Como fazer cronograma capilar

0

Um cronograma capilar é ideal para manter seu cabelo forte e saudável. Trata-se de uma gama de tratamentos que proporcionam nutrição, hidratação e reconstrução para um cabelo 100% saudável. Quer aprender a fazer o seu? Vamos lá, confira passo a passo!

Cada etapa do cronograma capilar tem um objetivo:

Os nutrientes são responsáveis ​​por proteger os cabelos das agressões diárias que podem causar fibras capilares secas, crespas e fracas. O objetivo é substituir a camada lipídica que o cabelo já possui naturalmente por um óleo formado a partir de ácidos graxos, mantendo a cutícula alinhada e fechada, evitando que o córtex perca umidade.
A hidratação é a estrela do cabelo, com o que há de mais moderno em elasticidade, maciez, equilíbrio e, claro, não ressecamento. O córtex capilar, a parte mais interna do fio de cabelo, é o que mais se beneficia dele, pois a água natural garante flexibilidade, proteção contra quebra, maleabilidade e a agradável sensação de maciez ao mexer o cabelo.
A reconstrução é o salva-vidas para cabelos que perdem massa e ficam quebradiços e finos devido a processos químicos como alisamentos, tinturas e descolorações, uso frequente de secadores e chapinhas, exposição ao sol, etc.

Com a reposição de proteínas, a reconstrução capilar restaura a resistência à quebra e deixa o cabelo mais cheio.

Dica especial

A nutrição capilar também é conhecida como hidratação, pois mantém a umidade natural do cabelo por mais tempo.

Em suma, tudo isso é inseparável quando se trata de ter um cabelo bem cuidado. Por exemplo, repor a umidade é inútil se os fios estiverem fracos e não tiverem os nutrientes necessários para preservar a umidade natural.

Agora que você já sabe a importância de cada etapa do plano capilar, aprenda a fazer em casa!

1º Passo: Identifique a necessidade do seu cabelo

Antes de iniciar um plano capilar, você precisa entender os requisitos do seu cabelo. Se ele é propenso a emaranhados, tem muita mosca e falta brilho, ele precisa de mais etapas nutricionais.

Se a situação for seca, inativa e áspera, ele precisa de mais hidratação.

Se ele está vulnerável e menos denso com alguns ataques recentes, é hora de investir na reconstrução.

Escolha os produtos corretos para o cronograma capilar

É muito importante escolher os ingredientes ativos presentes nos cosméticos para obter todos os efeitos do cronograma capilar.

Quando se trata de hidratação, a fórmula da máscara utilizada deve conter ingredientes que restituam a umidade natural do cabelo. Alguns deles: vitamina B5 (também conhecida como pantenol), aloe vera, gérmen de trigo, ácido hialurônico, glicerina, lanolina, algas marinhas, etc.

Para nutrição, prefira fórmulas à base de óleos vegetais derivados de frutas, sementes e plantas, que são ricos em ácidos graxos, vitaminas A e E e ômega 3, 6 e 9, protegendo os cabelos das agressões diárias fechando a cutícula. Os mais usados ​​são argan, macadâmia, karité, eugênio, abacate, coco, azeite e ceramidas, que fortalecem o cimento intracelular que sela o estrato córneo.

Faça uma agenda mensal de tratamento

Providencie para fazer o tratamento capilar mais necessário, como complemento. Comece sempre pela hidratação.

Um plano capilar tradicional constrói 8 hidratação, 6 nutrição e 1 reconstrução por mês. No entanto, se o seu cabelo precisa de mais nutrição do que umidade, por exemplo, você pode aumentar a quantidade de um e diminuir a quantidade do outro.

É importante descansar 48 horas entre um tratamento e outro para que o ativo possa interagir com os fios.

A única observação é sobre a reconstrução: para cabelos menos danificados, uma vez por mês é o ideal. Se ele estiver muito vulnerável, faça no máximo a cada 15 dias. Caso contrário, os fios ficarão muito rígidos e correrão o mesmo risco da reconstrução: quebrar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.