O cabelo crespo possui um fio que necessita de muito cuidado, e com isso acaba surgindo vários mitos sobre cuidados com ele, mesmo com tantas informações sobre os modos de tratamentos divulgados pela mídia. Por este motivo, este artigo traz oito mitos e verdades. Continue a leitura e confira!
O que caracteriza o cabelo como crespo
Nem todo crespo é igual! Existem tipos diferentes de cabelos encrespados a depender da sua curvatura. É importante que você conheça as singularidades do cabelo na hora de definir tratamentos específicos, como cronograma capilar, hidratação e finalização.
Conheça os tipos:
- Cabelo crespo 4A: este tipo lembra o formato da letra S quando esticado. O 4A é o que mais facilmente absorve a umidade;
- Cabelo crespo 4B: já este tipo adquire o formato da letra Z quando esticado;
- Cabelo crespo 4C: este também tem o formato da letra Z quando esticado, a diferença está na sua aparência mais volumosa. Este fio tem menos definição e requer muita nutrição.
Esses são os três tipos mais conhecidos.
Veja oito mitos ou verdades que dizem sobre o cabelo crespo
Sabemos que este tipo de fio requer alguns cuidados extras, porém muitas dicas falsas têm sido divulgadas na internet. Veja agora os mitos e verdades mais divulgados online sobre o cabelo crespo:
Dá trabalho ter cabelo crespo
Mito. Os crespos necessitam de hidratação, nutrição e reconstrução, assim como os outros tipos. Se você seguir o cronograma capilar corretamente, terá um cabelo lindo, saudável e fácil de manter, independente da sua curvatura.
É o mais ressecado
Verdade. Este tipo de cabelo tem uma tendência a ser mais frágil e seco do que os outros devido a sua estrutura. A ondulação da sua estrutura é mais fechada, e isso dificulta que o óleo natural da raiz alcance as pontas. Assim, hidratar é fundamental para evitar ter pontas duplas e quebradas.
O cabelo crespo deve estar seco no momento do corte
Verdade. Por ter diferentes tipos de estruturas, somente seco é que o cabeleireiro conseguirá conhecer o caimento e o comprimento. Por isso, somente corte com profissionais que realizem o corte a seco.
Não pode lavar todo dia
Verdade. Não precisa lavar os cabelos crespos todos os dias, já que ele é mais ressecado. O shampoo irá realizar uma limpeza profunda, o que pode deixá-los ainda mais secos. Por este motivo, lavá-los três vezes por semana é o ideal.
Os crespos demoram a crescer
Mito. Todos os tipos de cabelos crescem com uma média de 1,3 centímetros mensalmente. É verdade que é difícil observar o crescimento dos cabelos crespos, porém, isso se deve a curvatura e ao fato dele encolher após seco.
Há um jeito correto de pentear
Verdade. Ele nunca deve ser penteado quando estiver seco, pois existe o risco de quebrá-lo. Para desembaraçar, deve molhar os cabelos e passar um creme de pentear.
A chapinha não modifica a ondulação
Mito. O calor extremo resseca os fios, deixando os fios sem definição e mais frágeis, sobretudo se o uso for constante. Portanto, evite fazer prancha e, quando realizar, use sempre um protetor térmico.
Para diminuir o volume devemos utilizar muito produto
Mito. Colocar creme em excesso nos cabelos crespos irá deixá-los pesados e oleosos. Para mantê-los controlados, faça hidratação regularmente.
Como vimos, cuidar das madeixas crespas não é tão difícil quanto falam por aí. Para manter a definição e a saúde dos cabelos, basta conhecer melhor o seu tipo de fio, aplicar os produtos desenvolvidos para ele e fazer os cuidados necessários para eles crescerem sadios e bonitos.
Deixe um comentário