Cabelo Afro Blog

Tipos de cabelo: como identificar o seu?

Vou começar essa postagem com algumas perguntinhas: como é o seu cabelo? Liso ou Crespo? Ok, mas, muito crespo ou “mais ou menos” crespo? Ele é ondulado? Difícil explicar, não é? Bem,  isso acontece porque existem muitos tipos de cabelos, e conhecer qual é o seu  pode ajudar na hora de escolher tratamentos que o deixarão mais saudável.

Um sistema bastante usado e útil para classificar um cabelo é o Andre Waler System. Eu gosto bastante porque ele é bem simples e leva em consideração a espessura e a ondulação do fio. Eu montei a tabelinha abaixo para deixar tudo mais visual.

Conhecendo o seu fio por meio da tabela de tipos de cabelos

tipos-de-cabelos-9586051-8071444-4048884

Entendendo a tabela de tipos de cabelo:

Apesar de parecer um pouco chato, entender é bem simples!  Vamos começar com as letras:

  • Na letra A estão os cabelos com padrões de ondulação mais soltos.
  • Na letra B, o cabelo tem alguma ondulação mais definida.
  • A letra C é onde os cachos são os menores e mais definidos de cada grupo.

Então, vêm os números que vão do 1 ao 4:

  • O número 1 é o cabelo liso, sem ondas. Logo, os cachos começam a ser contados a partir do número 2.
  • O número 2 é o cabelo com uma leve ondulação.
  • O número 3 é para cabelos cacheados.
  • O número 4 é para cabelos crespos, muito crespos, e afros.

Tipo 1: O cabelo liso

tipos-de-cabelos-tipo-1-e1421193791280-2912158-1409053-4840772

1A – Não possui nenhum tipo de ondulação. o fio é bastante fino, oleoso, e brilhante.

1B  – Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso que o tipo 1A. Ele também é oleoso e brilhante.

1C  – Os fios são os mais grossos e pesados da categoria. Não tem ondulações, são bastante densos e também tendem a ser oleosos.

Tipo 2 : o cabelo ondulado

tipos-de-cabelos-tipo-2-8482770-8319109-8513175

2A – Com ondas muito pouco definidas, o fio é quase liso. Leves, não costumam ter muito volume.

2B – Ondas soltas.

2C  – As ondas são mais intensas e tem um formato de S bastante definido. Neste tipo já é possível encontrar alguns cachos.

Tipo 3: o cabelo cacheado

tipos-de-cabelos-tipo-3-3074719-9512602-7189294

3A – Cachos definidos e levemente soltos. Brilhosos, são aqueles cujos os fios tem cachos tão regulares que parecem ter sido produzidos com babylizz.

3B – O cacho é mais enrolado, com o formato de S bem mais estreito, definido e regular. As pontas tender a ser secas, por que a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade de percorrer todo o fio.

3C – os cachos tem formações de espirais mais apertadas. Os cachos são bem definidos, mas muito mais fechadinhos e estreitos. As pontas também tendem a ficar secas. Os fios são finos.

Tipo 4: O cabelo Crespo

tipos-de-cabelos-tipo-4-9718841-7569170-9980883

4A – Mistura de cachos e torções. A diferença dele para o tipo 3C é que o cabelo apresenta cachos até quando molhado (o 3c pode parecer ondulado quando mollhado). Quando seco, os cachos são menos definidos. Ele tende a ser mais seco nas pontas.

4B – Muito bem enrolados, ou em formato de ziguezague, os cachos são menos definidos e podem não ser visíveis quando seco. Os fios são muito finos e tendem a serem mais secos e quebrarem facilmente.

4C – Cabelos formam “molas” extremamente apertadas que encolhem muito perto do couro cabeludo quando o fio está seco. Aliás, a formação de cachos pode nem ser visíveis quando o cabelo está seco. Pode apresentar porosidade, e por ser um fio bastante fino, ele também tem facilidade de se quebrar.

