O fio de cabelo leva a queratina como principal constituinte, e tem sua fibra dividida em três camadas, cada uma com sua função. Hoje falaremos sobre a estrutura do cabelo e como é feita a coloração e alisamento dos fios, tanto de forma temporária quanto de forma permanente.
Como é o fio de cabelo e a sua composição?
O cabelo é composto pelos elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, que formam os aminoácidos constituintes da queratina. A queratina é a principal proteína presente no fio de cabelo, que representa cerca de 85% dos fios.
O que são as camadas de fibras capilar?
A fibra capilar, também chamada de haste capilar, é a parte que podemos ver, localizada para fora do couro cabeludo. Ela é dividida em três partes, compostas por células mortas que são preenchidas com queratina.
Cutícula
A cutícula do fio de cabelo é a parte mais externa, que tem a função de proteger o córtex da ação de agentes externos, o que evita que os fios sejam agredidos.
Córtex
O córtex é a parte responsável pela elasticidade e resistência da fibra capilar. No córtex, as células estão em fibras paralelas em relação à superfície do fio.
Medula
A medula é a camada da fibra capilar que tem contato direto com o bulbo, e é encontrada somente nos fios mais longos e grossos.
Como é a estrutura do fio de cabelo?
A estrutura do fio de cabelo possui algumas partes principais, as quais listamos abaixo.
Haste capilar
A haste capilar é ou fibra capilar, é composta por três camadas, como explicado anteriormente.
Bulge de células-tronco
Na região do folículo fica a bulge de células-tronco, um reservatório de células embrionárias. Essas células são responsáveis pela reposição do fio quando um novo ciclo capilar se inicia.
Folículo piloso
O folículo piloso é a parte que fica dentro da pele, onde localiza-se também o bulbo capilar. O bulbo capilar é responsável por produzir o fio de cabelo e a melanina, pigmento responsável por dar cor ao cabelo.
Papila dérmica
A papila dérmica é onde os nutrientes e hormônios chegam e são repassados ao bulbo capilar.
Como é a parte subterrânea do fio de cabelo?
A parte subterrânea do fio de cabelo é o folículo, que possui formato de bolsa e é onde se encontra a raiz do cabelo.
Como é a estrutura da queratina no fio de cabelo?
A queratina é uma molécula formada por aproximadamente 20 aminoácidos, e é a principal proteína do cabelo. Ela é responsável pela força dos fios e é encontrada também na pele, na camada mais superficial.
Como ocorre a coloração no fio de cabelo?
A coloração do cabelo pode ocorrer de duas maneiras diferentes, de acordo com a tintura utilizada. As tinturas são dividas em temporárias e permanentes, de acordo com o nível de penetrabilidade na fibra capilar.
Temporária
A coloração temporária penetra apenas na cutícula e um pouco no córtex do fio de cabelo, o que possibilita que ela seja eliminada no decorrer das lavagens com surfactantes.
Permanente
Já a tintura permanente penetra completamente na cutícula e no córtex do fio de cabelo, o que faz com que ela permaneça mesmo após as lavagens.
Quais são os efeitos dos agentes químicos sobre o cabelo?
O cabelo pode ser alisado de forma temporária ou permanente, a última resultante do efeito de agentes químicos utilizados em progressivas, por exemplo.
Efeitos temporário
O efeito temporário é obtido com uso de ferramentas térmicas, como secador e chapinha. A ação dessas fontes de calor dura até o contato com a umidade.
Efeitos permanente
Já o efeito permanente é obtido através de escovas progressivas e alisamentos, que possuem agentes químicos responsáveis por mudar a estrutura do cabelo.
Renovando a estrutura do fio de cabelo
O ciclo capilar é formado por três fases, as quais listamos abaixo.
- Anágena: é a fase de crescimento do cabelo, que tem sua duração determinada geneticamente.
- Catágena: é a fase em que o ritmo de crescimento diminui e o folículo piloso se encolhe, o que dura cerca de algumas semanas.
- Telógena: é a fase que dura alguns meses, na qual o fio de cabelo para de crescer e se solta do couro cabeludo. Em seguida, um novo fio começa a crescer, e se inicia um novo ciclo.
Os fios de cabelo não caem todos de uma vez, eles podem estar em diferentes fases do ciclo capilar.
O que fazer com problemas na estrutura do fio de cabelo?
Problemas na estrutura do cabelo podem resultar no crescimento lento dos fios, queda e até mesmo a quebra excessiva. Para resolver problemas desse tipo, o mais indicado é consultar um médico e realizar os exames que podem ser solicitados.
Entender como é o funcionamento da estrutura de cabelo, assim como o ciclo de desenvolvimento do fio, possibilita a identificação de disfunções que devem ser avaliadas e tratadas com um médico especializado.
Deixe um comentário