelo crespo é com tonalizantes, danificam menos os fios e não interferem na integridade deles. Químicas agressivas sempre devem ser evitadas, pois danificam e desfazem a textura original dos cachos. 

É possível ter mais de um tipo de cabelo?

Sim, é possível ter uma ou mais texturas no cabelo. A classificação dos cabelos lisos, ondulados ou cacheados são: 1, 2 e 3 nessa ordem. Os cabelos crespos são caracterizados da 4º até a 5º categoria. As principais características de um cabelo crespo é ser um cacho mais apertadinho, em formato espiral. Já na categoria 4 existe: 

4A:

Cachos pequenos e pouco definidos em relação a um cabelo cacheado, são sensíveis ao sol e a umidade, mais secos e ganham volume facilmente;

4B:

Ainda menos definidos e cachos quase invisíveis se o cabelo estiver seco, muito fininho e pode quebrar facilmente, deve-se ter ainda mais cuidado; 

4C:

quase não tem definição de cachos, ainda mais finos e exige ainda mais cuidado, normalmente cresce para cima e possui pouquíssima proteção natural; 

5A:

É o tipo mais raro e muito difícil de ser encontrado, é conhecido como “crespíssimo”, não forma cachos seco ou molhado e tem uma textura própria e com volume ainda maior. 

É possível ter um mix de dois ou mais tipos de cachos e o corte também pode influenciar em como o cacho reflete no rosto e no cabelo, e claro, a finalização tem um grande peso e a fitagem é sempre recomendada. 

Produtos para cuidados com cabelos crespos

Você já deve ter entendido que o cabelo crespo precisa de mais cuidados e atenção, certo? Continue acompanhando para te mostrarmos os produtos mais indicados por cacheadas e crespas, pelo Brasil.

  • O shampoo e condicionador Bomba S.O.S é muito indicado para cuidados no banho.
  • Yamasterol Yamá: Baratinho, tradicional e muito versátil. Pode ser usado para pré-poo, condicionador, protetor de cabelo para praias e piscinas, e creme de pentear. 
  • Ativador de cachos S.O.S: Muito usado para sinalização, possui 12 poderosos óleos, garantindo um brilho e nutrição incríveis, deixando um volume garantido.
  • O creme de pentear “tô de cacho”, Salon Line, traz o efeito leve e grande definição, cachos soltinhos e sem frizz.
  • Gelatina Salon line: esse produto é ótimo se quer cachos definidos por muito tempo e é uma ótima indicação para fazer um baby hair. 

Além desses produtos, existem muitas outras possibilidades disponíveis na internet, várias blogueiras trazem a opinião dos produtos e uma resenha completa, então não tem desculpa para cuidar desse cabelão e sair arrasando por aí. Ajude a mostrar para o mundo o poder de um cabelo crespo. 

Tipos de penteados para cabelos crespos

São infinitas as possibilidades de um lindo penteado para o seu cabelo crespo, seja para mudar o visual ou fugir daquele famoso “bad hair day”. Trouxemos algumas ideias de penteado para se destacar e valorizar o seu afro. 

  • Um belo rabo de cavalo, não sai de moda e pode ser estilizado com tiaras, bandanas, turbantes ou presilhas, que também estão super na moda. 
  • O coque alto é para você se sentir glamourosa, mesmo de camiseta e jeans. É ótimo combinar com alguns acessórios e se quiser, uma make básica. O coque baixo também pode ser uma escolha ideal para demonstrar mais elegância. Uma terceira opção pode ser o coque dos lados, que também é conhecido como “double bun”, essa tendência aconteceu nos anos 80 e vem voltando a ativa, deixando um ar mais divertido na pessoa. 
  • Trança nagô ou conhecida também como raiz, são tranças grafadas na raiz do cabelo e podem ser feitas em cabelos curtos ou longos.

O empoderamento das mulheres negras surge desde assumir o black, até os penteados, turbantes e amarrações que podem ser feitas. Tudo está carregado de memórias e lutas que não as deixam esquecer suas raízes, honrando a sua história e assumindo o seu poder. 

Cortes para cabelos crespos

Se tiver pensando em cortar os cabelos, indicamos que faça isso enquanto estiverem secos, para ver o resultado de forma imediata. São várias possibilidades e você deve procurar o que se encaixa melhor com o seu rosto e valorize mais a sua imagem. É possível fazer um moicano, cortar as laterais, um longo em V, um curtinho prático ou o famoso black Power, que te torna uma pessoa marcante e carregada de história. 

Além dos produtos mencionados, existem muitos cuidados naturais que podem ser tomados, principalmente se no momento você estiver pensando em economizar. Indicamos que esteja sempre buscando se atualizar das tendências e do que se encaixa melhor para o seu tipo de cabelo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.