Ok, acho que agora sei qual é o tipo de cabelo, mas o que eu faço com toda essa informação?

Bom, eu sempre acreditei que quando você conhece bem o seu cabelo, saberá lidar melhor com ele. Desde a escolha de tratamentos, ao número de lavagens ou número de hidratações: se você sabe o tipo de fio que tem, poderá fazer escolhas mais acertadas para mantê-lo saudável.

Para ter certeza qual é o seu tipo de cabelo, a melhor forma de definí-lo é molhando-o primeiro. É que você pode parecer 4c quando o cabelo está seco, mas como o seu cabelo muda de aparência quando está molhado,  ele pode ser um 4a.

Vale lembrar que se o seu cabelo é tratado quimicamente, você só saberá seu tipo se deixá-lo natural. Outro ponto importante é que algumas pessoas podem ter mais de uma combinação de cabelo (3a na frente e 2c na nuca, por exemplo).  Talvez seja o seu caso. ;-)

E então? Qual é o seu tipo de cabelo? Conta nos comentários!

COMO SABER O SEU TIPO DE CABELO 7637547 7787335

Posts Relacionados

111 respostas

    1. Meu cabelo e tipo 3A mas com as fibras do tipo 4C e e muito seco desde a raiz, as pontas sempre estão igual a bombril, quando estar seco e penteado parece uma vassora, um Rabo de Cavalo sem vida e morto, estou sem quimica, eu quero cabelo cacheado oque faço?

    2. Meu cabelo é 4B. Já faz mais de 5 anos que assumi o cabelo natural e estou adorando. A única química que ainda utilizo é a coloração.

  1. Sempre falei que o meu cabelo não e crespo não, ele é afro, então já sei afro B, vamos procurar tudo o quê há de bom para deixar ele bem hidratado.

  2. Acredito que o meu cabelo seja 4c na frente e do meio para traz com certeza é 4b, hoje estou de trança para iniciar a minha transição. Muito decidida mas com medo de ficar feia. Daqui a 2 meses vou tirar as tranças e que dê tudo certo.

  3. Meu cabelo tenho uma certa certeza que é o 4-C… mas como eu uso química no cabelo desde os 8 anos de idade queria saber se tem como volta-los e deixa-los mais ou menos igual ao tipo 4-A. Será que vocês podem me ajudar???

    1. Texturização com canudinhos. Compra do mais fininho. Eu fiz e os cachos ficam bem pequenos e apertadinhos. Mas tem q ter paciência pra fazer, rsrs.

    2. Estou com a mesma duvida…
      Meu cabelo é quimicamente tratado desde os 12 anos, e também gostaria de saber se tem como ele voltar ao normal.
      A três meses tentei deixa-lo natural mas, por não saber o meu tipo de cabelo, voltei aos químicos.

    3. O seu cabelo natural pode ter um ou vários tipos, mas para mudá-los definitivamente, você só conseguirá com químicas. Só a química consegue alterar a textura de um cabelo permanentemente. Mas você pode usar alternativas para texturizá-lo sem químicos. Busque por texturização e você vai encontrar várias pessoas ensinando :-)

  4. Tenho tanto cabelo na cabeça que dó 3c ao 4c tem aqui rsrsrs, tô em transição já tem 8meses e já cortei toda a química, agora é espera ele decidir o que quer ser e definir de vdd neh

  5. Já sei que o meu cabelo é do tipo 4C, cheio de molas minúsculas que se partem a toda a hora! Já tentei tranças ele até cresceu bastante, hidratação intensa ficou bonito mas nao por muito tempo, esticar caiu todo, desfrisar nem pensar e… nada! É mais forte k tudo essa carapinha!

  6. Acredito que meu cabelo seja o 4C, ele é bem fino e nao tem definiçao. Tenho um pouco de receio de fazer o processo de transição e desistir no meio do caminho pois ele é bem cheio.

