Como Fazer Dedoliss em Cabelos Cacheados (Tutorial Passo a Passo)

1

O Brasil está repleto de cacheadas lindas, mas também muito inseguras quanto ao como arrumar esse tipo de cabelo, uma verdadeira luta na hora de sair de casa e não saber o que fazer para domar as madeixas tão cheias de vida e personalidade.

Via @pretahx

Para cabelos cacheados é preciso de toda uma rotina de cuidados para conseguir manter os fios saudáveis e os cachos bonitos e definidos, como por exemplo lavar o cabelo com shampoo próprio para cabelos cacheados. 

Uma das formas mais simples de finalizar esse tipo de madeixa e que com certeza você sozinha na sua casa consegue fazer, é o Dedoliss, um meio de mudar temporariamente a forma do cabelo. Bora saber mais!

O que é Dedoliss e como fazê-lo?

Via @cacheiaaqui

Para colocar em prática essa técnica perfeita, você irá usar os dedos para enrolar e definir os cachos. Vale usar tanto quem já tem definição no cabelo e deseja aumentar ainda mais, ou para as mulheres que possuem pouca ou quase nenhuma definição. 

Consiste em uma alternativa ao babyliss ou chapinha, que embora consigam trazer uma bela finalização, prejudicam bastante o cabelo, principalmente se utilizados com constância.

Para fazer o dedoliss é bem simples:

  • Basta separar o cabelo em mechas finas, e prende-las com grampos para facilitar pegar cada uma delas;
  • Escolha a mecha para dar início e aplique o creme de pentear conforme a quantidade que achar ser necessária (compre um produto de qualidade);
  • Comece a enrolar as mechas com o seu dedo, como se fosse um babyliss de verdade; torça ela da raiz até as pontas; segure por alguns segundos no topo da cabeça, procure tirar o cacho do seu dedo sem desmancha-lo;
  • Depois é só amassar os fios de baixo para cima e esperar os fios secarem de modo natural.

Fazer isso no cabelo inteiro, embora lindo, pode ser um pouco demorado e acessível apenas para quem tem tempo sobrando, por isso, o interessante é combinar o Dedoliss com a Fitagem, que cria um resultado final lindíssimo e acelera a finalização. Vamos entender melhor sobre esse ponto mais pra frente.

Via @meus._.cachoss

O efeito dos cachos pode parecer meio de boneca, muito marcadinho certinho e incomoda algumas pessoas que gostam de visuais mais despojados, por isso é legal dar uma separada nas mechas para ir criando novas definições. 

E o Dedoliss nos cabelos curtinhos?

Segue a mesma lógica, é possível fazer do mesmo jeito. Para deixar mais fácil ainda, separe o cabelo em mechas bem fininhas. 

A duração do efeito Dedoliss depende muito de mulher para mulher. A depender da espessura do fio e a fixação que seu creme de pentear traz, em média pode durar 5 dias ou até mais.

Fique atenta a quantidade de creme de pentear utilizado, pois cremes em grande quantidade ou cremes muito pesados, ajudam a desfazer as ondulações que você gastou seu tempo fazendo, além de deixarem o cabelo com aspecto de sujo. Um exemplo de creme muito bom é o da Niely Gold, Brilho Absoluto.

Esse tipo de finalização é ótimo para quem possui algumas partes das madeixas que não definem como o resto do cabelo e precisam de uma mãozinha extra. Uma sugestão é que você não precise fazer o Dedoliss em todo o cabelo, se os seus fios já forem mais volumosos por exemplo ou se você estiver sem tempo pra isso. Faça em apenas algumas partes que já irá trazer um visual melhor. Isso é muito válido para quem está passando pela transição capilar, posto que algumas partes vão voltando ao natural mais rapidamente.

Dedoliss com pente

Via @grl_karol

Dá para aprimorar um pouco mais essa técnica é fazer o dedoliss utilizando um pente de cabelo. É basicamente o mesmo procedimento já descrito, só que você irá usar um pente ao invés dos dedos e essa ferramenta vai deixar seus cachos definidos também.

Demora mais que o meio apresentado anteriormente, é recomendada para as cacheadas que gostam de cachos bem marcados, bem definidos, porém com pouco volume.

Para deixar uma imagem mais despojada, depois de fazer todo o procedimento de enrolar os fios com o uso do pente, solte os fios da raiz com os dedos para finalizar.

Vantagens do Dedoliss

Uma de suas grandes vantagens, além da simplicidade em fazer, de não ser uma técnica rebuscada e cheia de segredos e ser acessível a todos como você já deve ter percebido, isso sem contar a super definição que traz para os cachos, é que o Dedoliss é uma técnica que de fato diminui o surgimento dos fios arrepiados e reduz o volume do cabelo.

Diferença entre Dedoliss e Fitagem

Via @make_upsusi

A Fitagem faz bastante sucesso entre quem tem cabelo cacheado e/ou crespo. Importante mencionar que tanto na fitagem, quanto no dedoliss, você pode usar o creme de pentear para cabelos cacheados e crespos que geralmente é o mais comum, mas também pode ser gelatina capilar ou óleo de coco.

Na fitagem, com o cabelo após o banho, ainda úmido, divida o cabelo em pelo menos 5 partes para ficar mais fácil e depois aplique o produto escolhido utilizando os dedos, separando as mechas em fitas, daí vem o nome fitagem. Comece sempre aplicando o produto da parte de baixo para cima.  Dessa forma você ajuda a deixar os cachos definidos e dar durabilidade a esse efeito. 

Nessa técnica que é mais rápida que o Dedoliss, ajuda a trazer volume ao cabelo, então é ótima para quem curte o visual mais volumoso, solto e com balanço. Faça movimentos firmes, como se estivesse passando uma chapinha no cabelo. Deixe o cabelo secar naturalmente e para a Fitagem durar mais, evite ficar passando a mão no cabelo toda hora depois de seco.

Agora você já tem informação suficiente para deixar seu cabelo cacheado sempre lindo e definido. Sem desculpas para querer fazer alisamentos que só prejudicam o seu cabelo, com a justificativa de ser mais prático e o cabelo cacheado ficar ‘’armado’’. Com o Dedoliss e a Fitagem, o seu visual estará sempre impecável e o melhor, esbanjando naturalidade e fios saudáveis.

Gostou? Ficou dúvidas? Comente!

1 Comment
  1. rosangela m souza says

    Achei confuso as informações, parece mais que ta tentando vender algo do que ensinar. O pior que é a quantidade absurda de mansplaining. Se o moço ai quer falar de como fazer algo no cabelo que seja no cabelo de homem e não no de uma mulher. Mas gosto do site e acho o trabalho da Aveline sensacional, me ajudou muito.

Leave A Reply

Your email address will not be published.