Tipos de cabelo: como identificar o seu?

Vou começar essa postagem com algumas perguntinhas: como é o seu cabelo? Liso ou Crespo? Ok, mas, muito crespo ou “mais ou menos” crespo? Ele é ondulado? Difícil explicar, não é? Bem,  isso acontece porque existem muitos tipos de cabelos, e conhecer qual é o seu  pode ajudar na hora de escolher tratamentos que o deixarão mais saudável.

Um sistema bastante usado e útil para classificar um cabelo é o Andre Waler System. Eu gosto bastante porque ele é bem simples e leva em consideração a espessura e a ondulação do fio. Eu montei a tabelinha abaixo para deixar tudo mais visual.

Conhecendo o seu fio por meio da tabela de tipos de cabelos

tipos-de-cabelos-9586051-8071444-4048884

Entendendo a tabela de tipos de cabelo:

Apesar de parecer um pouco chato, entender é bem simples!  Vamos começar com as letras:

  • Na letra A estão os cabelos com padrões de ondulação mais soltos.
  • Na letra B, o cabelo tem alguma ondulação mais definida.
  • A letra C é onde os cachos são os menores e mais definidos de cada grupo.

Então, vêm os números que vão do 1 ao 4:

  • O número 1 é o cabelo liso, sem ondas. Logo, os cachos começam a ser contados a partir do número 2.
  • O número 2 é o cabelo com uma leve ondulação.
  • O número 3 é para cabelos cacheados.
  • O número 4 é para cabelos crespos, muito crespos, e afros.

Tipo 1: O cabelo liso

tipos-de-cabelos-tipo-1-e1421193791280-2912158-1409053-4840772

1A – Não possui nenhum tipo de ondulação. o fio é bastante fino, oleoso, e brilhante.

1B  – Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante.

1C  – Os fios são os mais grossos e pesados da categoria. Não tem ondulações, são bastante densos e também tendem a ser oleosos.

Tipo 2 : o cabelo ondulado

tipos-de-cabelos-tipo-2-8482770-8319109-8513175

2A – Com ondas muito pouco definidas, o fio é quase liso. Leves, não costumam ter muito volume.

2B – Ondas soltas.

2C  – As ondas são mais intensas e tem um formato de S bastante definido. Neste tipo já é possível encontrar alguns cachos.

Tipo 3: o cabelo cacheado

tipos-de-cabelos-tipo-3-3074719-9512602-7189294

3A – Cachos definidos e levemente soltos. Brilhosos, são aqueles cujos os fios tem cachos tão regulares que parecem ter sido produzidos com babylizz.

3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular. As pontas tender a ser secas, por que a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

3C – os cachos tem formações de espirais mais apertadas. Os cachos são bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. Os fios são finos.

Tipo 4: O cabelo Crespo

tipos-de-cabelos-tipo-4-9718841-7569170-9980883

4A – Mistura de cachos e torções. A diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos até quando molhado (o 3c pode parecer ondulado quando mollhado). Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.

4B – Muito bem enrolados, ou em formato de ziguezague, os cachos são menos definidos e podem não ser visíveis quando seco. Os fios são muito finos e tendem a serem mais secos e quebrarem facilmente.

4C – Cabelos formam “molas” extremamente apertadas que encolhem muito perto do couro cabeludo quando o fio está seco. Aliás, a formação de cachos pode nem ser visíveis quando o cabelo está seco. Pode apresentar porosidade, e por ser um fio bastante fino, ele também tem facilidade de se quebrar.

Ok, acho que agora sei qual é o tipo de cabelo, mas o que eu faço com toda essa informação?

Bom, eu sempre acreditei que quando você conhece bem o seu cabelo, saberá lidar melhor com ele. Desde a escolha de tratamentos, ao número de lavagens ou número de hidratações: se você sabe o tipo de fio que tem, poderá fazer escolhas mais acertadas para mantê-lo saudável.

Para ter certeza qual é o seu tipo de cabelo, a melhor forma de definí-lo é molhando-o primeiro. É que você pode parecer 4c quando o cabelo está seco, mas como o seu cabelo muda de aparência quando está molhado,  ele pode ser um 4a.

Vale lembrar que se o seu cabelo é tratado quimicamente, você só saberá seu tipo se deixá-lo natural. Outro ponto importante é que algumas pessoas podem ter mais de uma combinação de cabelo (3a na frente e 2c na nuca, por exemplo).  Talvez seja o seu caso. ;-)

E então? Qual é o seu tipo de cabelo? Conta nos comentários!

COMO SABER O SEU TIPO DE CABELO 7637547 7787335

111 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.