  7. Agora já sei qual o tipo do meu cabelo…. 3B (pontas secas, é preciso ter sempre um óleo de coco em casa, rsrrs…)
    Ainda bem que encontrei este site. Ajudou muito na minha dúvida!

  8. Acho que o meu é o 4B.Estou no período de transição dos fios, já cortei as pontas que haviam química e hidratando sempre já consigo perceber resultados positivos.

  9. O meu cabelo tem sido tratado quimicamente desde os 12 anos, eu gostaria de saber se tem como ele voltar ao normal.
    Já tentei usar ele no natural a 4 meses atrás mas, como não sabia o meu tipo de cabelo, voltei a trata-lo com químicos.

  10. Oi o meu é 2a. Sempre o chamaram de liso porém agora sei que ele tem longas ondas.
    Tento fitagem ou amassar porém as ondas não ficam menores.

  11. Meu cabelo eu acho que é 4c. Mais como uso quimica desde os 12 anos nao sei se realmete é . Eu queria saber se tem como eu sair da quimica e meu cabelo ficar mais ou menos o 4a

  12. O meu é 1 e tenho muita dificuldade de encontrar um produto bom que seja próprio pra cabelo liso. Nas prateleiras só tem para cachos #chateada kkkkk

  13. Oie
    Meu cabelo é 4a na frente,meio e atrás e 4b
    Molhado ele fica bem cacheado,principalmente na frente e meio,ou se faço dedoliss então fica uns cachos lindos
    Mas seco,os cachos ficam só dentro e as pontas secas,mas se meter os dedinhos vê,as molinhas fofas e lindas.

  14. Desde novinha, ainda criança, faço tratamento químico e já não me lembro mais como é o meu fio. Observando a raiz, na parte da frente e na nuca, penso que possa ser 4b ou 4c, porém quando observo o meio da cabeço, sinto que não é o mesmo tipo de fio.(mais ondulado). Só tenho certeza de uma coisa,,,ele não forma cachos.
    Penso fazer a transição,mas tbm morro de medo e me arrepender por não ter certeza de como cuidar deles.

  15. Tô em transição 8 meses descobrir meu tipo de cabelo hoje amei entrei no aplicativo Pinterest e o meu cabelo e tipo 3c.amei saber. bjs. e muito difícil passar por transição.

    1. Cuida dele prestando atenção em como ele reage a determinados produtos. Aliás, procure produtos para o tipo que você mais identifica (se é ondulado, busque para ondulado, se é liso, busque para liso). Todo o nosso cabelo é uma mistura, então, o seu cabelo é normal assim.

  16. O meu cabelo é o tipo 3-b tenho dificuldade ainda para manter ele hidratado, mas acho que estou começando a descobrir o tanto de creme que preciso usar nele

  17. Faz apenas 7meses que deixei de usar química e fui cortando o cabelo aos poucos mas, acho que já dá para definir.
    Ele está bastante curto, média de uns 10cm ou 15cm porém percebi que é o tipo 3c e no alto da cabeça 3b pois , não cachoeira como o restante do cabelo. Tento de tudo hidratação, fitagem,desilusão… Mas, essa parte sempre fica solto e esferela rápido.
    Gostaria de uma dica sobre como cuidar . Estou tentando mas é difícil.
    Ah! Detalhe, cresci ouvindo que meu cabelo era ruim !

  18. Meu cabelo tem de 10 a 15cm e 7 meses que não uso química (ainda em transição?). Porém, penso que dá pra definir como 3c e no alto da cabeça 3b.
    O que devo fazer? Como cuidar?

  19. Boa noite meninas!!
    O tipo do meu cabelo é o 3c, a minha grande dificuldade é deixar os meus cachos mais definidos e soltos, quando ele seca, uma parte enrola mais que a outra então fico muito incomodada com isso, pois na frente os ficam bonitos, já a parte de trás fica toda embolada.

  20. Boa tarde. Meu cabelo é o 4A , estou querendo passar hene no cabelo mas não sei se para o meu cabelo é o pelúcia médio ou o forte . Qual devo passar?

  21. Gostei do conteúdo. O meu cabelo é tipo 4a molhado, mas se eu não fizer dedolis ou Twist, ele fica totalmente 4c. Tenho 7meses do meu segundo BC e a cada semana é uma descoberta. O que tem me deixando por vezes triste é o fator encolhimento, esse aí não tem jeito, até o momento não consegui fazer algo que deixasse ele mais soltinho

  22. Meu tipo de cabelo é o 4C no meio e 4B a frente e em volta…Estou em transição, mas loca para um alisamento, pois ele não tem definição(encolhe a todo tempo).Se apanhar humidade frisa e depois já viu né :(

  23. O meu é um 2a mto fácil de cuidar… seca de qualquer jeito e fica parecendo q foi arrumado cuidadosamente. O da minha irmã é um 3c MARAVILHOSO que ela insiste em alisar com chapinha.. Sou louca pra ter o cabelo igual o dela, e ela fala q é louca pra ter um igual o meu kkkk

  24. Olá!!! Meu cabelo está saindo a quimica, a raiz já saiu ela é ondulada e crespo, mas meu cabelo nas pontas sem a quimica é seco e meio ondulado, não sei dizer qual é o meu!
    Na maioria das vezes não sei o que fazer com ele Pois ele cai muito e está muito frágil.
    Me ajudem se possível!!!!

  25. Eu não consigo saber qual o tipo do meu cabelo Pq ele não se parece com nenhum desse, meu cabelo não é liso nem cacheado não consigo saber qual ele é ? o assolan parece mais com O meu cabelo que esses aí!

    1. Oi, eu já olhei varias fotos de cabelo 3c e 4a curtos e me identifiquei mais com o 3c, mas diferente do que vc falou, o meu contínua com cachos msm molhado, vc acha que quando ele estiver maior ele vai parecer ondulado quando tiver molhado ou se ele n desmancha os cachos quando molhado ele deve ser 4a msm? ( ele tem 4 meses, quando eu estico ele chega embaixo da sobrancelha

  26. Meu cabelo é misto, cacheado com liso, alô blogueira, estamos no Brasil, terra de mistura racial. Meu cabelo é idêntico ao de Cauã Reymold curto.

  27. A maneira como penteamos o cabelo (sentido, força, frequência) pode mudar o tipo do cabelo?
    O meu é 2c atrás e 3a na frente.

  28. Gente kkkk, vocês me podem me ajudar? Eu tenho 14 anos e minha mãe dá química no meu cabelo dês de quando eu tinha uns 4 anos kkkk, que eu me lembre eu tinha uns cachinhos do tipo 3c mas agora eu ranquei um fio da raiz e tá mais pra 4a o que eu faço?? Ele cresceu um pouco e acho que é muito lindo, o processo de transição desse tipo demora?

  29. O meu cabelo é uma mistura de 2 C com 3 A 3B 3C e 4A . Qual creme e indicado pro meu cabelo ? Pois ele está quebrado seco crespo desnutrido morto sem vida muito seco as cutículas abertas tá com frizz , o que fazer qual creme de tratamento e indicado pra mim ?

  30. O meu cabelo é tipo 2a e 2b, mas sempre fui de ficar cortando pintando, já fiz progressiva nele, e faz uns anos que não faço mais. Mas atualmente ele está totalmente desalinhado e sem forma. Não faz mais ondas e não sei mais o que fazer. 😢

  31. Meu cabelo naturalmente era 3A, digo era porque recentemente utilizei química agora ele está próximo ao 2b. Estou muito feliz nunca tinha alterado, gostei do resultado.

  32. O meu cabelo é 4a, acho que o da minha irmã do meio é 3c e o da mais novinha 3a. To em fase de transição e to doidinha pra ver meus cachos🥰

  33. Acredito que meu cabelo seja 2a, ele tem partes bem lisas e outras que fazem uma ondulação bem leve, tem fios bem finos e fios médios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Postagens