Como tratar o cabelo masculino crespo para evitar a queda de cabelo

Como tratar o cabelo masculino crespo para evitar a queda de cabelo?

Com seu formato de mola ou zigue-zague, o cabelo crespo masculino, tem facilidade de serem fragilizados, seja por agentes externos, como raios solares e poluição ou por procedimentos químicos. Para evitar a queda e a quebra é bom se manter atento para cuidados que vão prevenir que você arranque os poucos cabelos restantes.

O cabelo crespo masculino tem tendências naturais para o ressecamento e o frizz. É comum acreditar que os cabelos crespos femininos e masculinos precisam dos mesmos cuidados. Porém, devido aos fatores hormonais intrínsecos ao metabolismo masculino, descobrimos que homens podem sofrer mais com a oleosidade no couro cabeludo, além dos fios mais espessos, por isso, fique de olho em como tratar as madeixas.

Como evitar a queda de cabelo crespo masculino?

Sabemos que a queda de cabelo é um dos problemas que mais afetam a autoestima, por isso é bom cuidar bem da cabeleira, em especial o cabelo crespo masculino. Além de cuidados como lavagem, cronograma capilar e tratamentos específicos, é necessário também que você mantenha uma alimentação saudável, rica em vitaminas que vão ajudar a manter a saúde do seu cabelo.

Quais os tratamentos para a queda de cabelo crespo masculino?

Para cuidar do cabelo crespo masculino, é importante ressaltar que a maioria dos tratamentos necessitam de encaminhamentos de médicos para que sejam eficientes e não acabem causando o efeito contrário do esperado. Confira alguns:

  • Carboxiterapia: Realizado com agulhas que injetam gás carbônico no couro cabeludo, é o tratamento mais incômodo e até mesmo doloroso desta lista, que precisa ser feito com anestesia local numa gama de 10 sessões mínimas.
  • Laser de baixa potência: Neste tratamento feito com laser frio de diodo, o couro cabeludo é estimulado para crescimento de novos fios que unidos a massagem com loções de peptídeos e aminoácidos ativam a circulação. trazem resultados ao longo de 45 dias após 10 sessões semanais.
  • Tratamento clínico: Geralmente aliado ao laser e com propósito de ajudar na produção de novos fios, é indicado o uso tópico de loções de minoxidil a 5%, junto a medicamentos e vitaminas.
  • Infiltrações de corticóide: Indicada para casos de alopecia e de outras doenças autoimunes, um médico especialista injeta medicamentos a base de corticóide nas áreas afetadas, aumentando a irrigação sanguínea e auxiliando o sistema imunológico, combatendo a inflamação, surtindo efeito desde a primeira aplicação.

A observação dos fios é de extrema importância para a investigação se o caso se trata de queda ou quebra dos fios. Enquanto a primeira muitas vezes se trata da queda desde o couro cabeludo. A quebra é focada ao longo da haste do cabelo, partindo o fio em dois.

Como deixar o cabelo crespo masculino saudável?

Alguns dos produtos mais procurados para cabelo crespo masculino são aqueles que diminuem a queda dos fios, além daqueles que prometem ser anti-oleosidade, registrando as maiores necessidades do gênero na seção de beleza.

Como dito anteriormente, os cuidados certos são primordiais para a saúde dos fios, principalmente o cabelo crespo masculinos, que assim como os femininos, exigem cuidados específicos para saciar os nutrientes perdidos durante os dias. Sabendo disso, fique de olho em algumas dicas básicas:

Como deixar o cabelo crespo masculino saudável
Como deixar o cabelo. Fonte/Reprodução: original

Se atente a temperatura da água: Lavar os cabelos com água gelada é o ideal para garantir brilho e fugir da oleosidade, mas nada de sofrimento, nos dias mais frios lavar o cabelo com água morna não trará malefícios. Uma boa dica é garantir um último jato de água fria antes de terminar o banho.

Saiba escolher o melhor shampoo: Existe um motivo para cada shampoo existir e, ciente ou não, cada um supre a necessidade de um cabelo específico. Para aqueles com couro cabeludo oleoso a procura deve ser direcionada a shampoos transparentes, que irão garantir maior limpeza. Para os que têm cabelos normais ou com pouca oleosidade o ideal são os shampoos perolados. Finalmente em prol dos cabelos secos temos os shampoos leitosos.

Básico do básico: A maioria das mulheres já está ciente do fato, mas para os iniciantes no mundo dos cuidados com as madeixas a informação de que a massagem do shampoo deve ser apenas no couro cabeludo pode ser novidade. Nada de levar o produto ao longo dos fios, pode deixar que a água se encarregue disso, seu trabalho é permitir a limpeza da raiz. Outra boa informação é quanto a quantidade de produto usado, o formato de uma moeda de 1 real é ideal.

Use produtos para VOCÊ: Nada de usar sabonete de coco, adquira produtos específicos para a sua curvatura e capriche nos tratamentos pelo menos a cada 2 semanas. Não espere que seu cabelo performe bem sem a ajuda necessária, a queda dos fios pode estar relacionada a maus tratos.

Não deixe de seguir o básico e inove nos tratamentos. Os fios tem necessidades como hidratação, nutrição e reconstrução, e a oferta de apenas uma das opções pode causar efeito de cabelos sem vida.

Quais são as causas mais comuns para a queda de cabelo crespo masculino?

Cabe ao médico especializado encontrar a exata razão da queda dos cabelo crespo masculino, se encaixando mais uma vez na nossa recomendação das visitas regulares aos doutores. Porém, se atente a algumas das causas mais comuns:

Receita infeliz: Existe uma razão que causa calvície nos homens acima dos 50 anos, a testosterona mesclada a enzima 5 alfa-redutase, presente no folículo piloso, resultando no altas taxas de dihidrotestosterona, também conhecido como DHT.

A alimentação também pode ser uma causa: Um organismo fraco de vitaminas, proteínas e sais minerais realoca seus poucos recursos para os órgãos primordiais, restando praticamente nenhum para os cabelos, causando o enfraquecimento dos fios.

Corre nas veias: A genética pode ser um fator direto para a queda dos cabelos, visto que o sebo em maior quantidade no couro cabeludo pode ser uma característica hereditária, permitindo a proliferação de fungos pelo couro cabeludo.

Quando procurar ajuda médica para queda de cabelo crespo masculina?

Uma boa rotina de cuidados pode ajudar a diminuir quedas desproporcionais, ou seja, aquelas maiores do que os 100 a 150 fios por dia que se desprendem do couro cabeludo. Entretanto, sabemos que quanto mais as curvaturas se tornam ‘fechadas’ maior a probabilidade dos fios se entrelaçarem, formando nós. Este fato é unânime tanto no cabelo crespo masculino quanto feminino.

Quando procurar ajuda médica para queda de cabelo crespo masculina
Quando procurar ajuda. Fonte/Reprodução: original

Quando a situação aparenta ser mais crítica é aconselhável a consulta em médicos dermatologistas, tricologistas e até terapeutas capilares com certificação, esses que poderão encaminhar os procedimentos corretos para cada caso.

Agora você aprendeu alguns cuidados básicos para o cabelo crespo masculino, com isso esperamos que seus cuidados com suas madeixas redobrem e tenha mais atenção para manter os fios saudáveis.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *